Com ressalvas, Disque Bullying é acatado na Comissão de Direitos Humanos

por Higor Paulino*, especial para a CMC — publicado 04/03/2021 17h55, última modificação 04/03/2021 18h05
Relator fez correções e sugeriu inclusão de novo trecho à medida. Também ganhou aval dieta especial para pacientes celíacos internados na rede de saúde do Município.
Com ressalvas, Disque Bullying é acatado na Comissão de Direitos Humanos

Disque Bullying foi aprovado com unanimidade pelo colegiado. (Foto: Reprodução/YouTube CMC)

A Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), acatou, por unanimidade, as duas matérias na pauta de votações desta terça-feira (2). Foi a primeira reunião deliberativa do colegiado em 2021. Em análise, a criação do "Disque Bullying" e a inclusão de uma dieta especial para pacientes celíacos internados nos hospitais da capital.

Primeira proposição a ser apreciada, a criação de um canal de denúncias para vítimas de bullying (005.00084.2020) recebeu algumas ressalvas do relator, o vereador Jornalista Marcio Barros (PSD), antes do parecer positivo. Ele propôs uma correção textual, que não altera o conteúdo do projeto de Zezinho Sabará (DEM).

Outra sugestão de Marcio Barros foi um acréscimo à redação do projeto, obrigando escolas a fixarem material informativo para divulgação da plataforma, que seria integrada ao Disque 156 da Prefeitura de Curitiba. Apesar dos pedidos de complementação, o relator julgou positiva a medida: “é inequívoco que a política pública que se pretende implementar também se volta à saúde mental dos alunos”, concluiu.

Coube a Toninho da Farmácia (DEM) a relatoria da proposta de Pier Petruzziello (PTB) que determina o “fornecimento de dieta especial para pessoas com doença celíaca internadas em hospitais e estabelecimentos de interesse à saúde no Município” (005.00112.2020). Toninho não viu objeções ao texto. O entendimento foi seguido pelos demais membros da comissão.

Comissão de Direitos Humanos
Compõem o colegiado de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública da Câmara Municipal de Curitiba os parlamentares: Jornalista Márcio Barros (presidente), Carol Dartora (PT – vice), Toninho da Farmácia, Sargento Tânia Guerreiro (PSL) e Alexandre Leprevost (SD).

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Higor Paulino, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.
Revisão: José Lázaro Jr.