Com jogos e guloseimas, Câmara 330 anos também é lugar de criança

por Fernanda Foggiato | Revisão: Brunno Abati* — publicado 23/03/2023 19h10, última modificação 24/03/2023 17h08
O evento ocorre neste sábado (25); programação para os “curitibinhas” vai das 11h às 18h.
Com jogos e guloseimas, Câmara 330 anos também é lugar de criança

Empinar pipa faz parte da programação dos Jogos do Piá, da Smelj. (Foto: Cesar Brustolin/SMCS)

O pião entrou na roda,
O pião
O pião entrou na roda,
O pião
Roda, pião, bambeia, pião
Roda, pião, bambeia, pião.

Você sabia que o pião, retratado nos versos acima pela escritora Ruth Rocha, é um dos brinquedos mais antigos do mundo? Arqueólogos já acharam, às margens do rio Eufrates, um modelo de argila que dataria de 4000 a.C., aproximadamente. O evento Câmara 330 anos, que, neste sábado (25), vai comemorar o aniversário do Legislativo e da cidade de Curitiba, é também uma oportunidade para os "curitibinhas" conhecerem o pião e outros jogos tradicionais, que deram lugar aos videogames e smartphones.

Os Jogos do Piá, que resgatam as brincadeiras tradicionais da criançada, terão início às 14 horas e seguem até as 17h30, com a orientação de profissionais da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Para os pais que quiserem se divertir em família, também é possível participar. Além do pião, haverá atividades como pipa, rolimã, perna de pau, bolinha de gude, bete-ombro (ou bets), amarelinha e futebol de botão.

Os Jogos do Piá, conforme a Prefeitura de Curitiba, têm o objetivo de aproximar ocupar os espaços públicos de maneira saudável e de integrar as diferentes gerações. Ou seja, a ideia é mostrar como seus pais, seus avós e até seus bisavós se divertiam na infância, nas brincadeiras de rua. A iniciativa faz parte do programa Curitiba em Movimento.

Guloseimas
A programação infantil, no evento “Câmara 330 anos”, começa às 11 horas. Por meio de parceria com a TV Evangelizar, haverá a distribuição de algodão-doce e de pipoca. E, claro, mais opções para a diversão da criançada. Também serão montados brinquedos infláveis, piscina de bolinhas e cama elástica para os “curitibinhas” celebrarem o aniversário da CMC e de Curitiba.

Confira, no site da Câmara de Curitiba, a programação completa do evento e participe com sua família!

>> Leia também:
🎂 | Câmara 330 anos: qual aula-show combina mais com você?


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba