Colégio de Líderes decide revisar o Regimento Interno da CMC

por Filipi Oliveira — publicado 18/03/2021 12h40, última modificação 09/04/2021 16h06
Com 3 reuniões em 45 dias, o colegiado tem sido convocado para definir questões legislativas e administrativas, auxiliando a Mesa Diretora na tomada de decisões.
Colégio de Líderes decide revisar o Regimento Interno da CMC

A reunião remota desta quinta-feira foi convocada pelo presidente da Casa, Tico Kuzma. (Reprodução/YouTube CMC)

Formado pelos vereadores indicados como líderes dos blocos parlamentares, dos partidos, do governo e da oposição, o Colégio de Líderes da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se reuniu virtualmente, na manhã desta quinta-feira (18). Os vereadores definiram criar uma comissão especial de revisão do Regimento Interno do Legislativo.

A convocação foi feita pelo presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), durante a sessão plenária dessa quarta-feira (17). Aberto a todos os vereadores, o encontro durou 1h30 e teve a participação de 20 parlamentares e de 6 diretores da Casa.

 >> Confira outras decisões do Colégio de Líderes:

 Bandeira vermelha: CMC mantém sessões para autorizar compra da vacina e debater exclusivamente a pandemia

Colégio de Líderes decide expediente normal durante o carnaval e sessões híbridas em março

Colégio de Líderes define regras para sessões híbridas na Câmara de Curitiba

O novo colegiado deverá funcionar pelo prazo de dois meses e será formado por um integrante de cada bloco e de cada partido isolado (ver lista abaixo). “Teremos 10 membros indicados pelos líderes, mas pedimos que os 38 vereadores façam sugestões à comissão. A intenção é votar as alterações ainda neste semestre”, disse Kuzma.

A última vez que a Câmara de Curitiba criou uma comissão especial de revisão do Regimento Interno foi em 2017, presidida à época por Kuzma. Ao longo do ano, foram realizadas 12 reuniões, que produziram um relatório de 63 páginas. As novas medidas passaram a valer em janeiro de 2018 (leia mais).

Sessões plenárias

O Colégio de Líderes prorrogou a decisão de se realizar as sessões plenárias e reuniões de comissões em ambiente virtual, com o trabalho remoto de vereadores e servidores. Funcionários terceirados de áreas como a limpeza e a copa, por exemplo, continuam dispensados.

Os líderes optaram pela flexibilização dos temas a serem debatidos, ampliando os assuntos, não mais exclusivos à pandemia da Covid-19. Na reunião, o colegiado também discutiu assuntos administrativos.

Colégio de Líderes

Previsto no artigo 24 do Regimento Interno, o Colégio de Líderes é convocado para que a Câmara Municipal tome decisões “que revelem o pensamento majoritário”. Têm direito a voto os líderes de blocos parlamentares e de partidos não pertencentes a blocos. Os líderes de governo e oposição têm direito a voz, mas não a voto.

As deliberações do Colégio de Líderes da CMC são tomadas mediante consenso entre seus integrantes “sempre que possível”. Quando não for, o critério a ser adotado é o da maioria absoluta, ou seja, metade mais um do número de membros. Os votos dos líderes são computados em função do número de vereadores de cada bancada.

O Colégio de Líderes é formado pelos líderes dos seguintes blocos e bancadas:

DEM/PMB (6 vereadores) – Mauro Ignácio

Pode/PSL (5 vereadores) – Mauro Bobato

Solidariedade/Novo/Cidadania (5 vereadores) – Alexandre Leprevost

PT/PV (4 vereadores) – Carol Dartora

PP/PTB/PSB (4 vereadores) – Nori Seto

PSD (4 vereadores) – Beto Moraes

Pros/Republicanos (3 vereadores) – Osias Moraes

PDT (3 vereadores) – Dalton Borba

PSC/Patriota (2 vereadores) – Marcelo Fachinello

MDB/DC (2 vereadores) – Noemia Rocha

O líder do governo é Pier Petruzziello, do PTB, e o da oposição, Renato Freitas, do PT (saiba mais).