Câmara recebe a exposição “Outubre-se”, de prevenção ao câncer de mama

por Fernanda Foggiato — publicado 22/10/2021 12h45, última modificação 22/10/2021 12h48
A mostra alusiva ao Outubro Rosa alerta à prevenção permanente e ao diagnóstico precoce do câncer que mais mata mulheres no país.
Câmara recebe a exposição “Outubre-se”, de prevenção ao câncer de mama

Os retratos são de mulheres que já enfrentaram o câncer de mama. (Arte: Caroline Periard/CMC Fotos: Cesar e Silvia Roman/Divulgação)

A partir da próxima segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) será palco da exposição “Outubre-se”, com fotografias de mulheres que enfrentam ou já enfrentaram o câncer de mama. O objetivo do projeto, idealizado pela ONG Anjos Sem Asas, é sensibilizar o público à prevenção permanente e ao diagnóstico precoce da doença. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina na maior parte do Brasil, com exceção da região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.

Trazida ao Legislativo por intermédio do vereador Marcos Vieira (PDT), a mostra alusiva ao Outubro Rosa poderá ser visitada, no hall do anexo II, até o dia 5 de novembro – de segunda a sexta-feira, das 8 h às 18 h. O acesso ao público externo será autorizado pela recepção da avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto. A entrada dos visitantes será liberada conforme os protocolos sanitários de prevenção à covid-19, evitando aglomeração no local.

A exposição conta com 18 retratos, 9 coloridos e 9 em preto e branco, dos fotógrafos Cesar Roman e Silvia Roman. Convidadas pela Anjo Sem Asas, as seis modelos já se submeteram ou estão em tratamento contra o câncer de mama. Uma delas é a fundadora da ONG, Liz Tratz, que enfrenta a doença pela segunda vez. Com base em citação de Charles Chaplin, as sobreviventes representam “os melhores médicos do mundo”: a luz do Sol, o exercício, a dieta, a autoestima, o descanso e amigos. O projeto fotográfico é de Beto Bravo e a produção, de Lu Filizola e Dan Tores.

A abertura da exposição foi realizada no dia 15 de outubro, no Centro de Doenças da Mama (CDC). A CMC é o segundo espaço a receber a mostra, que deverá circular pela cidade até setembro de 2022. A entrada é gratuita e aberta ao público. Quem desejar, pode contribuir com donativos destinados a pessoas em tratamento contra o câncer, campanha organizada pela Anjo Sem Asas. São arrecadados fraldas geriátricas G e GG, creme hidratante, produtos de higiene, lenços e chapéus.

>> Serviço:

O quê: exposição fotográfica “Outubre-se”.

Por quê?: projeto alusivo ao Outubro Rosa, para alertar à prevenção permanente e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

Quando: entre 25 de outubro e 5 de novembro; de segunda a sexta-feira, das 8 h às 18 h.

Onde: Câmara Municipal de Curitiba (CMC), no hall do anexo II.

Endereço: entrada pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto.

Quanto: gratuito.