CMC realiza sessão solene em homenagem ao Dia da Mulher

por Assessoria Comunicação publicado 06/03/2015 09h05, última modificação 29/09/2021 10h09

Uma sessão solene para homenagear as mulheres será promovida pela Câmara Municipal, na próxima segunda-feira (9), às 20h, no Palácio Rio Branco. A atividade é uma iniciativa da bancada feminina do Legislativo, formada por cinco vereadoras, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8. Ao todo, serão homenageadas 25 mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação. Entre as escolhidas estão donas de casa, profissionais da área da comunicação, cultura, saúde, direito e educação.

A vereadora Carla Pimentel (PSC) irá prestar homenagem a Patrícia Krebs Ferreira, presidente da Organização Brasileira de Apoio aos Portadores de Disfunção Neuromuscular (OBADIN). De acordo com a vereadora, Patrícia trabalha como voluntária para captar fundos para a causa, além de ministrar palestras. Faz parte do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pequeno Príncipe. Também serão homenageadas Claudia Marques, Josefa Rosa Rodrigues, Mira Graçano e Tania Mara Santana de Oliveira.

Religiosa da Congregação da Sociedade Paranaense da Divina Providência, Irmã Dionísia Brod receberá honraria por indicação de Dona Lourdes (PSB). Formada em Letras, trabalhou como professora e diretora em diversas instituições de ensino. Atualmente participa de projetos sociais administrados pelas Irmãs da Divina Providência, na Vila Verde. Recebem honraria da mesma vereadora Angelina Führ, Delma Herminia Lusa da Costa, Eliane Iankilevich Berger e Maria Eduarda Lobo.

A presidente da Associação de Senhoras de Rotarianos de Curitiba, Evelyn Cotait Nascimento, será homenageada por Noemia Rocha (PMDB). Evelyn coordenou o projeto Banco de Próteses e Órteses, em auxílio a mulheres que sofrem de câncer. Atua ainda como empresária no setor de cerimonial, onde ministra aulas e palestras sobre cerimonial, etiqueta social e corporativa. Noemia concede congratulações a Caroline Bueno de Mattos, Flávia Jaber Francischini, Roberta Gomes Bardelli e Rose Madalosso.

A jornalista paranaense Dulcinéia Novaes recebe honraria de Julieta Reis (DEM). Dulcinéia atua como repórter e apresentadora na RPC TV. Com formação em Jornalismo, especialização em Marketing e Mestrado em Comunicação, é professora nas universidades Tuiuti e UniBrasil. Julieta presta homenagem a Denise de Oliveira Moraes, Helena Menezes, Orly Bach e Sandra Eliza Bianchi.

De origem indígena, da etnia Kaingang, Belarmina Luiz Paraná terá seu trabalho reconhecido por indicação de Professora Josete (PT). Moradora da aldeia Kakané Porá, é integrante do Conselho Municipal de Curitiba dos Direitos da Mulher. Desde a adolescência, Belarmina participa de movimentos em defesa dos direitos de sua comunidade e em pesquisas para o resgate da terra e da cultura da etnia Xetá. Professora Josete congratula também Brenda dos Santos, Claudete Barbosa Pinto, Elenise Regina Cesário da Silva e Sirlei da Silva Cordeiro.


Leia mais sobre o Dia Internacional da Mulher:
1933 – O ano em que as curitibanas foram às urnas

Dia Internacional da Mulher: a conquista do voto feminino

Elas estão em todas: do cafezinho à transparência

Vereadoras pedem maior participação feminina na política