CMC prorroga Comissão de Pontes e Viadutos até dia 14 de outubro

por Fernanda Foggiato — publicado 15/09/2020 17h50, última modificação 23/09/2020 17h15
O colegiado especial aguarda análise estrutural da Ponte Preta, visitada em agosto, a partir da tecnologia da “nuvem de pontos”.
CMC prorroga Comissão de Pontes e Viadutos até dia 14 de outubro

Colegiado especial foi prorrogado para conclusão da análise estrutural da Ponte Preta, a partir da “nuvem de pontos”. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Em sessão remota nesta terça-feira (15), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou a prorrogação do funcionamento da Comissão Especial de Avaliação de Pontes e Viadutos por mais 30 dias, até 14 de outubro. O requerimento foi acatado com unanimidade, com 28 votos favoráveis (084.00002.2020). A ideia, com o prazo extra, é concluir a análise estrutural da Ponte Preta, na rua João Negrão, e analisar o relatório final das atividades do colegiado especial, implementado em novembro do ano passado.

“Devido à pandemia a gente teve que atrasar e adiar algumas expectativas de trabalhos”, afirmou o relator, Bruno Pessuti (Pode). A visita à Ponte Preta foi realizada no dia 27 de agosto, para uma demonstração da tecnologia de “nuvem de pontos”, que a empresa Amitech Tecnologia utilizará na verificação da estrutura. “Infelizmente, ela é rotineiramente atingida por caminhões que não respeitam o limite de 3,6 metros de altura [apesar da sinalização]”, disse o vereador.

Sobre a tecnologia da “nuvem de pontos”, o relator pontuou que será possível fazer uma varredura em 360 graus, com o escaneamento em 3D da estrutura e “detalhes milimétricos da ponte”. “Isso vai nos permitir identificar microdanos à ponte”, avaliou Pessuti. “A ponte não tem culpa da imprudência dos motoristas.”

“A questão da Ponte Preta não é só técnica, só segurança, é também do patrimônio histórico”, afirmou Julieta Reis (DEM). “Em relação à segurança, a parte superior não está sendo utilizada. A polêmica está justamente neste vão.” Segundo Pessuti, a visita ao local, em agosto passado, identificou “algumas marcas” devido às colisões de caminhões, mas a princípio não teriam danos estruturais que pudessem levar à interdição da ponte.

“Estamos sendo signatários de um artigo que será publicado do Japão. É uma iniciativa inédita, que mostra a função fiscalizadora na cidade de Curitiba”, completou o relator. Ele ainda destacou, dentre outras atividades realizadas pelo colegiado, o concurso universitário para a sugestão de projeto para a implantação de nova ponte no parque Tingui (saiba mais). Para ele, o trabalho iniciado pelos vereadores deve ser incorporado pela Prefeitura de Curitiba e pelas comissões permanentes da CMC.

A comissão

Formada por nove vereadores, a comissão pretende prevenir acidentes e tragédias, como os registrados em outras cidades brasileiras, geralmente por falta de manutenção. O colegiado vistoriou e avaliou a segurança das pontes e viadutos, estabelecendo um catálogo oficial e apresentando à Prefeitura de Curitiba e demais órgãos competentes um relatório com o resultado das inspeções e demais atividades.

O colegiado da Câmara Municipal de Curitiba é presidido por Mauro Ignácio (DEM) e tem Bruno Pessuti como relator. Também participam os vereadores Cacá Pereira (Patriota), Dr. Wolmir Aguiar (Republicanos), Marcos Vieira (PDT), Maria Manfron (PP), Oscalino do Povo (PP), Professor Silberto (MDB), vice-presidente, e Serginho do Posto (DEM).

Indicação ao Executivo

A CMC também aprovou, na segunda parte da ordem dia desta terça, indicação à prefeitura para que sejam realizados estudos preliminares e o planejamento das obras de aterramento das fiações e cabeamentos da avenida Manoel Ribas, no trecho entre as ruas José das Chagas Lima e Madre Clélia Merloni, no bairro Santa Felicidade (203.00367.2020). Autor da proposição, Mauro Ignácio disse que a orientação partiu da Copel, após conversa realizada por ele e pelo deputado estadual Romanelli (PSB).

O vereador lembrou que havia levantado o tema no início do mês, no debate do projeto de lei para a remoção de cabos e outros dispositivos fora de uso. “É uma reivindicação que comemora décadas”, afirmou. “Não é uma obra simples a curto prazo, mas deve sim ser iniciada por Santa Felicidade, o maior centro gastronômico do Sul do país.”

Restrições eleitorais

A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficiais do Legislativo (YouTube, Facebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).