CMC Podcasts quer saber opinião das pessoas sobre os projetos de lei

por Michelle Stival, coordenadora das redes sociais da Câmara de Curitiba | Revisão: Ricardo Marques. — publicado 19/08/2025 17h15, última modificação 21/08/2025 17h16
“Você quer que vire lei?”é o novo programa do CMC Podcasts e vai apresentar propostas em discussão no Legislativo.
CMC Podcasts quer saber opinião das pessoas sobre os projetos de lei

Programa de estreia fala sobre cães e gatos comunitários. (Foto: Jean Lucredi/CMC)

Toda semana, dependendo da proposta, os posts do Instagram da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) bombam. É só o vereador escolher um tema polêmico que chove comentários. E dos dois lados. Tem gente que ama, tem gente que odeia. E é por causa dessa repercussão no perfil do Insta que a Diretoria de Comunicação Social (DCS) decidiu migrar a ideia para o CMC Podcasts. A estreia do “Você quer que vire lei?” aconteceu nesta terça-feira (19), às 17 horas, no canal do YouTube do Legislativo. 

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube.

“As pessoas querem dar sua opinião e nada melhor que um espaço que permita maiores explicações a respeito dos temas para que entendam mais do assunto e o porquê. Muitas vezes a população acha que as ideias vieram do vereador, mas não. São apelos da própria sociedade transformados em projetos de lei para tentar solucionar problemas que aparecem no dia a dia da cidade”, explica o diretor de Comunicação Social, Diogo Dreyer. 

Os 38 vereadores e vereadoras foram convidados a participar das entrevistas em estúdio, conduzidas por jornalistas da Casa e que duram, em média, 20 minutos. São os próprios parlamentares que escolhem o projeto de lei que querem divulgar e trazem seus convidados, que geralmente participaram da criação do texto da norma. “Aqui damos a liberdade para que eles mesmos escolham seus temas. Isso permite que o processo seja transparente e não sofra interferência editorial”, conclui a coordenadora do CMC Podcasts, a jornalista Pedritta Marihá Garcia. 

O critério para iniciar as entrevistas foi por adesão dos parlamentares ao cronograma de gravações do podcast, definido pela Diretoria de Comunicação Social (DCS). A proposta definida para ser apresentada no programa deveria estar em tramitação no dia da gravação. Os episódios irão ao ar sempre às terças e quintas-feiras, começando pelo primeiro, que estreou hoje. Os jornalistas da Casa são os mediadores.

Programa estreia com o projeto "Cão e Gato Comunitário"

Quem começa a primeira temporada é a vereadora Andressa Bianchessi (União) com o projeto de lei Cão e Gato Comunitário (005.00007.2025). As convidadas da vereadora são Flávia Toledo, advogada do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) e entusiasta da causa animal, e Carla Samways, da ONG Beco da Esperança. O bate-papo foi conduzido pela jornalista, Michelle Stival, que é coordenadora das redes sociais da CMC. 

A ideia da proposta de Bianchessi é
fixar diretrizes para o controle reprodutivo e dar respaldo à população que queira fornecer abrigo e alimento para animais de rua. A regulamentação autoriza a esterilização, inserção de chip e vacinação do animal, com recursos próprios dos protetores da comunidade local onde vive o animal. 

Também assegura, a qualquer cidadão curitibano, o direito de fornecer, em locais públicos, abrigo (casinha), alimento e água potável aos cães e gatos comunitários, desde que seja respeitada a distância de 150 metros da porta de estabelecimentos de saúde como hospitais, postos, unidades, ambulatórios e clínicas médicas. A proposta já tramitou pelas comissões temáticas do Legislativo e aguarda para ser incluída na Ordem do Dia. 

O animal reconhecido como comunitário sobrevive da generosidade de vários ou de um único responsável que o alimenta, medica e oferece água limpa e fresca diariamente”, diz o texto do projeto. No podcast, Andressa Bianchessi defende que parece óbvio que as pessoas tenham essa liberdade, mas muitas vezes são impedidas de fazer isso por outros moradores que são contra.