CMC participa de congresso para fortalecimento dos legislativos municipais

por Marcio Silva publicado 15/09/2021 12h55, última modificação 15/09/2021 15h25
Presidente Tico Kuzma participará da abertura do evento e diretora de Processo Legislativo, Izabela Marchiorato, dará palestra sobre o uso da tecnologia; Legislativo recebeu visita técnica de participantes.
CMC participa de congresso para fortalecimento dos legislativos municipais

O presidente da Câmara de Curitiba recebeu o presidente da Uvepar, Frederico Freitag, e vereadores do interior nas galerias do Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) participa ativamente do 9º Congresso de União e Fortalecimento da Vereança – Dinamismo e cooperação para o exercício do mandato 2021 a 2024, promovido pela Uvepar (União de Vereadores do Paraná), entre os dias 14 e 17 de setembro, em Curitiba. 

Durante a sessão desta quarta-feira (15), o Legislativo Municipal recebeu o presidente da Uvepar, Frederico Freitag, o diretor jurídico da entidade, Paulo Sérgio Guedes, e 35 vereadores, de 16 municípios paranaenses, que se inscreveram nessa visita técnica. Eles acompanharam das galerias a sessão realizada no Palácio Rio Branco.

O presidente Tico Kuzma (Pros), que participará da solenidade de abertura do congresso nesta quarta, cumprimentou os visitantes, agradeceu o convite para o evento e explicou o funcionamento das sessões. “Sejam bem-vindos. Obrigado pela visita, pelo convite e esclareço que as sessões plenárias, nesse momento da pandemia, estão sendo realizadas de maneira híbrida, com parte dos vereadores presencialmente e outra parte em ambiente virtual”.


Frederico Freitag utilizou a tribuna da CMC para enaltecer o fortalecimento do trabalho do vereador em prol da sociedade. “Agradeço aos vereadores que participam do congresso, vindos de todos os cantos do nosso estado, que buscam sempre capacitação e maneiras de cada vez mais exercer o mandato com mais excelência. E este é o objetivo da Uvpear, proporcionar que possam exercer o seu mandato com mais destaque em seus municípios, alcançar o que buscam e alçar os voos que acharem necessários para que o mandato seja efetivo”, disse. 

O vereador Jornalista Marcio Barros (PSD), superintendente da Região Metropolitana de Curitiba da UVB (União dos Vereadores do Brasil), usou o pequeno expediente da sessão. “Quero parabenizar a Uvepar, que tem feito um trabalho importante para valorizar o municipalismo, valorizar o papel do vereador em cada município e [proporcionar] essa troca de experiências entre as cidades, que têm diferentes realidades. Destaco a questão da qualificação do Legislativo. Vereadores estão buscando informações e quanto mais informação melhor é a qualidade da gestão municipal”, apontou. 

Programação
O 9º Congresso de União e Fortalecimento da Vereança – Dinamismo e cooperação para o exercício do mandato 2021 a 2024, promovido pela Uvepar, está sendo realizado de hoje até a próxima sexta-feira (17), no Hotel Victória Villa, em Curitiba. Na programação, estão previstas a palestra magna do prefeito Rafael Greca, nesta quarta, às 16h, e a palestra da diretora do Departamento de Processo Legislativo (Deprole) da CMC, Izabela Marchiorato, sobre o uso da tecnologia como instrumento de alcance da população, nesta quinta, 11h. 

O congresso também prevê o lançamento do prêmio Luiz Alberto Antônio sobre melhores práticas e ações dos vereadores em 2021 e palestras sobre o desenvolvimento ético e sustentável do município, com Rony Tschoeke; soluções tecnológicas da Celepar para Prefeituras e Câmaras, com Jeferson Pereira da Costa; projetos da Copel de infraestrutura e eficiência energética, com Edison Ribeiro da Silva; a importância do conhecimento no Poder Legislativo, com o diretor da Faculdade Pólis Civitas, Paulo Maia; ações do TCE em razão do controle externo, com o presidente do TCE Fábio Camargo e coordenador de acompanhamento de atos de gestão, Wilmar da Costa Martins Júnior; entre outras.

Confira a programação completa do evento aqui.