CMC participa da abertura da Smart City Expo Curitiba 2023

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 22/03/2023 16h30, última modificação 23/03/2023 08h32
Evento é oportunidade de conhecer projetos inovadores e disruptivos, aproximando gestores públicos de empresários e de iniciativas da sociedade civil.
CMC participa da abertura da Smart City Expo Curitiba 2023

Evento é realizado desde 2018 em Curitiba e, neste ano, teve duração estendida para três dias. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Começou hoje, na capital do Paraná, a nova edição do congresso Smart City Expo 2023. A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acompanhará a programação, que segue até sexta-feira (24), no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Nessa quarta (22), o presidente da CMC, Marcelo Fachinello (PSC), esteve no evento debatendo e conhecendo as soluções inovadoras para a melhoria da vida urbana.

“A vinda da Câmara de Curitiba a este evento é importante para a integração e intercâmbio com outros prefeitos, autoridades brasileiras e internacionais. Os vereadores que acompanham este evento vêm em busca de informações que possam ser recebidas e adaptadas ao dia a dia da população de Curitiba, sejam elas através de leis, proposições ou mesmo de novas ideias que certamente serão aplicadas em benefício do município”, ressaltou Fachinello.

Durante a Smart City Expo, temas relacionados às cidades inteligentes serão debatidos por especialistas, representantes da esfera pública, da privada e do terceiro setor. Desde 2018, a edição brasileira do congresso é realizada em Curitiba, que, neste ano, aumentou de dois para três dias de duração, com o tema “Cidades que conectam pessoas e tecnologias”. Os organizadores do evento visitaram a CMC no dia 15, sendo recebidos em plenário quando convidaram os parlamentares para a atividade (leia aqui).

Em 2022, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) participou da 11ª Smart City Expo World Congress 2022, realizada em Barcelona, Espanha. Na oportunidade, o vereador Tico Kuzma (PSD) integrou a comitiva curitibana no evento, que marcou a entrega de uma premiação para a capital paranaense. Curitiba foi escolhida como uma das seis Cidades Mais Inteligentes do Mundo, em uma lista que incluiu Kiev (Ucrânia), Bogotá (Colômbia), Seul (Coréia do Sul), Sidney (Austrália) e Toronto (Canadá) (saiba mais).

Abertura do evento
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), abriu o evento na manhã dessa quarta-feira (22), ao lado do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior; do CEO da Fira Barcelona International, Ricardo Zapatero; e do sócio fundador da iCities, Roberto Marcelino. “Hoje, nós queremos semear a proteção ao meio ambiente. Curitiba avança em direção ao horizonte solar. No próximo dia 29 de março, nós vamos inaugurar a Pirâmide Solar do Caximba. É a tentativa de uma única cidade fazer energia sustentável e acreditar que a inovação só vale quando se transforma em um processo social”, disse o prefeito.

O trabalho de inovação com o uso da tecnologia, de energias renováveis e de inovação para transformação do processo social foi um dos temas debatidos por Greca ao lado de Adriana Lopes, prefeita da Prefeitura de Campo Grande; Junior Brindarolli, prefeito de Morretes; e de Cíntia Ribeiro, prefeita de Palmas. “A inovação não pode ser um bem inacessível à grande maioria da população”, frisou.

A prefeitura montou um espaço denominado Smart Plaza Vale do Pinhão, uma área com mais de 85 agentes e 40 startups que vão apresentar suas soluções tecnológicas. A Identidade Digital Curitibana e o Programa Fala Curitiba foram destacados pelo prefeito durante a sua fala. “Digitalizar a prefeitura faz com que a gente se aproxime do cidadão, transformando a internet em uma grande praça pública para consulta da população onde nós votamos as prioridades do orçamento municipal”, concluiu.

Confira o registro fotográfico da abertura do congresso no álbum da CMC no Flickr.


*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba