CMC lamenta falecimento do servidor Paulo Josimar Voroniuk

por Fernanda Foggiato | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 07/02/2022 10h15, última modificação 07/02/2022 11h46
O técnico administrativo foi vítima de afogamento no Salto dos Macacos, em Morretes, litoral do Paraná, na manhã desse domingo (6).
CMC lamenta falecimento do servidor Paulo Josimar Voroniuk

Vereadores e colegas se solidarizam com a família e amigos do servidor Paulo Josimar Voroniuk. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

“A Câmara Municipal de Curitiba [CMC] está de luto. Faleceu ontem o Paulo Josimar Voroniuk, que é servidor desta Casa desde julho de 2020, trabalhando no Setor de Contabilidade”, lamentou o presidente do Legislativo, Tico Kuzma (Pros). A homenagem ao técnico administrativo, lotado no Setor de Contabilidade, abriu a sessão plenária desta segunda-feira (7). Voroniuk faleceu na manhã desse domingo (6), aos 33 anos de idade, vítima de afogamento na região do Salto dos Macacos, em Morretes, litoral do Paraná. 

“Paulo Josimar Voroniuk, filho de Nestor Voroniuk e Lorena Clara Voroniuk, nascido em Curitiba no dia 16 de março de 1988, contador de formação, ingressou no quadro de servidores efetivos da Câmara Municipal de Curitiba em julho de 2020”, destacou Kuzma. Ele foi aprovado em 14º lugar para o cargo de técnico administrativo, superando 9.456 candidatos, e nomeado na primeira chamada do concurso público vigente. 

“Servidor responsável e competente, colega gentil e prestativo, em pouco tempo Paulo conquistou os colegas com quem mantinha ótimo relacionamento e se destacou pelo seu desempenho, motivo pelo qual estava assumindo a chefia da Divisão de Contas a Pagar, cargo de muita responsabilidade”, acrescentou o presidente da CMC. “Aos pais, Nestor e Lorena, e à companheira Franciele [Caiado], com quem dividia a vida há quase uma década, nossos mais sinceros e profundos sentimentos.” 

“Ele era muito humilde. Quando começou, já estávamos em pandemia. Mesmo com o trabalho remoto, sempre se ofereceu a vir, estava sempre disposto. Sempre solícito. E ainda fazia mais do que a gente pedia. Ele surpreendia por resolver as questões técnicas”, lembrou a diretora contábil-financeira, Aline Bogo. “O Paulo estudou muito para entrar e estava muito feliz. Por ter demonstrado capacidade técnica, estava assumindo a Divisão de Contas a Pagar, que é um cargo de muita responsabilidade porque faz todos os pagamentos da Câmara.” 

“Sua gentileza, humildade e dedicação não serão esquecidos. Paulo sempre fará parte da família CMC e será lembrado como menino de ouro por todos nós, seus colegas e amigos”, destacou a diretora-geral da CMC, Jussana Marques. Além dela e da diretora contábil-financeira da Câmara, servidores do Setor de Contabilidade acompanharam as homenagens. 

“Quero mais uma vez me solidarizar com nossos servidores, com nossos colegas”, completou a primeira-secretária da Casa, Flávia Francischini (PSL). “Uma pessoa jovem. Lamentável. [Gostaria de] deixar nosso apoio à família”, disse a segunda-secretária, Professora Josete (PT). Diversos outros vereadores também se manifestaram em solidariedade à família e aos amigos do servidor. 

Tico Kuzma apresentou votos de pesar pelo falecimento, que serão inseridos em ata e transmitidos à família do servidor (078.00004.2022). “Ele cumpriu sua missão aqui. Tem agora uma missão a cumprir junto a Deus”, finalizou. Paulo Josimar Voroniuk foi homenageado com uma salva de palmas, após a fala do presidente. Também será registrado um minuto de silêncio, no final da sessão plenária. 

O velório ocorre nesta segunda, até as 15h, na Capela Mortuária de Pinhais. O sepultamento será no Cemitério Vaticano, em Almirante Tamandaré, também na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).