CMC homenageia 23 personalidades com o Prêmio Mérito Esportivo

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 11/04/2022 16h20, última modificação 13/04/2022 10h45
Solenidade que homenageia atletas e pessoas ligadas a atividades esportivas e recreativas aconteceu no dia 6 de abril.
CMC homenageia 23 personalidades com o Prêmio Mérito Esportivo

O Palácio Rio Branco recebeu os 23 homenageados e homenageadas com o Prêmio Mérito Esportivo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Dentro das comemorações do aniversário de 329 anos da cidade – celebrados no dia 29 de março –, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu, na semana passada, uma sessão solene para a entrega do Prêmio Mérito Esportivo. Realizada no Palácio Rio Branco, no dia 6 de abril, a solenidade reuniu 23 homenageados e homenageadas, entre atletas e personalidades ligadas a atividades desportivas e recreativas. 

A honraria é entregue pela CMC desde 1991 – quando foi instituída pela lei municipal 7.756/1991, já revogada, e hoje é regulamentada pela lei complementar 109/2018. A condecoração é destinada aos que prestaram inegáveis e assinalados serviços ao desporto curitibano através de conquistas atingidas ou convocações a representações nacionais, bem como mediante trabalho efetivo na área do esporte, quer na condição de atleta, de membro de comissão técnica, de dirigente ou de jornalista esportivo. 

Este ano, 23 personalidades receberam o Mérito Esportivo por seus “inegáveis serviços ao desporto curitibano”, por “conquistas atingidas ou convocações a representações nacionais” e por “trabalho efetivo na área do esporte, quer na condição de atleta, de membro de comissão técnica ou de dirigente” (decreto legislativo 2/2022). Entre os homenageados está o goleiro do Clube Athletico Paranaense, Aderbar Melo dos Santos Neto, o Santo. Ele recebe a distinção pela sua trajetória e contribuição no futebol na cidade de Curitiba e na seleção brasileira com a conquista do ouro olímpico. 

A mesa de trabalhos da sessão solene foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Tico Kuzma (Pros), e contou com a presença da deputada estadual Maria Victoria (PP); e do secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, que na ocasião representou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; e Major Engenheiro Leandro José de Faria Ferreira, representando o coronel-aviador Jano Ferreira dos Santos, comandante do Cindacta II. 

Também marcaram presença na solenidade os vereadores Alexandre Leprevost (Solidariedade), Mauro Ignácio (União), Marcelo Fachinello (PSC) e Sargento Tania Guerreiro (União) – que compuseram a mesa da solenidade -, além de Pier Petruzzielo (PP), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Eder Borges (PP), Oscalino do Povo (PP), Herivelto Oliveira (Cidadania), Jornalista Márcio Barros (PSD), Marcos Vieira (PDT), Mauro Bobato (Pode), Ezequias Barros (PMB), Leonidas Dias (Solidariedade), Sidnei Toaldo (Patriota) e Maria Leticia (PV). 

Saudação oficial
Mauro Bobato fez a saudação oficial em nome dos 38 vereadores e vereadoras de Curitiba. “É uma alegria recebê-los aqui. Vocês são exemplos. O Mérito Esportivo é um prêmio criado pelo nosso já saudoso vereador Algaci Túlio. É um prêmio para qualificar e divulgar o trabalho que vocês fazem. Vocês são atletas e a vida é um desafio. Essa singela homenagem [que nos permite] conhecer suas histórias de vida, o que vocês fizeram, o que vocês realizaram".

“Esse reconhecimento é no [esporte de] alto rendimento, na área social, ou em qualquer tipo de atividade desportiva”, complementou o vereador. Para ele, o esporte é “apaixonante” e o impacto que ele tem para a vida das pessoas é muito importante. “Que [esse prêmio] seja uma porta de entrada para que a gente conheça um pouco mais [...] do que vocês realizaram, do que vocês criaram, do que vocês vivenciaram”, finalizou. “Agradecemos o empenho de todos e todas que fazem o esporte e que tiveram que se reiventar durante a pandemia”, afirmou Tico Kuzma, presidente da CMC. 

“Enquanto professsor da rede municipal de ensino, como professor de Educação Física, nunca imaginei falar numa Casa de Leis. Olhar para vocês e ver tantos atletas nossos incentivados nos demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário municipal de Esporte. Segundo o gestor, a Prefeitura de Curitiba tem trabalhado com uma “política pública efetiva”, “alinhada às discussões previstas no Congresso Nacional e no Plano Geral do Esporte”. Ele garantiu que Curitiba está pronta para se tornar uma das protagonistas do esporte mundial. 

Quem recebeu o prêmio
Vitor Tavares, campeão Parapan-Americano de badminton, foi quem subiu na Tribuna Bento Munhoz da Rocha para falar em nome dos agraciados com o Prêmio Mérito Esportivo. Paratleta, ele conquistou a medalha de ouro no esporte em 2019, com apenas 20 anos, em Lima (Peru). Feito que aconteceu pouco depois de estrear em seu primeiro mundial, na Suíça, quando conquistou três medalhas de bronze no Campeonato Mundial de Parabadminton.

Indicado por Pier Petruzziello, o curitibano de 22 anos, possui hipocondroplasia congênita, popularmente conhecida como nanismo. Praticava mountain bike convencional até 2016, quando conheceu o parabadminton no colégio por meio de um professor que dava aulas para crianças e atletas de alto rendimento e que o convidou para praticar a modalidade. Tavares participou das Paralimpíadas de Tóquio, em 2021, ficando em 4º lugar na competição. 

“Esse momento para nós é de extrema importância e muito gratificante. Sabemos que todo o nosso esforço, suor e dedicação estão sendo compensados. Não é somente um prêmio, mas, sim, uma recompensa por estarmos dando o nosso melhor, no nosso esporte”, disse o paratleta. “Buscamos sempre dar o nosso melhor para representar não somente a nós, mas também as instituições que representamos e também a nossa cidade e nosso país”.

Ele também ponderou que a equiparação salarial entre atletas e paratletas dará oportunidades iguais para que paratletas como ele possam demonstrar todo o talento que têm e mostrar cada vez mais resultados. “A Lei de Incentivo ao Esporte foi a minha primeira bolsa [atleta] e com isso consegui investir cada vez mais. Foi com isso que conquistei meu primeiro tênis apropriado para a prática do esporte. Com esse investimento consegui participar de mais torneios e ser convocado pela Confederação Brasileira de Badminton a representar o Brasil em 2019 nos Jogos Parapan-Americanos de 2019”, exemplificou Vitor Tavares. 

Além do paratleta, também foram agracidados com o prêmio: Anderson Simas Luciano (Jornalista Márcio Barros, PSD); Carolyne Pedro (Herivelto Oliveira, Cidadania); Edmar Freitas (Ezequias Barros, PMB); Felipe Nunes (Dalton Borba, PDT); Francisco Porath Neto (Marcelo Fachinello, PSC); Guilherme Khury (Professor Euler, PSD); Jeferson Alexandre Paranhos de Godoy (Mauro Bobato, Pode); Júlia das Neves Botega Soares (Sidnei Toaldo, Patriota); Julimar Luiz Pereira (Marcos Vieira, PDT); Marcela Vita (Alexandre Leprevost, Solidariedade); e Maria Joaquina Cavalcanti Reikdal (Maria Leticia, PV). 

Completam a lista de homenageados: Matheus Silva Ferreira da Costa (Tito Zeglin, PDT); Aderbar Melo dos Santos Neto (Osias Moraes, Republicanos); Rosinei Campos (Oscalino do Povo, PP); Rubens Perruchon, “Rubens San”, (Mauro Ignácio, União); Sandro Colaço de Lima (Sargento Tania Guerreiro, União); Sérgio Jordão (Beto Moaraes, PSD); Sergio Rodrigues da Silva (Pastor Marciano Alves, Solidariedade); Shyudi Bryan Yamauchi de Oliveira (Eder borges, PSD); Tueine Burkamarqui (Tico Kuzma, Pros); Valmir Sarat Gomes (Leonidas Dias, Solidariedade); e Vanderlei Miranda da Silva (Zezinho Sabará, União). 

A sessão solene foi realizada no dia 6 de abril no Palácio Rio Branco e está disponível, na íntegra, no canal do YouTube da CMC. Para acessar todas as imagens da solenidade, acesse o Flickr do Legislativo.