CMC entrega a Édio Furlanetto a Cidadania Honorária de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 23/10/2019 20h15, última modificação 11/11/2021 08h31

“Nenhum cidadão consegue realizar grandes sonhos sozinho”, começou dizendo, aos 72 anos de idade, Édio Furlanetto, que na noite desta quarta-feira (23) recebeu, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), em sessão solene, o título de cidadão honorário da capital do Paraná. A homenagem é fruto da lei municipal 14.940/2016, aprovada no Legislativo por iniciativa do vereador Geovane Fernandes (PTB). A entrega da distinção, no Palácio Rio Branco, foi conduzida pelo 2º vice-presidente da CMC, Dr. Wolmir Aguiar (PSC).

> Confira a íntegra da sessão solene no YouTube e a cobertura fotográfica no Flickr.

Professor aposentado do antigo Cefet-PR (Centro de Educação Federal Tecnológica do Paraná, hoje Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR), Furlanetto dedicou seu discurso na CMC a agradecer amigos, ex e atuais colegas de trabalho, alunos, professores e pessoas ligadas ao Instituto Tibagi – organização voltada à profissionalização e inclusão no mercado de trabalho de jovens em situação de vulnerabilidade social. “O apoio que tive da minha família é incondicional e nos momentos mais difíceis sempre encontro nela ombros e ouvidos para me confortarem”, disse, emocionado.

Após deixar a docência, trabalhou com a capacitação de instrutores nos Liceus de Ofícios da Fundação de Ação Social (FAS). Dessa experiência surgiu o Instituto Tibagi, em 1995. A entidade é certificada pela Organização das Nações Unidas, pelo auxílio na obtenção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Na mesa, acompanhando a sessão, estavam Nicolau Afonso Barth, também fundador da entidade, Emerson Camargo de Oliveira e Rafael Guido Vallejos, respectivamente presidente do Conselho de Administração e diretor financeiro do Instituto Tibagi. “Desejo que o Instituto Tibagi cresça de forma sustentável e que seja ponte para a realização de milhares de jovens”, projetou.

Da família, Silvinha Zimermann, filha do homenageado, utilizou a tribuna por cortesia de Geovane Fernandes, que deixou a ela o ator cerimonial de apresentar o homenageado à cidade da qual ele se tornou cidadão honorário. “Não importa com quem ele está falando ou sobre o quê, é sempre uma aula”, disse, citando a mãe, Maria Helena Furlanetto, falecida há dez anos. Silvinha é irmã de Édio Júnior e Marcianita, sendo que o homenageado tem quatro netos e uma bisneta. Atualmente, é casado com Rosângela Zanatta.

“A Câmara tem por obrigação aprovar projetos de lei, fiscalizar a prefeitura. E essa Casa tem, sim, a obrigação e o dever de identificar na sociedade as pessoas que contribuem para o desenvolvimento da cidade, que estão comprometidas com Curitiba”, justificou Geovane Fernandes. Para Wolmir Aguiar, que frisou o fato das indicações serem submetidas às comissões temáticas, ao plenário e à sanção do prefeito, “foi uma excelente escolha”. “Hoje o senhor chega ao topo das honrarias desta capital”, brincou Aguiar, referindo-se à trajetória de Furlanetto como alpinista.

Nos esportes, o novo cidadão honorário de Curitiba escalou as montanhas mais altas do Brasil, nos anos de 1997 a 2004. Em 29 de julho de 2008, na província de La Paz (Bolívia), chegou ao topo da montanha Huayna Potosi (6.088 metros de altitude). Em 2006, no Ciclismo, foi de Curitiba a Toledo com um grupo de 12 pessoas. Em 2015, foi da capital a Pato Branco com Rafael Vallejos e, em 2016, seguiu daqui ao alto da Serra do Rio do Rastro. Através do ciclismo busca, além de incentivar o esporte, angariar recursos ao Instituto Tibagi e divulgar a entidade.