CMC confirma títulos ao Teatro de Bonecos e à Associação da Vila Pluma

por José Lázaro Jr. | Revisão: Brunno Abati* — publicado 04/04/2023 10h35, última modificação 04/04/2023 14h31
Declarações de Utilidade Pública são uma espécie de “atestado de bons antecedentes” para convênios com órgãos públicos.
CMC confirma títulos ao Teatro de Bonecos e à Associação da Vila Pluma

As Declarações de Utilidade Pública ganham valor após serem publicadas no Diário Oficial do Município. (Foto: Divulgação/Teatro do Piá)

Com o aval do plenário, nessa terça-feira (4),  foram confirmadas as Declarações de Utilidade Pública para a Associação Paranaense de Teatro dos Bonecos (APRTB) e para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Vila Pluma e Região. O título é emitido pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC), após análise das comissões temáticas, e serve como um atestado de bons antecedentes para quem tem a documentação aprovada, facilitando a realização de convênios com o poder público.

O pedido de concessão da Declaração de Utilidade Pública à Associação Paranaense de Teatro dos Bonecos (APRTB) foi apresentado por Nori Seto (PP). Durante o debate, na véspera, o vereador elogiou a trajetória de 38 anos da entidade, responsável por projetos como o Teatro do Piá, o Teatro de Bonecos do Dr. Botica, o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos e a Mostra Paraná de Teatro de Bonecos (014.00011.2022).

Já o pedido para dar o título à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Vila Pluma e Região (014.00041.2022) partiu do vereador Ezequias Barros (PMB). Em plenário, ele explicou que isso auxiliará a entrada da associação no programa Ecocidadão, além de reconhecer o trabalho social que “o Paulo e a sua turma” fazem no bairro Campo Comprido.

Adiamento
Foi adiada pela segunda vez a votação final da Política Municipal de Proteção dos Direitos das Pessoas com Síndrome de Down, uma vez que o autor, Pier Petruzziello (PP), não participou da sessão. A proposta estabelece como direitos dessa população, por exemplo, o diagnóstico precoce, a inclusão na Educação Infantil, o acesso ao mercado de trabalho e o acompanhamento hospitalar diferenciado (005.00054.2022). Ela será incluída na pauta de quarta-feira (5).


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba