Cinemateca inclusiva, crítica à Aifu e mais notas do dia 22 de maio

por Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 22/05/2023 16h55, última modificação 22/05/2023 16h58
Pronunciamentos, requerimentos do pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Cinemateca inclusiva, crítica à Aifu e mais notas do dia 22 de maio

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 22 de maio. (Arte: Arquivo/CMC)

Cinemateca inclusiva I
Maria Leticia (PV) destacou a realização, na Cinemateca de Curitiba, das sessões exclusivas para as crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. A vereadora agradeceu à Fundação de Curitiba (FCC) por acolher a proposta trazida por ela, ampliando sua programação inclusiva e gratuita (205.00001.2023). A segunda sessão especial foi realizada na tarde desse domingo (21).

Cinemateca inclusiva II
“A ideia é que isso permaneça. Pelo menos uma vez por mês nós teremos o cinema inclusivo na Cinemateca de Curitiba. E isso é muito fácil de acontecer, basta adequar alguns detalhes como a intensidade da luz”, pontuou. “Diminuímos o volume do som, mas, principalmente, [termos] o espaço acolhedor. Lá as famílias não são julgadas, lá as famílias são respeitadas, as crianças podem se movimentar por toda a sala de cinema", disse Maria Leticia.

Obras em Curitiba I
Toninho da Farmácia (União) agradeceu ao prefeito Rafael Greca e secretarias municipais pelas obras que trazem “dignidade para as pessoas que moram nos nossos bairros”, como as novas pavimentações. “As ruas estão ficando novas. Na Regional CIC, nós temos aproximadamente 50 ruas que serão recicladas, que foram contempladas”, comemorou.

Obras em Curitiba II
Mauro Ignácio (União) completou que as obras de pavimentação têm sido realizadas por toda a cidade. Conforme o parlamentar, “isso é resultado da nossa parceria, pois damos aqui a governabilidade à administração municipal, e, naturalmente, dos investimentos, que são do Orçamento e, muitas vezes, de emendas deste vereador e de muitos outros vereadores que contribuem para a melhoria da cidade”.

Morte nos trilhos I*
Osias Moraes (republicanos) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta segunda-feira (22), para falar das passagens de nível nas linhas férreas de Curitiba. “No ultimo sábado (20), tivemos um trágico acidente, que vitimou Raquel Mendes, no momento em que ela estava atravessando a linha férrea, no bairro Uberaba”, lamentou Osias, que destacou a frequência dos acidentes envolvendo os trens. “Reforço o pedido para a retirada dos trilhos de trem que passam por dentro de nossa cidade”, rogou.

Morte nos trilhos II*
“Quero registrar a minha solidariedade às famílias de Raquel Mendes
, vítima de atropelamento na linha férrea e também de Leandro Dornelles, atropelado na avenida Comendador Franco”, lamentou Herivelto. “Esse trecho onde ocorreu o acidente é o mesmo que denunciei [irregularidades] há mais de um ano. Ali não há uma única passagem para pedestres em mais de um quilometro de pista”, relembrou o parlamentar.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Crítica à Aifu*
O vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) manifestou, em plenário, contrariedade às abordagens realizadas pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), em estabelecimentos comerciais de Curitiba. “No último final de semana, recebi um telefonema sobre uma fiscalização realizada pela Aifu em que o estabelecimento foi fechado e multado”, informou o parlamentar. A multa apresentada em plenário pelo vereador é de mais de R$ 106 mil reais. “Não consigo entender como um órgão da prefeitura, que deveria orientar, ao contrário, com essas multas e penalizações, inviabiliza os comércios em nossa cidade”, questionou.

Educação financeira*
O vereador Hernani (PSB) recepcionou em plenário o acadêmico Luiz Felipe Farias Ducci, para apresentar a proposta de projeto de lei sobre educação financeira denominado "Jovem Capitalista Paranaense". “Este projeto me chamou a atenção pela necessidade que temos de ensinar aos jovens e futuros empreendedores da nossa cidade sobre a importância da educação financeira”, ressaltou Hernani. A base do projeto é propor a implementação de aulas de educação financeira nas escolas da rede pública de ensino. A população pode propor sugestões de projetos de lei através do Banco de Ideias Legislativas da CMC (saiba mais).

Vacinação ampliada*
O presidente da Comissão de Saúde, o vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) anunciou em plenário a ampliação do horário de vacinação contra a Covid-19 e contra influenza, de segunda à sexta-feira. A aplicação destes imunizantes estará disponível das 8h às 19h. Com isso, os postos de saúde terão 2 horas a mais para a vacinação.

Acolhimento em Curitiba*
Em pedido de informações oficiais, a vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre o status do projeto de implantação do novo Centro Pop e da Casa de Passagem em prédio na rua Tibagi, no bairro Centro (062.00356.2023).

Unidades de saúde I*
Dois requerimentos da vereadora Maria Leticia (PV) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba acerca de unidades de saúde no município. O primeiro solicita informações sobre as obras de revitalização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campina do Siqueira (062.00358.2023); o segundo questiona a previsão de atendimento a protocolos abertos por munícipes através da central 156 (062.00366.2023).

Unidades de saúde II*
Três pedidos de informações oficiais do vereador Marcos Vieira (PDT) fazem questionamento à Secretaria Municipal de Saúde. O primeiro solicita informações sobre a quantidade de psicólogos e psiquiatras disponíveis para atendimento à saúde mental nas unidades de saúde em Curitiba (062.00362.2023); o segundo, sobre o prazo de finalização das obras da nova unidade de saúde no bairro Umbará (062.00364.2023); e por fim, o terceiro questiona a quantidade de profissionais disponíveis para atendimento de vacinação nas unidades de saúde Tingui e Bacacheri (062.00365.2023).

Viaduto do Orleans*
A vereadora Amália Tortato (Novo) solicita informações à Secretaria Municipal do Urbanismo sobre a existência de projetos para a melhoria do trânsito na rua João Falarz e no viaduto do Orleans (062.00357.2023).

Câmeras corporais*
Informações sobre a implantação e a utilização de sistema de vídeo e áudio nas viaturas e câmeras corporais utilizadas pela Guarda Municipal de Curitiba fazem parte do pedido da vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) à Prefeitura. O pedido de informações tem por base a autorização de utilização dos equipamentos conforme decreto 794/2023 (062.00359.2023).

ICMS Ecológico*
Foi protocolado na CMC pedido de informações oficiais da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos à Prefeitura de Curitiba, solicitando esclarecimentos sobre a destinação dos recursos provenientes do ICMS ecológico recebidos pelo município (062.00360.2023).

Terreno em Curitiba*
Informações sobre terreno localizado entre as ruas Francisco Klechevicz e Luiz Sperandio, na divisa entre os bairros Santo Inácio e Orleans, é o que pede Nori Seto (PP) à Prefeitura de Curitiba. O parlamentar questiona ainda se o local consta na diretriz de arruamento e, caso conste, se existe previsão para o início das obras no local (062.00361.2023).

Painéis de publicidade*
Leônidas Dias (Solidariedade) questiona a Secretaria Municipal do Urbanismo sobre a existência de projeto para alteração da regulamentação de distância entre os painéis de publicidade em Curitiba, sejam eles estáticos ou de LED. O requerimento ainda pede explicações a respeito do aumento da distância de 150 para 300 metros entre os painéis e se essa informação está correta (062.00363.2023).

Odontologia no SUS*
Maria Letícia (PV) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre quais clinicas são conveniadas para realização de radiografia odontológica, bem como se existe alguma taxa sendo cobrada dos pacientes encaminhados pelas unidades de saúde (062.00367.2023).

Logradouro público*
Leonidas Dias (Solidariedade) questiona o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) sobre a aplicação, na prática, da lei ordinária 15.116/2017, que denomina um logradouro público da capital de João Cruz. O vereador alega não ter encontrado registros da localização desse logradouro, conforme requerimento (062.00368.2023).

Critérios do EstaR*
Requerimento do vereador Dalton Borba (PDT) faz questionamentos à Prefeitura de Curitiba sobre os critérios para a implementação do estacionamento regulamentado (EstaR), e se existe previsão para a implementação na rua Olavo Bilac, no bairro Batel (062.00369.2023). 

Saúde pública*
Três pedidos de informações oficiais do vereador Professor Euler (MDB) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro solicita informações sobre o programa municipal de compostagem domiciliar (062.00370.2023); o segundo, sobre a falta de vagas nas creches do município, bem como o número de crianças que estão atualmente matriculadas (062.00371.2023); e o terceiro, sobre a origem dos recursos para a aquisição dos ônibus elétricos pela Prefeitura (062.00372.2023).

Coautoria de proposição*
Herivelto Oliveira (Cidadania) solicitou o ingresso na coautoria de proposição do vereador Pier Petruzziello (PP) (414.00048.2023). O projeto de lei determina o fornecimento de dieta especial para pessoas com doenças celíacas internadas em hospitais e estabelecimentos de saúde de Curitiba (005.00112.2020).

Registro da sessão I*
Noemia Rocha (MDB) registrou a participação em jantar beneficente da Fundação Iniciativa, no restaurante Dom Antonio, na última quinta-feira (18). Na oportunidade, foram entregues os votos de congratulações pelos 35 anos de fundação da entidade. Estiveram presentes os vereadores Serginho do Posto (União) e Beto Moraes (PSD).

Registro da sessão II
Osias Moraes (Republicanos) convidou a todos para o Fala Curitiba, hoje (22), na Arena da Baixada. Sidnei Toaldo (Patriota) lamentou os novos ataques racistas contra o atleta brasileiro Vinicius Junior no Campeonato Espanhol, durante jogo entre sua equipe, o Real Madrid, e o Valência.

Audiência pública*
Herivelto Oliveira (Cidadania) justificou o pedido de audiência pública agendada para o dia 2 de agosto, às 14h30, com o tema "Inteligência Artificial e os reflexos na educação e na empregabilidade” (407.00016.2023). A atividade será organizada por ele, por Amália Tortato (Novo) e por Sidnei Toaldo (Novo), e tem por objetivo debater e refletir sobre o uso das ferramentas de inteligência artificial.

Visita em plenário*
Foi registrada a presença em plenário, pelo presidente Marcelo Fachinello (PSC), de Raquel Martins, assessora do vereador Vanderlei Paulo da cidade de Sorriso (MT), recepcionada por Indiara Barbosa (Novo). Também foi registrada a presença, pelo vereador Oscalino do Povo (PP), de Luciana Strecher, acompanhada das filhas Vitoria e Ana Cecilia.

Minuto de silêncio*
A pedido do vereador Hernani (PSB), o plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Emilia Pereira PratesA pedido do vereador Oscalino do povo (PP), também foi inserido o nome de Domingos Rui na homenagem.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques