Cidade poderá ter Semana da Comunidade Portuguesa

por Assessoria Comunicação publicado 10/07/2006 18h00, última modificação 10/06/2021 09h38
O vereador Tico Kuzma apresentou, na Câmara Municipal, projeto que institui em Curitiba a Semana da Comunidade Portuguesa, a ser comemorada em junho, incluindo o dia 10 daquele mês, dia da Independência de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. De acordo com a proposta, a data fará parte integrante do calendário escolar, das festividades culturais e turísticas do município.
“Os portugueses foram os colonizadores do Brasil e deixaram aqui profundas marcas culturais. Por isso, acredito ser de grande importância instituir essa semana em Curitiba, pois, além de laços históricos e culturais que envolvem brasileiros e portugueses, poderá se buscar descendentes de uma maior aglutinação entre os portugueses que vivem aqui”, justifica o parlamentar.
Kuzma explica, ainda, que o projeto tem por finalidade atender desejo de membros do Conselho Estadual da Comunidade Luso-Brasileira do Paraná, que esclareceram que hoje em dia não é mais usada a expressão colônia portuguesa para designar todos os que vivem fora de Portugal e sim comunidade portuguesa. “Além disso, em 10 de junho é comemorado o Dia da Independência de Portugal, da morte de Camões e das comunidades portuguesas, eventos do maior significado para os habitantes daquele país amigo e irmão”, conclui o vereador.