Cidadão Honorário é concedido a Antonio Eduardo Branco

por Assessoria Comunicação publicado 02/09/2013 13h15, última modificação 17/09/2021 10h28

Por iniciativa do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) a Câmara promoveu, na noite da última sexta-feira (30), sessão solene que conferiu ao  presidente do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região, Estado do Paraná (CREF9 - PR), Antonio Eduardo Branco, o título de Cidadão Honorário de Curitiba.


Na saudação ao homenageado, Braga Côrtes lembrou que Antonio Eduardo Branco é maringaense de nascença e, desde a juventude, ligado aos esportes, particularmente, o vôlei.

Para o vereador, tal prática serviu para que ele se tornasse treinador dessa atividade esportiva por 28 anos e, certamente, também contribuiu para que ele ingressasse na defesa dos direitos dos profissionais ligados à área.

Ainda segundo Côrtes, desde os anos 90 o homenageado é um nome de ponta na luta pela consolidação da classe e esse engajamento resultou na sua vinda para Curitiba, em 2007, quando participou da fundação do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF 9 - PR), entidade que atualmente preside com tônica na valorização e moralização da profissão, bem como na coibição do exercício ilegal da atividade.

Segundo o parlamentar, Branco é uma referência em sua área, condição que o qualifica para prestar subsídios na elaboração de projetos legislativos, como, por exemplo, a Lei da Morte Súbita, aprovada nesta Casa e de inquestionável relevância para os profissionais da Educação Física. Felipe Braga Côrtes lembrou que o incentivo aos esportes sempre é citado como um dos meios de combate às drogas. “É o que vemos nas campanhas antidrogas, mas aparentemente, falta muito para que todos os segmentos do empresariado adotem tal compreensão”, disse ele. “Acreditamos que esta homenagem servirá como ponto de partida para que outras iniciativas em prol do esporte sejam elaboradas, inclusive em nosso Legislativo Municipal”, concluiu o vereador.

Antonio Eduardo Branco fez uso da palavra para agradecer a honraria e lembrou de seus pais, familiares, amigos e colegas de profissão. “O título de Cidadão Honorário configura, em princípio, o reconhecimento de uma individualidade, mas em meu caso, ele representa também o reconhecimento a toda uma luta em prol da valorização dos profissionais de Educação Física, e garanto que tal mérito é resultante de um trabalho coletivo de muitos anos”, ressaltou o homenageado.

Segundo ele, o Conselho Regional de Educação Física do Paraná conta atualmente com 23.500 integrantes e 3000 entidades vinculadas. No entendimento do homenageado, “cabe aos profissionais da área fundamentar com argumentos sólidos todos que se propõem a melhorar as condições de trabalho e, nesse sentido, a Frente Parlamentar Nacional de Educação Física conta com 174 deputados federais e 18 senadores”. Por fim, Branco ressaltou que o comprometimento ético, a incessante busca de conhecimentos e o bom trato no relacionamento com as pessoas são fatores que configuram o perfil daquele que se pretende um profissional de educação física.

A mesa foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Paulo Salamuni (PV) e também contou com o proponente da homenagem, Felipe Braga Côrtes. Além deles, também compareceram Aluízio de Oliveira Dutra Júnior, secretário municipal do esporte, lazer e Juventude; Aluízio da Rosa, coordenador de Educação Física e esporte da Secretaria de Estado da Educação, representando o vice-governador Flávio Arns; Edgard Antônio Lippmann Júnior, desembargador federal aposentado do Tribunal Regional Federal, 4ª Seção; Almir Adolfo Gruhn, professor, presidente mundial da Federação Internacional de Educação Física, Agenor Carvalho Dias, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná e Lúcio Rogério, secretário executivo da Frente Parlamentar de Educação Física, entre outras autoridades.