Cidadania Honorária a Igor Cordeiro será entregue nesta terça-feira

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 24/11/2023 12h55, última modificação 28/11/2023 09h40
A homenagem ao advogado e músico é de Dalton Borba (PDT).
 Cidadania Honorária a Igor Cordeiro será entregue nesta terça-feira

A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense.(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Aprovado em abril deste ano, o título de Cidadão Honorário de Curitiba será entregue ao advogado e músico Igor Barros Cordeiro na próxima terça-feira (28). Esta é a maior honraria concedida pelo Legislativo a uma pessoa não nascida na capital do Paraná. A sessão solene será realizada às 19h30, no Palácio Rio Branco. Haverá transmissão pelas redes sociais do Legislativo.

A iniciativa da solenidade é de
Dalton Borba (PDT), conforme requerimento 061.00071.2023, aprovado em 23 de outubro. O vereador é autor da lei municipal 16.167/2023, que deu origem à homenagem. A aprovação do nome de Igor Cordeiro para a entrega da homenagem aconteceu em 23 de abril.

Natural de Guajara-Mirim (RO), o homenageado reside na capital paranaense desde 2003, quando prestou vestibular para o curso de Direito, ingressando na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Igor 
Cordeiro, que também é músico, já foi superintendente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), “inclusive franqueando e abrindo portas para a cultura para as pessoas menos privilegiadas”, frisou Borba, na ocasião em que defendeu a homenagem.

Igor Cordeiro já atuou como chefe de gabinete do vereador. Desde o começo de 2021, ele trabalha em São Paulo, em um grupo internacional que desenvolve “projetos sociais que tem como ideologia”.
A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento de Curitiba, nos termos da lei complementar 109/2018.

Quando são realizadas as sessões solenes da CMC?

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

Todas as sessões solenes da Câmara Municipal de Curitiba serão transmitidas pelas redes sociais: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar as solenidades já realizadas em 2023.