Centenário do Athletico Paranaense é celebrado na Câmara de Curitiba

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 04/04/2024 15h25, última modificação 08/04/2024 09h21
Além da homenagem ao Athletico Paranaense, vereadores fizeram a entrega do Prêmio Cidade de Curitiba e de outros seis Votos de Congratulações e Aplausos.
Centenário do Athletico Paranaense é celebrado na Câmara de Curitiba

João da 5 Irmãos e Sidnei Toaldo entregam diploma de homenagem ao Club Athletico Paranaense. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O Club Athletico Paranaense recebeu, na última segunda-feira (1º), uma homenagem da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Os Votos de Congratulações e Aplausos, de iniciativa dos vereadores João da 5 Irmãos (sem partido) e Sidnei Toaldo (PRD), foram concedidos pelo centenário da entidade, comemorado no dia 26 de março. “100 anos de história, 100 anos de glória”, celebrou João da 5 Irmãos.

“Um clube que tem representado não só a cidade de Curitiba, mas também o estado do Paraná, que tem evoluído muito nos últimos 20 anos e levado o nome da cidade pelo Brasil, América do Sul e mundo afora”, disse o vereador. João da 5 Irmãos destacou que o Athletico é campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2001, bicampeão da Copa Sul-Americana e finalista por duas vezes da Copa Libertadores da América, entre outras conquistas. 

A homenagem, disse o parlamentar, é “também por tudo o que o Athletico representa fora das quatro linhas”, como a geração de empregos e o “trabalho social representado pela Funcap [Fundação Clube Athletico Paranaense], que tem levado assistência social para crianças carentes do nosso estado”. João da 5 Irmãos lembrou que tramita na Câmara de Curitiba um projeto de Declaração de Utilidade Pública à Funcap, que está pronto para ser votado em plenário (014.00059.2023).

Sidnei Toaldo complementou que o “Athletico, hoje, gera mais de 450 empregos, entre atletas, funcionários e colaboradores”, além de contar “com essa diretoria ímpar, o nosso grande presidente Mario Celso Petraglia à frente”. “100 anos de uma linda história. Um time campeão, que ao longo de um século entrelaçou sua história com os corações de todos que amam o esporte”, declarou.

“Que cada jogo seja um poema de bravura, cada vitória um hino à persistência, e cada derrota um combustível para os sonhos por vir. Parabéns, Athletico Paranaense, pelos 100 anos de glórias e emoções. E que os próximos 100 anos sejam ainda mais grandiosos, pois o futebol não seria o mesmo sem a sua chama ardente vermelha iluminando os campos do Brasil e do mundo”, enalteceu Toaldo (077.00143.2024).

No dia 26, Bruno Pessuti (Pode) também vibrou pelo aniversário do clube em sua fala no pequeno expediente. "É um dos maiores clubes do Brasil e até mesmo da América Latina. Ao longo dos últimos anos, tem estado frequentemente nas melhores posições dos campeonatos que disputa”, exaltou. Estavam presentes para a entrega do diploma dos Votos de Congratulações e Aplausos o presidente e 1º vice-presidente do Conselho Deliberativo, Aguinaldo Farias e Paulo Afonso Cunali, respectivamente; e o diretor de marketing Mauro Holzmann. 

Defendora pública Olenka Martins é homenageada na CMCPrimeira defensora negra do Paraná é homenageada na Câmara de Curitiba

No mesmo dia (1º), Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) entregou o Prêmio Cidade de Curitiba à defensora pública Olenka Lins e Silva Martins, que não pôde comparecer na solenidade de entrega das homenagens, realizada no dia 26 de março. "A homenageada", relatou Prates, “fez história ao se tornar a 1ª subdefensora pública geral negra da Defensoria Pública do Estado do Paraná. E, antes de ocupar esse posto, a sua carreira já era marcada pela luta por justiça social”.

A defensora pública entrou na Defensoria Pública em 2016, e “se tornou uma voz forte no combate ao racismo dentro e fora da instituição, reforçando sempre a importância de mulheres negras ocuparem esses espaços de poder, e ela ocupa esse lugar muito bem”, elogiou a parlamentar. “Tenho muita gratidão, não apenas por você ser essa expressão de representatividade, mas porque sei de todo o trabalho, cuidado, carinho e determinação com o qual você o executa”, concluiu. O Prêmio Cidade de Curitiba é regulamentado pela lei complementar 109/2018, sendo entregue anualmente durante as comemorações do aniversário da Cidade de Curitiba (023.00023.2023). 

Escola Interativa recebe homenagemEscola Interativa recebe Votos de Congratulações e Aplausos

Rodrigo Reis (sem partido), ainda na sessão plenária de segunda (1º), entregou Votos de Congratulações e Aplausos à Escola Interativa, representada pelas sócias proprietárias, Francis França e Desiree Videira Stoiani. Neste ano, a instituição completa 30 anos de atividade e recebe o reconhecimento pela qualidade de seu ensino. Com a matriz no bairro Santa Cândida e outra unidade em Colombo, a escola atua desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

“Os alunos desfrutam de apoio e ensinamentos para se apropriar de conhecimentos básicos, científicos, com pensamento crítico por meio de atividades e experimentações, como, por exemplo, teatro, dança, culinária, aulas descobertas, criações de documentários, palestras e fotografia”, relatou o vereador. Através da abordagem pedagógica inspirada em Célestin Freinet, continua Reis, os alunos “são incentivados a explorar, criar e aprender de maneira interativa e cativante” (077.00087.2024).

Artista Giovanni Cosenza recebe homenagemCâmara de Curitiba homenageia artista Giovanni Amaral Cosenza

Na terça-feira (2), Maria Leticia (PV) entregou Votos de Congratulações e Aplausos ao artista Giovanni Amaral Cosenza. “Resumir a vida e os feitos do Giovanni é uma tarefa quase impossível”, disse a vereadora, que apontou que o homenageado é “um artista completo, sendo diretor de produção, operador de luz e som, ator, iluminador, sonoplasta, cenógrafo, caracterizador e assistente de direção”.

Cosenza também é o idealizador do Bloco Púrpura, “um dos blocos de carnaval LGBTQIA+ mais tradicionais na nossa cidade”, além de ser “coordenador de cultura do Grupo Dignidade e coordenador titular de cultura da Aliança Nacional LGBTI+ e diretor da Púrpura Produções Artísticas e Culturais e Produção Cênica”. “A gente sabe do seu trabalho, sua dedicação, sua voz importantíssima na luta pelos direitos e pela visibilidade da comunidade LGBTQIAPN+, grupo historicamente excluído das políticas públicas voltadas ao âmbito cultural”, finalizou. Acompanharam a entrega do diploma de Votos de Congratulações e Aplausos Rodrigo Ferreira de Souza e David Antunes (077.00096.2024).

Aecic é homenageada na CMCAssociação das Empresas da CIC recebe congratulações da CMC

A Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic) recebeu, na quarta-feira (3), Votos de Congratulações e Aplausos pelos seus 47 anos de fundação. A instituição foi fundada, em março de 1977, pelos dirigentes das principais empresas do bairro CIC, explicou o autor da homenagem, Rodrigo Reis (sem partido).

Reis relatou que a Aecic “tem como finalidade a mobilização de recursos humanos e técnicos, para auxiliar na planificação do crescimento do setor industrial, agindo sempre para o contínuo desenvolvimento, em favor dos interesses e necessidades das empresas associadas, procurando consolidar-se como efetiva prestadora de serviços junto à classe empresarial”. "Uma associação com grande notabilidade junto a líderes empresariais e órgãos governamentais", pontuou o parlamentar.

Estavam presentes para receber a homenagem o presidente Alaídes Francisco de Oliveira; o vice-presidente de patrimônio, João Casillo; Marino Garofani, vice-presidente administrativo; Alexandre Parker, diretor em desenvolvimento empresarial; Francesco Pallaro, diretor de recursos humanos; Carlos Antônio Gusso; o vice-presidente financeiro Marcello Luparia; o vice-presidente de relações institucionais, Nelson Roberto Hubner; o diretor de planejamento estratégico, Celso Luiz Gusso; o diretor administrativo João Barreto Lopes; o diretor José Luiz Fagnani; e os associados Amarildo Inocêncio, Marcio Darin e Vilson Mazzi. Acompanharam a entrega Marcos Antonio Wosny Borba e Luiz Marco Del Grossi (077.00164.2024).

Projeto Vida é homenageadoProjeto Vida e Cruzada Cosme Damião são homenageados

A vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Pode), na sequência, fez a entrega de duas homenagens de sua autoria. Os primeiros Votos de Congratulações e Aplausos foram concedidos ao Projeto Vida pelo seu aniversário de 27 anos. O projeto foi idealizado pelo pastor Paulo Pereira de Novaes, “que era um empresário e deixou tudo para servir a Deus e servir ao próximo”, contou a parlamentar.

Madrinha do projeto, Guerreiro relatou que a entidade realiza “atividades voltadas para o público infantil através de uma equipe caracterizada de palhaço que transmite valores éticos e de prevenção às drogas numa linguagem apropriada”. Além disso, também desenvolvem um trabalho de assistência social e à saúde, “atendendo a população com controle da pressão arterial, corte de cabelo, orientação familiar, recreação infantil e distribuição de algodão doce” (077.00168.2024).

Cruzada Cosme DamiãoOutra instituição homenageada pela parlamentar foi a Cruzada Cosme Damião de Assistência Social, em razão do trabalho de apoio prestado “aos militares e bombeiros vítimas de acidentes em exercício da sua profissão e seus familiares”, explicou. "Criada em 1959, faz atividades em todos os campos. Eu mesma tive a oportunidade de receber, de vocês, há muitos anos atrás, quando meu filho era pequeno, fraldas e roupas de bebês”, lembrou Guerreiro. “Vocês merecem todo o nosso respeito”, concluiu. Receberam o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos a presidente Cristina Betes, a ex-presidente Sandra Baltazar, a diretora Edina Freitas, o coronel Mirian Nóbrega, o cabo Dário Sá e o soldado João Antônio Fagundes (077.00207.2024).

 

Jornalista Isaak Almeida é homenageadoCâmara entrega Congratulações ao jornalista Isaak Joel Pereira

Nesta semana, Ezequias Barros (PMB) entregou Votos de Congratulações e Aplausos ao jornalista Isaak Joel Pereira Almeida. A homenagem foi concedida, explicou o parlamentar, “face à constante dedicação e excelência desse incrível profissional, sempre se empenhando para trazer ao mundo as notícias de qualidade, onde, nesse tempo de atuação, vem deixando a memória de um legado de comprometimento com seus préstimos de qualidade”.

“Como jornalista, busca sempre dar voz às comunidades e em especial às pessoas menos favorecidas, embora ainda muito jovem, Isaak já acumulava uma série de títulos e prêmios dentro da comunicação e fora dela”, disse Barros. Segundo o vereador, o jornalista é diretor executivo no Portal Paraná Notícia, repórter na rede de televisão Euronews Brasil e diretor de jornalismo no programa de televisão Nossa Cidade (077.00151.2024). 

Vereadores aprovam novos Votos de Congratulações e Aplausos

Durante esta semana, os vereadores também aprovaram novos requerimentos de Votos de Congratulações e Aplausos. Na segunda (1º), por exemplo, Sidnei Toaldo (PRD) defendeu duas homenagens aos policiais militares Vinicius Dall Ago Camargo e Breno Augusto Souza Barbieri, ambos da 5ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Paraná (077.00183.2024 e 077.00184.2024, respectivamente). Os policiais salvaram um bebê engasgado no dia 16 de março. "A família agradece imensamente este trabalho fabuloso que mais uma vez a Polícia Militar do Paraná presta à população", disse o autor.

Já o Professor Euler (MDB), na terça (2), debateu Votos de Congratulações e Aplausos de sua autoria ao médico Leonardo Riella, professor associado no Massachusetts General Hospital, “o maior hospital universitário da Faculdade de Medicina de Harvard” (077.00178.2024). "Ele é um médico curitibano que fez, esses dias, o primeiro transplante de rim de um porco para um ser humano", explicou.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques