Casal de empreendedores é homenageado na Câmara de Curitiba

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 20/04/2022 17h25, última modificação 20/04/2022 17h46
Os vereadores também entregaram outras indicações a prêmios do Legislativo e votos de louvor.
Casal de empreendedores é homenageado na Câmara de Curitiba

O casal Delfes foi homenageado com diferentes prêmios. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na sessão desta terça-feira (19), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concedeu o prêmio Consagração Pública Municipal para o restaurante Armazém Villa Feliz, localizado no Capão Raso. A indicação partiu de Tito Zeglin (PDT). O espaço foi inaugurado em 2019 por Reginaldo Delfes, morador da região há mais de 40 anos (022.00020.2021).

Apenas seis meses após a abertura, frisou o autor, o restaurante enfrentou as dificuldades da pandemia do novo coronavírus. A necessidade de se reinventar veio, o estabelecimento sobreviveu e em 2021 comemorou o segundo aniversário.

“Localizado no ‘coração’ do Capão Raso, o Armazém Villa Feliz vem cativando cada vez mais clientes, com preço justo e ótima qualidade, em todas as etapas do processo de produção e gestão do restaurante. É um exemplo na atenção e respeito ao cliente, na organização e limpeza do ambiente e na segurança alimentar”, justificou Zeglin durante a entrega do prêmio a Delfes.


Quem também esteve em plenário foi a esposa do dono do restaurante, Alessandra Regina Delfes, para receber homenagem do presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros). Ela e as irmãs são as proprietárias e administradoras da Confeitaria Gema, inaugurada em 1977 por seus pais, também no Capão Raso. Assim, Alessandra foi indicada ao prêmio Mulheres Empreendedoras de Curitiba (108.00021.2021).

“As irmãs prezam pelo atendimento de excelente qualidade e respeito aos seus clientes, que ao longo desses anos só aumentaram, pois atendem a três gerações, fato que as enche de orgulho. Em 2021, faleceu o pai das irmãs e fundador da confeitaria, Tadeu Ligeski. Segundo as filhas, ele deixou um legado muito importante, que é a determinação, coragem, trabalho em família, e as motivou para serem hoje as três irmãs empreendedoras”, explicou Kuzma.

O prêmio Mulheres Empreendedoras também será entregue para diversas outras indicadas, na quarta-feira (20) à noite, em uma sessão solene na Câmara de Vereadores.

Ainda na sessão de terça, outro vereador a conceder homenagens foi o Jornalista Márcio Barros (PSD), que entregou votos de congratulações e aplausos ao advogado Igor José Ogar. Formado pela Harvard Law School, nos Estados Unidos, Ogar também tem formação em Contabilidade (077.00014.2022).

“Em mais de 12 anos de trabalho, foram mais de mil casos, sendo alguns de repercussão nacional. Entre eles, destaco dois: quando Ogar conseguiu trazer da Ucrânia o jogador do Athletico, Vitinho; e quando trouxe da Rússia, um pouco antes da guerra, outro brasileiro que teve problemas consulares”, destacou Barros.

Quarta-feira
Outra curitibana agraciada com o prêmio Mulheres Empreendedoras, nesta semana, foi Schirlei Mari Freder, natural do bairro Xaxim. Tito Zeglin também foi o autor da entrega, realizada nesta quarta-feira (20). “Falar da Schirlei é falar de uma mulher que fez sua vida em muitas ações. Seja na área social, cultural, empresarial e assim por diante. Sempre morou no Xaxim, estudou na rua Francisco Derosso, fez diversos trabalhos junto ao Asilo São Francisco de Paula, teve uma grande participação na comunidade Vila Torres, entre mais coisas”, contou.

Marcelo Fachinello (PSC) contemplou a professora de Educação Física Mari Christina Santilli com o prêmio Servidor Público Padrão (020.00026.2021). “Poucas semanas após ter sido contratada, a Mari sofreu um grave acidente de moto, no qual teve sua perna amputada. Ainda assim, mesmo diante dessa dificuldade, a professora jamais pensou em pedir adaptação para outras funções, pois preferia concretizar sua verdadeira vocação: ensinar a Educação Física”, contou.

Outro vereador que entregou o Servidor Público Padrão nesta semana foi Zezinho Sabará (União), homenageando a supervisora da Fundação de Ação Social da Regional CIC, Alessandra Lopes Pelim Ruy (FAS-CIC). Desde 2019, Alessandra é formada em Pedagogia e especializada em Educação Infantil pela UFPR (020.00021.2020).

Zezinho Sabará também concedeu o prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos à advogada, especialista em Direito Penal, Jesilaine Aparecida Elautério. “Ela atua na CIC, especialmente na Vila Sabará, desde de 2015, realizando atendimento jurídico para a população carente, esclarecendo dúvidas e orientando as pessoas na busca pelos seus direitos". (103.00018.2020).

Enfim, também na quarta, o vereador João da 5 Irmãos (União) entregou diploma de Votos de Louvor pela comemoração do aniversário da Associação Paranaense dos Centros Esportivos (077.00163.2021). O vereador explicou: “A associação surgiu durante a pandemia, com a necessidade dos centros esportivos da Grande Curitiba se unirem em um momento difícil, com suas empresas fechadas. Além de representar muito bem os seus associados, a Apace busca também fazer uma ponte com a comunidade e fomentar o esporte”.

Segunda-feira
Já na última segunda-feira (18), a CMC concedeu o prêmio Servidor Público Padrão ao policial Roger Florentino de Souza. Por indicação do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), Florentino atua como corneteiro da Guarda Municipal desde 2007 (020.00005.2021).

Nascido em Maringá, prestou serviço militar e permaneceu nas forças armadas por 7 anos, concluindo o curso de corneteiro em 1995. “Roger é o único corneteiro da Guarda Municipal de Curitiba, o que significa que ele praticamente não tem folga, nos dias de festa e tudo mais”, brincou Herivelto em seu discurso, antes da entrega do prêmio.

Sidnei Toaldo (Patriota) discutiu, também na segunda, homenagem ao aniversário de 45 anos do 12º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, presente na Câmara semana passada, na Tribuna Livre. Os votos de congratulações e aplausos foram aprovados em plenário (077.00128.2022).

É possível conferir os debates e entregas de prêmios e homenagens por meio dos canais digitais da CMC: no Youtube, no Twitter e no Facebook.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva