Campanha da Fraternidade detalhada na Tribuna Livre

por Assessoria Comunicação publicado 21/03/2007 19h45, última modificação 15/06/2021 10h01
Para a Tribuna Livre da Câmara de Curitiba desta quarta-feira (21), o vereador Tito Zeglin (PDT) convidou o coordenador da Comissão Permanente da Campanha da Fraternidade na cidade, José Araújo da Silva, para discorrer sobre o tema deste ano, “Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão”.
“Hoje, o mundo todo olha o Brasil, em especial a Amazônia, pelos recursos que possui e danos que sofre. Cabe ao homem cuidar da natureza”, disse Zeglin na saudação, agradecendo a presença do coordenador.
José Araújo da Silva comentou que a Igreja está sempre próxima aos problemas que a comunidade vive e o meio ambiente está muito degradado, causando preocupações. Os temas são anuais e “a intenção da campanha deste ano é dar maior ênfase e atrair a atenção das pessoas na responsabilidade com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável do País”.
O convidado explicou o significado dos elementos no cartaz de divulgação da campanha e informou dados sobre a Amazônia. De acordo com José Araújo, os principais problemas que atingem a região são o narcotráfico, a biopirataria, guerrilhas, povos indígenas sem leis, extrativismo, questões políticas e fundiárias e o garimpo. Detalhou, ainda, o trabalho que está sendo realizado, incluindo palestras com técnicos e especialistas sobre o assunto, parcerias com universidades e secretarias, além de projetos nas Igrejas. “Não precisamos ir até a Amazônia para colaborar com ela. Basta não  contribuirmos com a poluição, pois é o pulmão do mundo”, ressaltou.
O líder do prefeito na Casa, vereador Mario Celso Cunha (PSDB), demonstrou sua indignação quanto às informações sobre internacionalização da Amazônia por parte dos Estados Unidos, que, segundo ele, prejudicam muito mais o meio ambiente. Para o vereador, caso a Amazônia seja internacionalizada, o mesmo deve ser feito com os museus e patrimônios internacionais. “É um absurdo que as crianças norte-americanas estudem o mapa do Brasil sem a Amazônia”.
Após responder aos questionamentos dos vereadores, José Araújo agradeceu a oportunidade de trazer o tema aos vereadores.
Números
Segundo as informações colhidas por José Araújo da Silva, 60% da Amazônia estão localizados no Brasil, cobrindo 43% da superfície total da América do Sul, com 23 milhões de habitantes. Entre 15% e 20% de água doce do planeta se concentram na região, representando 80% da água doce brasileira.
A Amazônia tem um gigantesco ecossistema, com 80% da biodiversidade do planeta. São nove países que a compõem, representando 30% de toda a fauna e flora do mundo.