Câmara vai homenagear arquiteto Manoel Coelho

por Assessoria Comunicação publicado 03/06/2005 15h50, última modificação 25/05/2021 08h15
A Câmara Municipal entrega na próxima quarta-feira (8), o título de Cidadão Honorário a Manoel Isidro Coelho. A cerimônia acontece no plenário do Palácio Rio Branco, às 20h. “A oportunidade de conceder a honraria é um ato de reconhecimento ao trabalho deste ilustre arquiteto, que, através de sua atuação profissional, muito tem contribuído para o engrandecimento e a beleza de nossa cidade”, diz a autora da proposta, vereadora Nely Almeida (PSDB).
O homenageado
Nascido em Florianópolis, em 1940, Coelho possui vasto currículo. Em parceria com o município, integrou o programa Identidade Visual para a Cidade de Curitiba, além de participar do projeto de planejamento urbano da capital paranaense. Foi responsável, ainda, pela revitalização da Praça Osório. Na iniciativa privada, desenvolve projetos desde 1973 de todas as instalações da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde também monitora o programa Identidade Corporativa. Outro grande trabalho de Manoel Coelho foi o projeto de instalação do Centro Universitário Positivo (Unicenp).
As premiações acompanharam a trajetória profissional do arquiteto. Em 1965, foi o segundo colocado na 8ª Bienal de Artes Plásticas de São Paulo. Recebeu o prêmio “Bicho do Paraná”, em 1996. No mesmo ano, ganhou o troféu “Memória do Arquiteto”, concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. Em 1997, recebeu prêmio pelo conjunto de obras expostas (Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campi Curitiba e São José dos Pinhais), durante o XV Congresso Brasileiro de Arquitetos Oscar Niemeyer.