CMC terá solenes da imigração italiana e do Prêmio Mulheres Empreendedoras

por Fernanda Foggiato | Revisão: Alex Gruba — publicado 14/04/2024 09h35, última modificação 15/04/2024 14h32
Celebração pelos 150 anos da imigração italiana será nesta terça-feira (16). Entrega do Prêmio Mulheres Empreendedoras, na próxima quinta (18).
CMC terá solenes da imigração italiana e do Prêmio Mulheres Empreendedoras

Troféu é entregue aos homenageados em solenes de prêmios oficiais da Câmara de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)

O Palácio Rio Branco, prédio histórico que é a sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), receberá duas sessões solenes nesta semana. O primeiro evento será nesta terça-feira (16), às 19h30, e homenageará os 150 anos da imigração italiana no Brasil. A segunda solenidade, nesta quinta (19), também às 19h30, terá a entrega do Prêmio Mulheres Empreendedoras.

As solenidades serão transmitidas pelo YouTube da Câmara de Curitiba. A homenagem aos 150 anos da imigração italiana foi proposta pelo vereador Sidnei Toaldo (PRD). “A realização da referida sessão solene é uma forma desta Casa prestar seu reconhecimento e homenagear todos os italianos e seus descendentes”, justifica o vereador no requerimento para a realização do evento, aprovado pelo plenário no começo de março (061.00028.2024).

A lista de homenageados traz nomes como o do vice-prefeito e secretário estadual de Cidades do Paraná, Eduardo Pimentel Slaviero; da presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Tatiana Turra; da primeira mulher a assumir, neste ano, o Consulado-Geral da Itália em Curitiba, Eugênia Tiziana Berti (confira a relação completa).

Prêmio Mulheres Empreendedoras de Curitiba

O Prêmio Mulheres Empreendedoras é uma das honrarias oficiais da Câmara de Curitiba, regulamentadas pela lei complementar municipal 109/2018. O seu objetivo é reconhecer a atuação de mulheres com destaque em atividades de empreendedorismo, à frente de empresas, cooperativas, clubes de trocas e associações curitibanas, nas áreas da indústria, artesanato, comércio e serviços.

O projeto que reúne os nomes das 33 indicadas ao prêmio é de iniciativa da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal e foi aprovado pelo plenário em dezembro do ano passado (109.00001.2023). O decreto legislativo 17/2023 traz a relação das mulheres que serão homenageadas pelo destaque no empreendedorismo na cidade de Curitiba.