Câmara sugere à Prefeitura nova licitação para segurança das escolas

por Assessoria Comunicação publicado 18/02/2019 14h05, última modificação 04/11/2021 08h15

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta segunda-feira (18), a sugestão para abertura de nova licitação para contratação de sistemas de alarmes e monitoramento para segurança das escolas municipais, de autoria de Serginho do Posto (PSDB). Para ele, o contrato em vigor é genérico e falho, não prevendo as obrigações necessárias ao bom desempenho e serviço prestado pela empresa de segurança (203.00029.2019). O documento ainda prevê aumento das atividades e áreas de proteção e obrigações da contrada.

Serginho do Posto lembrou que os representantes do Grupo Cinco (atual titular do contrato de prestação de serviços de segurança em equipamentos públicos) relataram em reunião promovida pelo vereador quando era presidente da CMC, no dia 5 de setembro do ano passado, que “foram contratados para implantar sistema de alarmes monitorados nas escolas municipais, total de 518, que esse monitoramento não significa fazer vigilância para prevenir assaltos e atos de vandalismos, mas sim para avisar quando há uma invasão na escola e tentar impedir essa invasão pela atuação da equipe tática e que muitas vezes isso não é possível”.

Serginho defende “a necessidade de um modelo prestação do serviço de segurança e monitoramento mais eficiente, no sentido de abranger uma área de monitoramento maior, bem como um atendimento mais rápido. Portanto, um sistema que seja mais eficiente a ponto de evitar a invasão do prédio da escola ou de unidades de saúde”. Ele garantiu que a Guarda Municipal dará todo o subsídio para que o novo contrato tenha uma efetividade maior.

Toninho da Farmácia (PDT) já havia abordado o assunto no início da sessão, no horário do pequeno expediente, reclamando da segurança nos equipamentos públicos do município. “Até quando nós vamos pedir socorro? Até quando os vereadores vão assistir de camarote aos equipamentos serem roubados dessa forma?”, perguntou o vereador. Ele destacou que ao lado da regularização fundiária, a segurança nos equipamentos públicos é a principal demanda que o motiva. Toninho da Farmácia, a empresa de segurança cuida apenas da parte interna dos equipamentos, daí a importância de se ter a Guarda fazendo a vigilância externa.

Leia também: Mais informações: questionada segurança terceirizada nas escolas

Durante a discussão do requerimento de sugestão, Toninho citou como exemplo o Centro Municipal de Educação Infantil João Botelho, que teve registro de furto. ”Pessoas subiram no telhado e houve uma infiltração que danificou todas as salas”. Para o vereador, o telhado dos equipamentos deve ser feito com telhas de barro, mais seguras e resistentes. Toninho entende que seria necessária a presença da Guarda Municipal durante 24 horas por dia nos equipamentos. Felipe Braga Côrtes ponderou que essa medida pode ser inviável. “O que ajudaria na diminuição desses delitos seria um maior rigor nas punições. O que se vê é uma impunidade em relação ao problema. Tem de se resolver essa coisa de "prende-solta" e de termo circunstanciado que não resolve nada”.

Ezequias Barros (PRP) comentou a possibilidade de se criar uma marca nos equipamentos para que eles possam ser identificados. “Se alguém furta, é porque alguém compra”, defendeu o vereador, que reiterou a necessidade de câmeras de segurança. Professor Silberto (MDB) lamentou o fato de, segundo ele, ainda estarmos muito atrasados em relação à tecnologia de segurança no município. Oscalino do Povo (Pode) lembrou que recentemente até uma unidade da Guarda Municipal na avenida Wenceslau Braz foi furtada.

Outras sugestões
O plenário da Câmara de Curitiba ainda aprovou a sugestão ao Executivo para que seja feita uma parceria com o Kombi Clube Curitiba com foco na ocupação da praça Eufrásio Correia – localizada em frente à CMC e que atualmente passa por um projeto de revitalização a pedido da nova gestão do Legislativo. Conforme a indicação (203.00024.2019) de Mestre Pop (PSC), a ideia é usar o estacionamento da praça para a realização de exposição de veículos antigos. “O estacionamento fica ocioso aos fins de semana e pode servir para o evento, que seria aos sábados, a partir de 14h. A associação seria responsável pela limpeza do local após o evento”, informou o vereador.

Mauro Ignácio (PSB) sugeriu à Prefeitura de Curitiba a criação de um centro de excelência de patinação na cidade (203.00033.2019). Ao defender sua ideia em plenário, o vereador exibiu um vídeo com atletas e professores da área que falam sobre a falta de um espaço adequado para a prática do esporte. “A criação deste espaço possibilitará a difusão da patinação por meio de projetos sociais, voltados às comunidades carentes, e a descoberta de novos talentos. Segundo levantamentos feitos por praticantes, a patinação em Curitiba movimenta mensalmente um público total de quase 50 mil pessoas, entre entusiastas, professores, atletas, pais de alunos”, justificou.

Obras
Ao Poder Executivo, também será enviada a indicação de gestão de Tito Zeglin (PDT) para que as avenidas Winston Churchill e República Argentina sejam revitalizadas (203.00025.2019). Na proposição, o parlamentar sugere nova iluminação; troca do asfalto; desalinhamento das estações-tubo para a linha Ligeirão; implantação de binários perpendiculares para a passagem de veículos; de ciclofaixas e pistas de caminhadas; de áreas de descanso com paraciclos e quiosques; de paisagismo e arborização; e de calçamento com acessibilidade.

Duas indicações de ato administrativo de Marcos Vieira (PDT) aprovadas hoje tratam de obras para a região do Sítio Cercado. Na primeira, ele pede estudos para implantação de acesso para a trincheira na Estrada do Ganchinho, em direção à rua Ourizona, ligando o Umbará ao Sítio Cercado (203.00026.2019). Na outra, solicita a construção de uma ponte sobre o Ribeirão dos Padilhas, ligando a rua Nova Aurora, no Sítio Cercado, com a rua Jorge Simão, bairro Alto Boqueirão (203.00027.2019).

Também é de Marcos Vieira (PDT) a indicação de gestão para a limpeza das margens e desassoreamento do leito do Ribeirão dos Mueller, em toda sua extensão (203.00031.2019). Segundo ele, a solicitação é dos “moradores do Condomínio Vale Verde II que estão preocupados com a reincidência de alagamentos ocorridos em fevereiro de 2018, quando tiveram o muro do condomínio derrubado, os apartamentos do térreo alagados e diversos carros atingidos e cobertos pela água da enchente”.
 
Oscalino do Povo (Pode) solicita que a Prefeitura de Curitiba realize nova operação do Castramóvel na Administração Regional Pinheirinho (203.00028.2019). O objetivo é atender tutores de cães e gatos da região que não tem condições de pagar por uma castração, bem como os animais de rua que não são castrados. E de Serginho do Posto (PSDB) é a indicação de ato de administrativo aprovada pelo plenário para que a prefeitura autorize o Horto do Guabirotuba a também receber as mudas de árvores que são doadas ao município (203.00030.2019).