CMC recebe grupo de tambores japoneses Wakaba Taiko

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Ricardo Marques — publicado 29/06/2023 07h30, última modificação 29/06/2023 09h54
Na terça, os vereadores de Curitiba também homenagearam a empresa Cicles Langner e o enfermeiro Mauro Marques.
CMC recebe grupo de tambores japoneses Wakaba Taiko

O grupo Wakaba Taiko representou Curitiba no 25º Campeonato de Taiko Junior, no Japão. (Foto: Rodrigo Fonseca)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou, durante a sessão plenária dessa terça-feira (27), o grupo musical de tambores japoneses Wakaba Taiko, por representar o Brasil e a capital paranaense no 25º Campeonato de Taiko Junior, realizado no mês de março, em Kanazawa, Japão. O grupo faz parte da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira (Nikkei) de Curitiba (077.00175.2023).

“O grupo Wakaba Taiko representou, enalteceu e divulgou a cidade de Curitiba lá no Japão”, elogiou Nori Seto (PP), autor da proposição. “É um reconhecimento oficial por tudo aquilo que o Wakaba Taiko representa para a nossa cidade e também pela contribuição que o grupo dá para a beleza, para a riqueza e para a diversidade cultural da nossa cidade”, declarou.

Para receber o diploma, estiveram na CMC o coordenador Hermes Murakami e os tocadores Akemy Inoue,  Augusto Reolon, Kaori Jacinto, Kenzo Jacinto, Lucas Kenji Cardoso e Nicolas Tossa. A comitiva que viajou ao Japão também foi composta por Larissa Ono, Paula Murakami, Ceulindo Kajiwara, Daniel Picanço e Juliana Murakami, além dos tocadores Beatriz Reolon, Guilherme Girata, Gustavo Kagueyama, Isabela Lima, Larissa Osternack e Lucas Girata.

Cicles Langner

Na mesma manhã, Tico Kuzma (PSD) entregou o diploma de votos de congratulações e aplausos à Cicles Langner, localizada no Capão Raso, pelos 45 anos de atividade no comércio de bicicletas e acessórios (077.00315.2023). “Hoje, a gente vê muitas empresas que vendem, que fabricam, que fazem bicicletas, mas a Cicles Langner é, com certeza, pioneira na cidade de Curitiba no ramo das bicicletas”, defendeu. 

Kuzma contou que o fundador da empresa, Raimundo Langner, trabalhava com seu tio no mesmo ramo de atividade, e que ele o incentivou a empreender. "A partir de então, o negócio começa e não para mais. Mudanças na economia e no mercado de bicicletas trouxeram grandes desafios para o negócio e, neste momento, o apoio de sua família foi muito importante. Uma empresa familiar que cresceu sob os olhares atentos de sua esposa e seus três filhos", relatou.

O vereador ainda ressaltou que o requerimento de votos de congratulações foi aprovado por todos os vereadores. “E hoje, com a entrega deste diploma, a Cicles Langner fica registrada na Câmara Municipal e também na história da cidade de Curitiba”. A homenagem foi entregue ao fundador da empresa, Raimundo Langner, acompanhado por um de seus filhos, Anderson Langner, e pelo presidente da Associação Comercial do Capão Raso (ACCR), Victor Ferri.

Enfermeiro Mauro Marques

Ainda na sessão de terça, Ezequias Barros (PMB) entregou votos de congratulações ao enfermeiro Mauro Celso Marques (077.00226.2023). O vereador frisou o "trabalho importante que o terapeuta faz em nossa cidade”. O homenageado se formou em Enfermagem em 2019, “passou por hospitais como o Pequeno Príncipe, o Erasto Gaertner, a Santa Casa e o Hospital Cardiológico Costantini".

"Hoje possui seu consultório no Barigui, onde realiza procedimentos de ozonioterapia e laserterapia”, relata Barros na justificativa da proposição. A esposa do homenageado, Maria Alexandra Marques, acompanhou a entrega do diploma.

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato