Câmara recebe estudante que venceu o concurso Jovem Senador

por Nicole Thessing* — publicado 17/08/2023 17h05, última modificação 17/08/2023 17h10
O concurso é promovido pelo Senado Federal e o Ministério da Educação.
Câmara recebe estudante que venceu o concurso Jovem Senador

Os vereadores Márcio Barros e Sidnei Toaldo homenagearam a aluna estudante Roxanne Alves e a diretora Jacielma Martins. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A educação foi o tema em destaque nas homenagens desta semana na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Na manhã desta quarta-feira (16), os vereadores Jornalista Márcio Barros (PSD) e Sidnei Toaldo (Patriota) realizaram a entrega conjunta dos votos de congratulações e aplausos à estudante Roxanne Cristina Alves pela conquista do primeiro lugar no concurso Jovem Senador, realizado pelo Senado Federal e Ministério da Educação (077.00432.2023 e 077.00429.2023, respectivamente). 

“O prêmio a habilitou a passar quatro dias em Brasília, o que será na semana que vem, onde ela vai vivenciar o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República”, explicou Toaldo. “É importante a participação dos jovens, a participação na política no dia a dia, para entender e também apresentar ideias”, declarou.

Márcio Barros falou da importância da redação: “A gente vive momentos tão difíceis em que até a interpretação de texto tem sido [feita] com muita dificuldade. Então, parabéns Roxanne, pelo seu prêmio, pelo seu reconhecimento, e à escola também, [que está com] 111 anos, e à professora Jacielma”. O reconhecimento também foi estendido à irmã Jacielma Martins, diretora do Colégio Estadual Santa Cândida, onde Roxanne estuda (077.00434.2023). Acompanharam a entrega os pais da estudante, Eslani Cristina da Silva Alves e Joacil Corrêa Alves.

Professor Josmar de Jesus BatistaProfessor Josmar de Jesus Batista

Na mesma manhã, a Sargento Tânia Guerreiro (União) entregou votos de congratulações e aplausos ao professor Josmar de Jesus Batista, do Colégio Estadual Loureiro Fernandes. Ele foi responsável por desenvolver o Projeto Novo Futuro, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da reciclagem (077.00305.2023).

“Que maravilha ele dando exemplo para essas crianças, para que a gente tenha um futuro melhor, para que a gente não despeje no lixo coisas que podem ser reutilizadas. O senhor é um exemplo para todas as crianças, para todos os professores”, elogiou a vereadora. “Sigam o exemplo do professor, continuem fazendo o que ele ensinou”, finalizou. A homenagem foi acompanhada por alunos do professor Josmar.

SicontibaSindicato dos Contabilistas de Curitiba

Também na última quarta, Herivelto Oliveira (Cidadania) fez a entrega de homenagem ao Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sicontiba), devido à comemoração dos 100 anos da entidade (077.00491.2023). “O Sicontiba é um dos pioneiros do sindicalismo brasileiro, além de assinar com a Fiep [Federação das Indústrias do Estado do Paraná] o primeiro acordo coletivo de trabalho do país”, frisou.

A instituição, explica o requerimento da homenagem, representa e defende direitos dos “contadores e técnicos em contabilidade perante autoridades administrativas e judiciárias". “Pelos seus 100 anos de história, trabalhando e defendendo os interesses da categoria, a homenagem é mais que merecida", completou Oliveira.

O diploma de votos de congratulações foi entrega ao presidente do Sicontiba, Juarez Tadeu Morona Filho. Também acompanharam a homenagem outros integrantes da entidade: Dirceu Tadeu Vaz, vice-presidente; José Carlos Lada, diretor de administração; Juarez Dallagrana de Oliveira, diretor de cursos e palestras; Fernando Palevoda, diretor de esportes; e Simone Vanni, diretora de convênios.

Eduardo de Lara RobertoFisiculturista Eduardo de Lara Roberto

Na sessão de segunda-feira (14), o vereador Professor Euler (MDB) homenageou Eduardo de Lara Roberto, funcionário terceirizado da empresa de segurança da Câmara de Curitiba. Ele se sagrou campeão de fisiculturismo na competição de Mister Paraná, organizada pela Federação WFF/NABBA (077.00485.2023). 

“O Eduardo de Lara trabalha aqui com a gente, na equipe de segurança”, relatou o vereador, e “desde o meu primeiro mandato, lá em 2017, na medida do possível, sempre tento ter um olhar atento à nossa própria Casa”. O homenageado é funcionário da empresa Genesy Vigilância e Segurança Patrimonial, que presta serviço para a Câmara de Curitiba. 

“A gente sabe que é uma carreira que necessita de obstinação, muita dedicação para chegar no alto nível de competitividade que ele está”, continuou o propositor dos votos de congratulações. Eduardo de Lara agora irá participar do campeonato sul-americano da categoria, em Blumenau, e “o êxito nesse campeonato vai dar o direito ao Eduardo de participar do campeonato mundial”. O presidente Marcelo Fachinello (Pode) se manifestou em nome de todos os vereadores e vereadoras: “Parabéns pelos feitos, sucesso nas próximas competições”.

Supermercado BassoSupermercado Basso

O empreendedorismo também foi reconhecido pela Câmara em homenagem de autoria de Tico Kuzma (PSD), na última terça-feira (15), ao Supermercado Basso, que completou 100 anos de fundação. “Esta é uma forma de reconhecer e celebrar a história e o legado dessa empresa familiar que desempenhou um papel significativo na comunidade do bairro Pilarzinho por mais de um século”, justifica o vereador (077.00385.2023).

A homenagem, continuou Kuzma, visa reconhecer “a longevidade, a resiliência, o compromisso com a comunidade e a continuidade da tradição familiar dessa empresa, que se tornou uma parte integral da história do bairro”. O diploma foi entregue ao proprietário do estabelecimento, Rubens Basso. Também acompanharam a entrega da homenagem os familiares Felipe Basso, Renato Basso e Maria Soledade, além de Carol Tartas e de Paulo Colnaghi, amigos da família.

Federação Paranaense de Futebol

Durante a semana, a Câmara também aprovou novos votos de congratulações e aplausos. Nesta quarta, Marcelo Fachinello defendeu homenagem à Federação Paranaense de Futebol pelos 86 anos de fundação da entidade (077.00505.2023). O parlamentar assina a proposição junto a Mauro Bobato (Pode), Nori Seto (PP), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Rodrigo Reis (União), Sabino Picolo (União), Salles do Fazendinha (DC) e Sidnei Toaldo. 

Fachinello - Federação Paranaense de Futebol“Não é pouco dizer que a Federação Paranaense de Futebol é fundamental para a história do esporte, de uma forma geral, do estado do Paraná. E, portanto, é importante salientar que esses 86 anos de história precisam ser comemorados e a gente precisa desejar aqui vida longa e sucesso à Federação”, declarou Fachinello. 

Mauro Bobato desejou “que os votos de louvor sejam um incentivo para o ‘Helinho’ [atual presidente], que a gente avance cada vez mais, que o Paraná consiga representatividade”. Toaldo ressaltou que a Federação tem colaborado muito com os clubes profissionais, e que isso é “importante porque o futebol está perto da população e a população está perto do futebol, que é um momento de lazer, de alegria e descontração”. 

Sabino Picolo e Rodrigo Reis elogiaram a atuação do ex-presidente Hélio Cury e do atual Hélio Cury Filho. “Com a eleição do presidente Hélio Cury, a Federação é outra, trouxe credibilidade, de tal forma que hoje nós temos orgulho da Federação Paranaense de Futebol”, disse Picolo. “O Hélio Cury Filho tem feito um excelente trabalho à frente da Federação”, complementou Reis. Maria Leticia elogiou a recepção que teve pela instituição para o debate sobre o enfrentamento à violência contra a mulher nos estádios de futebol. “Fui absolutamente acolhida pelo presidente Hélio, o pai e o filho, inclusive. Conversei com os dois e eles abriram as portas para que nós debatêssemos o tema”.

Outros requerimentos aprovados

Outra proposição aprovada pela Câmara, na quarta-feira, foi de homenagem ao Hospital Universitário Cajuru, em celebração aos seus 65 anos. São autores os vereadores Jornalista Márcio Barros, Alexandre Leprevost (Solidariedade), Bruno Pessuti (Pode), Eder Borges (PP), Herivelto Oliveira, Hernani (PSB), Marcelo Fachinello, Marcos Vieira (PDT), Maria Leticia (PV), Mauro Bobato, Oscalino do Povo (PP), Osias Moraes (Republicanos), Pastor Marciano Alves, Pier Petruzziello (PP), Rodrigo Reis, Sabino Picolo, Sargento Tânia Guerreiro, Serginho do Posto (União) e Sidnei Toaldo (077.00506.2023). O importante, declarou Barros, "é a lembrança de uma instituição tão séria que atende há 65 anos a comunidade aqui de Curitiba, da Região Metropolitana e de todo o estado do Paraná”.

Já Rodrigo Reis defendeu seu pedido de votos de congratulações e aplausos a Francisco José de Souza, Presidente da Sociedade Morgenau (077.00509.2023). "A Sociedade Morgenau é um dos grandes clubes de Curitiba, uma sociedade que está se reerguendo", observou o autor. Na última segunda, Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) defendeu requerimentos de sua autoria a três estabelecimentos: Espaço 37 Bar (077.00498.2023), Rua Pagu (077.00499.2023) e Dom Beer (077.00500.2023). 

Prates relatou que as homenagens se devem ao Mês da Visibilidade Lésbica, que “visa justamente trazer a visibilidade da população lésbica e também enfatizar os vários tipos e formas de existência, bem como debater sobre as violências sofridas exclusivamente por nós”. “Esses três estabelecimentos, que são dirigidos por mulheres, são espaços de acolhimento, e por trazerem a pauta da pluralidade e representarem o símbolo de liberdade e resistência é que eu peço esses votos”, finalizou.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Alex Gruba