Em viagem a Curitiba, comitiva da Argentina visita a Câmara Municipal

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 22/03/2024 10h25, última modificação 22/03/2024 12h42
Grupo de 40 pessoas, formado por prefeitos, vereadores e deputados argentinos, conheceu a Câmara de Curitiba.
Em viagem a Curitiba, comitiva da Argentina visita a Câmara Municipal

Comitiva da Argentina visitou a Câmara, instituição mais antiga de Curitiba, fundada em 1693. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel recepcionou, na tarde desta quinta-feira (21), comitiva da Argentina para visita guiada à Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O grupo de 40 pessoas, a maior parte delas prefeitos, vereadores e deputados do país latino-americano, veio à capital paranaense para participar do 5º Smart City Expo Curitiba.

O primeiro e o terceiro-secretários da Mesa Diretora, respectivamente Osias Moraes (Republicanos) e Mauro Bobato (PP), receberam a comitiva. “Curitiba está à frente do seu tempo em sustentabilidade e em inovação”, defendeu Moraes. O vereador destacou a conquista do prêmio de Cidade Mais Inteligente do Mundo, ano passado, "por olhar para o futuro, trazendo inovação".

Também não faltaram brincadeiras sobre futebol. “O Messi para mim é o príncipe do futebol, porque o rei é o Pelé”, disse Osias Moraes. “Sintam-se acolhidos na cidade de Curitiba, no Paraná e no Brasil”, complementou Bobato.

Os deputados provinciais Lezcano Cesar e Karen Fiege falaram em nome da comitiva. Karen ressaltou o “importantíssimo” laço entre os dois países e comentou sobre sua província, Misiones, que fica no nordeste da Argentina e abriga as Cataratas do Iguaçu.

De acordo com Karen, 60% dos moradores de Misiones têm menos de 24 anos de idade, a população mais jovem do país. “Precisamos aprender, [...] deixar a cidade mais sustentável”, avaliou. “Viemos aprender experiências. Nos pareceu que Curitiba é uma cidade modelo para cidades latino-americanas”, citou Germán Braillard, deputado provincial de Corrientes, que também faz fronteira com o Brasil.

O cônsul da Argentina em Curitiba, Eduardo Alfredo Leone, e o cônsul adjunto, Alejandro Ocampo, acompanharam a comitiva. Na visita guiada pela Escola do Legislativo, o grupo conheceu mais sobre a história do Palácio Rio Branco, prédio histórico que abriga a Câmara Municipal, e o trabalho dos 38 vereadores de Curitiba. Eles também passaram pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), pelo Vale do Pinhão e outros pontos da capital.