Sessão solene na Câmara celebra encerramento do Projeto Pulsante

por João Cândido Martins — publicado 05/10/2023 10h40, última modificação 05/10/2023 13h19
Iniciativa reuniu entidades religiosas e universidades durante o mês de setembro em ações de prevenção ao suicídio.
Sessão solene na Câmara celebra encerramento do Projeto Pulsante

A Câmara comemorou o encerramento do Projeto Pulsante, iniciativa que envolveu ações de prevenção ao suicídio. A iniciativa do evento foi de Noemia Rocha. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Por iniciativa da vereadora Noemia Rocha (MDB), a Câmara Municipal de Curitiba promoveu, nesta quarta-feira (4), uma sessão solene para celebrar o encerramento do "Projeto Pulsante – Não Carregue o Mundo nos Ombros", desenvolvido pelo Ministério Pão Diário, em parceria com o Instituto Qualicare. De acordo com Noemia Rocha, o projeto teve ações em vinte estados e contou com a participação de universidades que debateram e propuseram novas formas de combate à depressão e ao suicídio. “Foi um trabalho de excelência promovido nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), nas Feas e nos hospitais”, disse a vereadora. 

Além de Noemia Rocha, compuseram a mesa: Luiz Vagner de Orlando, pastor da Igreja Batista Alameda, de Curitiba; Edilson Freitas, diretor-executivo do Ministério Pão Diário; Olga Maria Paiva, capelã, representando a Rede de Capelães e Capelanias na Saúde de Curitiba e região; D. Sezifredo Paz, diretor da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (FEAS), representando Beatriz Battistella Nadas, secretária municipal de Saúde; coronel Letícia, representando o Hospital Geral da Polícia Militar do Paraná; e o pastor Jonas Lindner, representando a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Assista à sessão no Canal do Youtube da Câmara.

Veja as fotos do evento no Flickr da Câmara.

A Rede de Capelania

Olga Maria Paiva lembrou que a Rede de Capelães e Capelanias nasceu em 2019, com a intenção de conectar as pessoas que dedicam seus tempos ao cuidado de quem necessita. “Capelania é ouvir, abraçar, é a expressão do amor colocada em prática”, disse ela. A Rede de Capelães e Capelanias de Curitiba e Região Metropolitana se dedica ao cuidado espiritual, conceito que, na visão de Olga, envolve cuidar de quem está ao lado, ter empatia. “Mas queríamos mais, Queríamos inspirar as pessoas a cuidar do outro”, reforçou.

Segundo ela, hoje a Rede é composta por pastores, capelães cristãos, diversas instituições religiosas, pastorais da saúde e instituições que formam capelães e também produzem materiais em prol da capelania e do cuidado com a saúde espiritual. Em seguida, Olga Maria Paiva, em nome da Rede de Capelanias, homenageou a vereadora Noemia com um presente (um buquê de flores), dizendo que “a vereadora não é capelã e nunca fez um curso de capelania, mas tem em seu coração o desejo de servir à população”.

Projeto Pulsante

Edilson Freita agradeceu à vereadora Noemia pelo apoio e por proporcionar visibilidade ao Projeto Pulsante, resultado da parceria entre o Ministério Pão Diário e o Instituto Qualicare. “O Ministério Pão Diário”, explicou ele, “é uma entidade que publica mensagens edificantes (disponíveis via aplicativo) com o objetivo de trazer algo melhor para o cotidiano das pessoas. O Qualicare, por sua vez, desenvolve vários projetos sociais”. De acordo com ele, o Projeto Pulsante teve inicio em setembro do ano passado e a escolha desse mês não foi casual, enfatizou Edilson. 

Sabemos que setembro foi escolhido como o mês amarelo, o mês de reflexão sobre a depressão e o suicídio. Os dados apontam que 800 mil pessoas, em média, tiram a própria vida todo ano e queremos mostrar que é possível lidar com situações difíceis por meio da mensagem, da transmissão dessa palavra que pode chegar aos desamparados, aos hospitais”, disse Edilson. Ele mencionou que a edição do Projeto Pulsante deste ano foi realizada em vinte estados e teve a participação de diversas universidades e, também, pela primeira vez, da Rede de Capelania.

Hey Jude

Pulsante por ser celebração da vida. Como na música Hey Jude, dos Beatles (usada numa versão piano solo como trilha para o vídeo institucional do Projeto Pulsante), em que Paul McCartney consola Jules (filho de John Lennon) que estava deprimido em virtude da separação dos pais. McCartney trabalha de forma poética o aconselhamento ao filho do Lennon. Não somos o Paul McCartney, mas podemos ajudar quem está próximo”, disse Edilson. Ele lembrou ainda que o trabalho da capelania é voluntário e visa alcançar as pessoas onde elas estiverem, seja na vida real, ou por meio dos impressos ou das redes sociais. “Agradecemos pelo envolvimento da Rede de Capelães e às várias organizações que aceitaram sediar palestras e eventos. Contem com o Pão Diário”, finalizou.

Anônimos

Luis Wagner de Orlando Ferreira da Silva, pastor sênior da Igreja Batista Alameda, parabenizou a todos que trabalham na área de prevenção ao suicídio. “Graças a Deus, é possível, às vezes, chegar antes do ato do suicídio". Ele saudou a vereadora Noemia e Olga Paiva, da Rede, mas fez um especial cumprimento aos anônimos que atuam nas muitas igrejas evangélicas. “Anônimos que se vestem de palhaços para ir a uma área infantil de crianças com câncer. Precisamos de pessoas assim”, disse ele. A solenidade teve a apresentação da cantora e contadora de histórias, Eloíse Dalagnol. Estudante de teologia, ela é conhecida pelo trabalho desenvolvido no Instagram com o perfil Arca da Elô (@arcadaelo) .

Homenageados

Daniela Alexandra, representando o Hospital de Clínicas; Aglaé Martins de Oliveira, capelã, representando o Hospital Geral de Curitiba; Alex Marques, diretor-executivo do Hospital Nossa Senhora das Graças; coronel Letícia, representando o Hospital da Polícia Militar; Rômulo Gamaliel Ramos, representando o Hospital Universitário Cajuru; Unidades de Pronto Atendimento dos bairros Boqueirão, Fazendinha e CIC; Sezifredo Paz, representando a Fundação Estatal de Atendimento à Saúde (Feas); Eloíse Dalagnol Martins, representando a Arca da Elô – contação de histórias; Luiz Vagner de Orlando Ferreira da Silva, pastor, representando a Igreja Batista Alameda; Olga Maria Paiva, representando a Dúnamis Capelania Evangélica; Edilson Freitas; representando o Ministério Pão Diário; Leonardo de Andrade Alves Lima, capelão, representando o projeto Seara da 1ª Igreja Batista; Jonas Lindner, pastor, representando a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); Bruno Henrique, representando Bruno Henrique Fotografias; Aglaé Martins de Oliveira, capelã; Josiane Favoreto de Souza, capelã; Antonio Iramar Teixeira martins, capelão; capelão Arilson, representando rede de Capelães e Capelanias da Saúde de Curitiba e Região.

Também estavam presentes: Cláudio Ribeiro, diretor de missões da Convenção Batista Paranaense; Tatiane e laduir Pineli, da Igreja batista do Bacacheri; capelães Marco e Roseni, da Igreja Batista do Guabirotuba; e Lucimara Alves da Luz, coordenadora das UPAs de Curitiba. A solenidade teve a participação da Orquestra Batista Alameda, sob a regência de Renato Farias.