Câmara promove audiência pública sobre formação de professores

por Assessoria Comunicação publicado 12/12/2017 09h40, última modificação 25/10/2021 07h25

A Câmara Municipal de Curitiba vai promover, nesta quinta-feira (14), às 19h, uma audiência pública sobre a importância do Programa Institucional de Bolsa de Formação de Professores no âmbito das escolas públicas de Curitiba (PIBID). De acordo com Professor Silberto (PMDB), autor do requerimento (407.00027.2017), o objetivo é reunir “educadores, professores, coordenadores e alunos de instituições públicas e privadas para tratar dos assuntos relacionados às mudanças propostas para o programa”.

De acordo com Professor Silberto, o PIBID é considerado por inúmeros pesquisadores, professores e alunos como o maior programa de formação docente e continuada da historia da educação brasileira e hoje está inserido em diversas escolas do município de Curitiba. “É uma estratégia  regulamentada pelo Governo Federal que, entre tantos outros aspectos, aproxima a Universidade e a educação básica, contribuindo para uma formação docente mais sólida, significativa e com profissionais mais preparados”, diz o vereador. Esse programa, conforme o parlamentar, tem seu futuro comprometido por mudanças sinalizadas pelo governo federal.

Os bolsistas que integram o PIBID recebem um subsídio do governo federal a título de estímulo. O programa, que existe desde 2007, tem 5 mil bolsistas no Paraná de 18 instituições de ensino superior. “Durante minha experiência como Gestor Educacional, criei condições para que o PIBID se estabelecesse enquanto estratégia de formação de professores e formação continuada. Foram seis anos em que o programa contribuiu diretamente para o aumento considerável nos índices de desenvolvimento educacional e na formação de diversos professores no âmbito do Colégio Teobaldo Leonardo Kletemberg”, do qual Professor Silberto foi diretor.

O evento contará com mesas de experiências, mesa redonda e presença de coordenadores, bolsistas e alunos. Entre os convidados estão a professora e coordenadora do PBID da UFPR, Joanez Aires, e o professor e supervisor do programa, Wolney Rogério Pereira Júnior.