Câmara pede reforços de sinalização de trânsito em bairros

por Assessoria Comunicação publicado 05/12/2014 15h30, última modificação 28/09/2021 08h59
O alto índice de acidentes de trânsito em Curitiba motivou o encaminhamento à prefeitura, pela Câmara Municipal, de requerimentos que solicitam medidas para a garantia da segurança de motoristas e transeuntes. As proposições foram apresentadas pelos vereadores entre os meses de outubro e novembro.

Dirceu Moreira (PSL), por exemplo, solicitou em caráter de urgência a implantação de sinalização central na rua Paulo Vilimavicius, na Vila Terra Santa, bairro Tatuquara (044.10877.2014). Conforme a justificativa, sua ausência aumenta o risco de colisões e atropelamentos. Os mesmos motivos embasam o requerimento em que Serginho do Posto (PSDB) pede a implantação de sinalização horizontal e vertical na rua Doutor Afonso Loyola e Silva, esquina com a Doutor Gabriel Ferreira Filho, no Uberaba (044.13239.2014).

Bruno Pessuti (PSC) requereu estudos para a redução de acidentes na travessia elevada localizada na interseção entre a rua Nilo Brandão, no parque São Lourenço, e o trajeto da ciclovia (044.13371.2014). Segundo o vereador, milhares de pessoas frequentam o espaço diariamente, para lazer ou atividades físicas. Nos finais de semana, o público é ainda maior.

“O local da interseção entre a ciclovia e a rua Nilo Brandão é bem sinalizado e possui uma travessia elevada. Entretanto, a imprudência, geralmente de motocicletas, tem causado acidentes no local, principalmente nos horários de rush, sendo que alguns se configuram fatais”, argumentou. Para melhorar a segurança, Pessuti propõe a implantação de semáforo de pedestres e bicicletas, sinalização luminosa de atenção e utilização de cores, entre outras sugestões.

Carla Pimentel solicitou reforço na sinalização de dois locais, um no bairro Capão Raso e o outro no Sítio Cercado. Os requerimentos apresentam justificativas semelhantes aos anteriores: a segurança dos moradores e motoristas com a prevenção de acidentes.

A parlamentar pede reforço na sinalização na rua Jaime Rodrigues da Rocha, na esquina com a rua Amilcare Bientinezi, no bairro Capão Raso, por meio da colocação de tachões (044.12759.2014). Já o requerimento de Carla para o Sítio Cercado refere-se à a rua Tenente Julio Jacoboski, esquina com a Ministro Flávio S. de Lacerda, onde ela reivindica a pintura da sinalização “PARE” (044.11796.2014).