Jogo da Eleição: Câmara de Curitiba recebe Geração Atitude

por Pedro Henrique Zarugner, especial para a CMC* | Revisão: Celso Kummer** — publicado 07/11/2025 16h20, última modificação 10/11/2025 00h20
Estudantes e professores de todas as regiões do estado participaram do Jogo da Eleição durante visita à Câmara de Curitiba, reforçando a importância da cidadania e do protagonismo juvenil na democracia.
Jogo da Eleição: Câmara de Curitiba recebe Geração Atitude

Integrantes do projeto Geração Atitude conheceram de perto o funcionamento da Câmara Municipal de Curitiba durante visita ao Palácio Rio Branco. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) abriu suas portas para receber, na terça-feira (4), estudantes e professores que integram o projeto Geração Atitude 2025, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Durante a visita, o grupo foi recepcionado pelos vereadores da capital durante a sessão plenária, com saudação feita pelo presidente da Casa, Tico Kuzma (PSD). Após conhecerem a estrutura do histórico Palácio Rio Branco, jovens e educadores de diversas regiões do estado foram para o Auditório da CMC para participar do Jogo da Eleição, em dinâmica organizada pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel.

“Sejam bem-vindos à Casa do Povo, com o povo entrando pela porta da frente aqui na Câmara Municipal de Curitiba”, disse Kuzma. O diretor da Escola do Legislativo da Alep, Jeulliano Pedroso, agradeceu a oportunidade de os jovens do projeto Geração Atitude serem recepcionados na CMC. “A oportunidade de estar aqui, no Palácio Rio Branco, que foi a primeira sede do Poder Legislativo do Paraná, é uma oportunidade singular, para que vocês, ao retornarem às suas escolas e às suas comunidades, possam explicar quão laborioso é o processo da democracia”, salientou Pedroso.

Democracia, ética e cidadania

Na Câmara Municipal de Curitiba, os jovens participaram do Jogo da Eleição, uma dinâmica lúdica e interativa criada pela Escola do Legislativo da CMC em parceria com o Instituto Mais Cidadania. O objetivo do Jogo da Eleição é estimular o fortalecimento da democracia e o protagonismo juvenil de maneira lúdica, com os participantes assumindo o papel de candidatos e vivenciando etapas reais do processo eleitoral. Dessa forma, experimentam-se situações que envolvem registros em partidos políticos, gastos de campanha e verificação de ações permitidas pela legislação eleitoral, refletindo sobre temas como democracia, ética e cidadania.

Quer ter a experiência do Jogo da EleiçãoEntre em contato com a Escola do Legislativo da CMC

Divididos em grupos, estudantes e professores enfrentaram desafios da participação política em um ambiente descontraído e interativo. A atividade aproximou os jovens do funcionamento do processo político eleitoral, mostrando como a política pode ser uma ferramenta de transformação social. 

Etapa Caravana da Cidadania

O projeto Geração Atitude, promovido pela Alep e pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e do governo do estado. A iniciativa busca despertar o interesse dos jovens por temas como democracia, política e voto consciente, incentivando-os a participar das decisões que impactam o ambiente escolar e também a comunidade em que vivem.

Em 2025, a Geração Atitude chegou à sua 9ª edição. Na etapa intitulada Caravana da Cidadania, 31 estudantes e 24 professores de diferentes regiões do estado visitaram instituições dos três poderes públicos e vivenciaram experiências práticas em cidadania. A parceria com a CMC reafirma o compromisso do Legislativo curitibano com a formação cidadã e a aproximação dos jovens da política, fortalecendo o papel da instituição como espaço de aprendizado e participação democrática.

 *Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Pedro Henrique Zarugner, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Alex Gruba
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer

Supervisão do estágio: Ricardo Marques