Câmara mantém veto aos sinaleiros

por Assessoria Comunicação publicado 23/02/2005 00h00, última modificação 18/05/2021 17h05
O plenário da Câmara Municipal de Curitiba manteve, na tarde desta terça-feira (22), veto ao projeto de lei do ex-vereador Adenival Gomes (PT) que pedia a implantação de sinaleiros específicos para pedestres em cruzamentos de grande movimentação, por 19 votos a 14.
O líder do prefeito na Casa, Mario Celso Cunha (PSB), disse que “os vereadores estavam livres para votar”. Cunha afirmou que a viabilidade de derrubada do veto ficou prevista em contato com o novo prefeito, “não devendo contrariar, contudo, o parecer das comissões que analisaram a matéria”.
Para o presidente da Comissão de Legislação, Jônatas Pirkiel (PL), que discutiu o processo de votação, “o caráter autorizatório do projeto poderia garantir a derrubada do veto do ex-prefeito Cassio Taniguchi, já que estaria fora da inconstitucionalidade ou vício de iniciativa alegado pela administração anterior”.
André Passos (PT), líder da oposição, defendeu a derrubada do veto, assim como o líder do PMDB, Paulo Salamuni. O líder do PDT, Jorge Bernardi e o vice, Tito Zeglin, também se manifestaram a favor do projeto. Todos os parlamentares que defenderam a derrubada do veto consideraram-no viável para garantir maior segurança no trânsito, especialmente em pontos críticos, próximos a escolas e outros locais de intenso movimento. O vício de iniciativa alegado pela administração anterior foi combatido pela vereadora petista Roseli Isidoro.
Para o 2º vice-líder do PDT, Jairo Marcelino, uma boa saída ao impasse criado no veto ao projeto seria a adoção de uma medida simples, padronizando o temporizador amarelo nos semáforos para veículos, que serve para alerta aos pedestres.