Câmara investe em melhorias para segurança e execução do trabalho

por Claudia Krüger — publicado 18/12/2019 13h40, última modificação 28/08/2020 00h13
Câmara investe em melhorias para segurança e execução do trabalho

Professor Euler, segundo secretário da Casa, fez prestação de contas do Legislativo referente ao ano de 2019. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Comissão Executiva da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (18), última antes do recesso administrativo de final de ano, o balanço das ações da Mesa no ano de 2019. A apresentação ficou a cargo do segundo secretário, Professor Euler (PSD). A executiva é formada ainda por Sabino Picolo (DEM), presidente, e Colpani (PSB), primeiro secretário. “Falar sobre o trabalho de um ano todo é difícil de expressar em tão pouco tempo. Na Comissão Executiva temos buscado fazer a gestão mais democrática possível, recebendo todas as sugestões dos vereadores”, garantiu Euler. Toda a apresentação pode ser conferida aqui.

 

Entre os temas elencados pelo vereador estão obras de segurança predial, já licitadas e iniciadas na gestão passada, sob presidência do vereador Serginho do Posto (PSDB), como projetos para saídas de emergência, extintores de incêndio, a instalação de hidrantes, detectores de fumaça e alarmes de incêndio. “Muitos pedidos realizados pelo Ministério Público que fica no encalço o tempo inteiro, fazendo essas cobranças, e a Câmara tem se adequado a estas normatizações”, frisou. Inclusive, a Câmara Municipal recebeu alvará do Corpo de Bombeiros para todas as suas instalações, como acrescentou o presidente Sabino Picolo.

 

Entre outros investimentos, Euler mencionou a retomada das atividades da Escola do Legislativo, que atua na qualificação de servidores, sejam efetivos, comissionados ou mesmo os vereadores. O parlamentar, que é presidente da Escola, destacou que a Câmara deverá manter parcerias com outros órgãos públicos, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e a Agência Curitiba S.A., para que a realização de capacitações, a exemplo do encontro de contadores das câmaras municipais da região metropolitana de Curitiba.

O vereador apontou ainda intervenções como mudanças nos pontos de acesso ao legislativo, a instalação de catracas eletrônicas nas portarias, reforma de plataformas elevatórias para pessoas com deficiência e manutenções periódicas de avarias no assoalho e fechada do Palácio Rio Branco, prédio histórico onde são realizadas as sessões plenárias e solenes do Legislativo. Houve ainda a troca dos elevadores, reformas nos banheiros e recapeamento da rua entre a Câmara e a praça Eufrásio Correia, onde funciona um estacionamento da Câmara.

Tratando-se do Palácio Rio Branco, Professor Euler destacou a modernização no sistema de transmissão ao vivo das atividades realizadas no plenário, como a implantação de um telão maior e novas câmeras, com reprodução em alta definição, o que permitiu melhor visibilidade do painel diante da claridade do espaço. Os equipamentos permitem ainda a transmissão das sessões pelas redes sociais Facebook e Twitter, além do canal da Câmara no YouTube. “Isso permite que a população faça uma melhor fiscalização do Legislativo pelo fato de ter mais transparência aqui nas transmissões”, pontuou.

Aos gabinetes parlamentares e estruturas administrativas da Câmara, foram licitadas a locação de novos computadores e notebooks, de 49 veículos de passeio e 1 executivo, além do projeto de  melhorias no mobiliário, para garantir mais ergonomia aos servidores que “vêm adoecendo” em decorrência de cadeiras em mau estado. “[Os servidores] permanecem aqui o tempo inteiro, é importante que o trabalho não seja num lugar insalubre”, acrescentou, justificando ainda a aquisição de 66 frigobares, já que os equipamentos anteriores tinham mais de 15 anos de uso e são necessários para os funcionários que trazem suas refeições de casa e precisam acondicioná-las durante o dia.

Durante a apresentação, os vereadores Pier Petruzziello (PTB) e Julieta Reis (DEM) parabenizaram a Comissão Executiva pela gestão executada neste ano. Licitações e contratos da Câmara podem ser conferidos no Portal da Transparência do Legislativo.