Câmara inicia 2011 com nova Mesa Executiva

por Assessoria Comunicação publicado 03/01/2011 16h50, última modificação 05/08/2021 09h44
A Câmara de Curitiba abre 2011 com nova Mesa Executiva. João Cláudio Derosso (PSDB) foi reconduzido ao cargo de presidente do Legislativo da capital paranaense. Os novos integrantes, eleitos antes do término das sessões plenárias, como determina o Regimento Interno, com a chapa Integração, vão administrar a Casa no biênio 2011-2012. Além de Derosso na presidência, Sabino Picolo (DEM) assumiu a primeira vice-presidência e Tico Kuzma (PSB) é novo segundo vice-presidente. Celso Torquato (PSDB) se manteve na primeira secretaria. Caíque Ferrante (PRP), Jairo Marcelino (PDT) e Noemia Rocha (PMDB) são, respectivamente, o segundo, terceiro e quarto-secretários. Os quatro novos vereadores que participam do grupo diretor representam uma renovação de 57%. “Demos o nome de Integração, querendo mostrar que será uma gestão de convergência e diálogo. Todos os partidos foram consultados e convidados a participar do processo de composição da Mesa Executiva. Na eleição de 2009, compusemos uma chapa de vereadores veteranos. Agora, temos renovação”, disse Derosso.
Diálogo
“Nós vamos manter o diálogo para frente, voltado para o futuro. A Câmara continuará sendo a Casa do Povo de Curitiba, que já possui 1,7 milhão de moradores, segundo o último censo”, assegurou o parlamentar ao assinar o termo de compromisso com os demais vereadores. Junto com novos desafios e responsabilidades para o biênio, a Mesa começa seu trabalho com novidades, como a instituição da Corregedoria da Câmara de Curitiba. O procedimento é semelhante ao que já funciona no Congresso Nacional e será promotor da manutenção do decoro, da ordem e da disciplina. A corregedoria municipal terá as mesmas incumbências que na esfera federal, de corrigir erros e abusos no Legislativo, dar efetivo cumprimento às determinações da Mesa, fazer sindicâncias sobre denúncias de ilícitos e na prevenção da ordem e da paz. Será um anteparo para o Conselho de Ética, considerando que o corregedor fará sindicância quando necessário e o resultado será repassado ao conselho.
Nos próximos dois anos, o presidente da Câmara permanecerá com a prerrogativa de assumir interinamente a administração da cidade, nos casos em que o prefeito Luciano Ducci se ausentar do país. A determinação está prevista no artigo 69 da Lei Orgânica Municipal.
Na eleição da Mesa foi muito importante o estabelecimento do consenso político-partidário na composição do colegiado, optando-se pelo equilíbrio da proporcionalidade das bancadas. Derosso promoveu a união dos partidos representados na Câmara ao abrir mão de duas das quatro vagas que o PSDB teria direito por ser majoritário na Casa, com 14 parlamentares.
Atuação
João Cláudio Derosso entrou para a carreira política em 1988, com o privilégio de integrar a comissão que elaborou a atual Lei Orgânica do Município. A experiência fez com que lutasse por manter a transparência dos atos legislativos até hoje, considerada como uma das principais marcas da sua administração.
Entre todos os cargos que ocupou no Legislativo anteriormente à presidência da Casa e nas dez vezes que assumiu a prefeitura de Curitiba, sempre buscou aliar desempenho e iniciativas ao processo legislativo, que incluem avanços significativos na área administrativa, onde promoveu ampla reforma, e na informatização, nacionalmente reconhecida. Para Derosso, permanece o desafio de conciliar a independência dos poderes, mantendo a parceria que caracteriza a forma política de governo adotado há algum tempo em Curitiba e que tem apresentado bons resultados.