Câmara homenageia profissionais da saúde vitimados pela Covid-19

por João Cândido Martins de Oliveira Santos | Revisão: Ricardo Marques — publicado 14/04/2023 10h40, última modificação 22/05/2023 16h37
Médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde que morreram durante o enfrentamento direto ao vírus da Covid-19 foram homenageados por iniciativa de Ezequias Barros (PMB).
Câmara homenageia profissionais da saúde vitimados pela Covid-19

Profissionais da área de saúde que morreram durante o enfrentamento ao vírus da Covid-19 foram homenageados pela Câmara Municipal de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou profissionais da saúde que morreram durante o enfrentamento da pandemia. A iniciativa foi do vereador Ezequias Barros (PMB) e a sessão solene foi presidida pelo vereador Osias Moraes (Republicanos), primeiro-secretário da CMC. Para Moraes, cada um dos homenageados carregava um amor incondicional por alguém que sequer conhecia. “Agiam com os pacientes como se fossem da família. Muitas vidas foram salvas graças a esse amor”, afirmou o vereador.

Além dos vereadores Osias Moraes e Ezequias Barros, a mesa foi composta por: Beatriz Battistella Nadas, secretária municipal de saúde de Curitiba; Luiz Felipe França, representando o Instituto Paranaense de Defesa dos Profissionais da Saúde; pastor Marco Antônio Amorim, presidente da igreja Pão da Vida; Fabiano Fabersani, jornalista; e Marco Antônio Gamborgi, irmão de Marco Aurélio Gamborgi e filho de Wilson Gamborgi, ambos homenageados. A solenidade teve a participação do coral do Ministério Crescer, da Igreja Brasil para Cristo.

Veja a homenagem no canal da Câmara no Youtube e confira as fotos do evento no Flickr.

Beatriz Battistella Nadas, secretária municipal de saúde de Curitiba, destacou que todos fomos testemunhas de um momento histórico que causou e deixou muitas feridas na sociedade. “Não há uma pessoa no planeta que não tenha uma história vivida com tristeza e sofrimento. A perda de um amigo, de um parente, de um colega de trabalho ou de um vizinho. São cicatrizes na nossa história”, disse ela. A secretária lembrou que todo profissional de saúde quando se gradua faz um juramento, afirmando que seguirá na sua missão, firme no propósito de levar saúde e conforto aos necessitados.

“No caso da pandemia”, observou Beatriz, “os profissionais de saúde não tiveram opção de escolher se iriam ou não trabalhar. Todos foram chamados para exercer sua missão. Uma missão que foi compartilhada com suas famílias”, frisou. Para Beatriz Battistella Nadas, todos que atuam no setor de saúde têm a responsabilidade de manter ativos todos os serviços. “Ficamos com a lembrança e a saudade que nunca vai passar dos que se foram. Eles são exemplos, pessoas que nunca devem ser esquecidas. É nosso dever homenagear esse ato valoroso de pessoas que não abandonaram seus postos de trabalho num momento de crise”, disse a secretária. 

Legado
Ezequias Barros, proponente da homenagem, explicou que a ideia da solenidade era homenagear pessoas que fizeram a diferença na pandemia. “Profissionais que perderam suas vidas, mas salvaram tantas outras. A pandemia abalou nossas vidas e mudou nossa rotina. Muitos se uniram num esforço conjunto para enfrentar o vírus e superar a crise. Queremos prestar uma homenagem àqueles que se esforçaram ao máximo para salvar vidas”, afirmou.

De acordo com o vereador, os homenageados foram trabalhadores da saúde que perderam suas vidas no cumprimento do dever e cada um deles deixou um legado, uma história que não será esquecida. De acordo com ele, a homenagem também se destina às famílias. “Sabemos que essas homenagens não são suficientes para compensar as perdas que cada uma dessas famílias teve, mas acreditamos que pode trazer algum conforto. Os homenageados foram heróis, heróis de verdade, não como aqueles dos quadrinhos. Pessoas que deram tudo de si. Suas contribuições nunca serão esquecidas, seus sacrifícios foram inestimáveis e suas memórias nunca serão apagadas”, declarou o parlamentar.

Marco Antônio Gamborgi, filho do homenageado Wilson Gamborgi, falou em nome das famílias dos homenageados. Ele perdeu o irmão gêmeo e o pai para a Covid-19. “Eu mesmo tive a doença e fui internado por uns dias. Imaginei que meu irmão teria saúde para enfrentar a Covid, caso fosse contaminado. Mas ele não resistiu e, um tempo depois, foi a vez do meu pai”, contou. Ele disse que tanto seu irmão como seu pai foram profissionais dedicados e que se esforçaram ao máximo para contribuir no enfrentamento da doença, “da mesma forma que todos os demais homenageados, e, nesse sentido, expresso gratidão à Câmara Municipal de Curitiba por esta iniciativa”, disse Marco Antônio.

Indenização
Luiz Felipe França, do Instituto Paranaense de Defesa dos Profissionais de Saúde, relatou que também perdeu seu pai recentemente, mas não foi em virtude do vírus da Covid-19. “Pude experimentar uma dor similar a que os familiares dos homenageados sentiram e me identifiquei com a situação”, comentou. França comentou que a Covid-19 trouxe questões jurídicas relacionadas à ética profissional dos médicos e a outras situações que, de acordo com o advogado, merecem atenção, “é o caso da lei federal 14.128/2021, que trata da indenização para as famílias de profissionais da saúde que perderam a vida durante o enfrentamento do vírus”, destacou.

O pastor Marcos Amorim contou que sua mãe queria ser enfermeira, mas as dificuldades foram maiores do que o sonho. “Ela casou, teve 17 filhos e perdeu os 11 primeiros em abortos espontâneos. Depois teve mais 6, sendo que 4 se tornaram enfermeiros. Eu fui um deles”, disse o pastor. Amorim trabalhou como enfermeiro por 33 anos. “Isso tudo faz com que eu me emocione numa homenagem como esta, proposta pelo vereador Ezequias. Que participação fantástica os homenageados tiveram nesse cenário crítico da pandemia”, disse o religioso. “Essas pessoas foram anjos que ficaram hospedados nas casas de vocês”, finalizou. 

Homenageados

Darci Teixeira, representando o homenageado Dr. Antônio Kuzmicz. O homenageado nasceu em Curitiba, em 1949. Formou-se pela Universidade Federal do Amazonas e foi subdiretor do Hospital Militar de Florianópolis. Após reformar-se, atuou na unidade de saúde Vila Pompéia, em Curitiba.

Susan Macedo, mãe da homenageada Ana Claudia de Macedo. Cristã, musicista e enfermeira, Ana sempre fez tudo o que gostava com facilidade e paixão imensa. Servindo a Deus, sempre disposta e com fé, cuidava dos pacientes com a mesma dedicação com que cuidava de seus familiares.

Claudio Trink, viúvo da homenageada Cláudia Alves Figênio. Uma mulher guerreira. Desde jovem, Cláudia já integrava o Sistema de Saúde Pública da prefeitura de Curitiba. Trabalhou como agente de saúde na Unidade Augusta até o final da vida. Deixa um legado orgulhoso do que fez para sua família e para todos.

Evelyn Cristina, filha da homenageada Iracema de Oliveira Nascimento. Filha prestativa, religiosa, esposa dedicada, mãe forte, avó amorosa, Iracema cuidou de três filhos. Profissional exemplar, sempre procurando se aperfeiçoar para entregar às pessoas o melhor em cada atendimento. Se formou como técnica e como auxiliar de enfermagem, além de se graduar em Administração e Teologia.

Gertrudes e João Carlos, pais da homenageada Karen Carla Blasckovsky Marques Zamperlini. Nascida em 3 de agosto de 1979, foi casada com Anderson Luis. Formada em enfermagem pela Universidade Tuiuti em 2004, trabalhou como enfermeira da prefeitura de 2010 a 2021.

Nelson Sant anna de Oliveira, pai da homenageada Marilete Sant Anna de Oliveira. Auxiliar de enfermagem, Marilete sempre trabalhou com esmero e dedicação. Prestativa, atenta às necessidades das pessoas em geral e da família.

André Luis, amigo do homenageado Dr. Caio Martins Guedes. Nascido em Taguatinga (TO), em 1987, Caio fez residência em ortopedia e traumatologia no hospital Angelina Caron, em Curitiba, onde atuou até seus últimos dias.

Lorena Oliveira Gamborgi, viúva do homenageado Dr. Marco Aurélio Gamborgi. Nascido em 1963, formado pela PUC, atuava como cirurgião plástico. Prestava serviços como médico no Centro de Fissuras de Curitiba.

Estela Marisa Gamborgi, viúva do homenageado Dr. Vilson José de Castro Gamborgi . Nascido em 1943, Vilson se formou pela UFPR em 1960, onde se especializou em ginecologia e obstetrícia. Em 1965 adquiriu um hospital em Santa Felicidade, no qual atuou até 2004.

Marilda Marinho Prezibella, representando o homenageado Dr. Cezar Augusto Presibella. Nascido em 1948, Cezar se formou em medicina pela UFPR em 1980. Especializou-se em medicina do trabalho e fundou a empresa Delta Medicina do Trabalho. Foi presidente da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho.

Jaciel Zem, representando a homenageada Alessandra Lourenço Gouvêa Zem. Nascida em 79. Sempre teve atuação profissional exemplar e trabalhou por 14 anos na área da saúde, cuidando de muitos. É lembrada com carinho por familiares e amigos.

Vânia Ferreira, representando a homenageada Waleria Ferreira Revoredo . Profissional dedicada, trabalhava com crianças portadoras de deficiência e em uma Instituição de longa permanência para Idosos, em Curitiba.

Eliseu Ramos, filho da homenageada Miguelina Ramos da Rocha. Trabalhou como enfermeira no Hospital Evangélico de Curitiba e no Hospital de Clínicas por 25 anos. Miguelina era conhecida por tratar os pacientes, estudantes e outros profissionais com muito carinho e dedicação. Deixa um legado de dedicação e amor à profissão que continuará a inspirar muitas pessoas.

Vitor Hugo, filho do homenageado Wagner Marques do Nascimento. Servidor público por 24 anos, Wagner trabalhou nos últimos anos de carreira na Unidade de Saúde da Vila Nossa senhora da Luz, lugar onde cresceu. Foi conhecido por sua maneira única de atender as pessoas e por sempre tentar dar o melhor para aqueles que precisavam do seu trabalho.

Rosélia Carneiro, viúva de Paulo Eduardo Carneiro da Silva. Nascido em 1961, formou-se em 1987 pela Faculdade Evangélica. Paulo foi Profissional exemplar e temente a Deus.