Câmara homenageia professor e teólogo

por Assessoria Comunicação publicado 18/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h42

Com as galerias lotadas, em uma das sessões solenes mais concorridas do ano, a Câmara Municipal entregou, na noite desta quinta-feira (17), o título de Cidadão Honorário ao professor Mario Antonio Betiato. A proposta, de iniciativa do vereador Pedro Paulo (PT), foi aprovada por unanimidade na Casa. A sessão, presidida pelo vereador José Aparecido Alves (PSB), o Jotapê, contou com a presença de familiares, amigos, alunos e ex-alunos, professores, colegas de trabalho, militantes e líderes de comunidades.
No discurso de saudação, Pedro Paulo falou sobre a trajetória de vida do homenageado, enumerando as diversas atividades desenvolvidas pelo professor ao longo de sua vida. Ressaltou sua dedicação à educação e a importância desta para a construção social da cidadania. Afirmou que a força e o entusiasmo sempre marcaram a personalidade do professor e que, sem dúvida, a opção pelo magistério foi um maneira de lutar pelos pobres e excluídos. Lembrou, ainda, da atuação de Betiato em Zâmbia, onde mais uma vez, por seu desprendimento, trabalhou em prol dos menos favorecidos como assistente social.
Depois de receber o título, o professor proferiu discurso de agradecimento, dizendo que repartia com todos os cidadãos anônimos a homenagem recebida, pois existem muitas pessoas que merecem a premiação e que não são nominadas. Disse ainda sentir-se muito honrado e feliz, já que tinha certeza de que o título não era uma iniciativa eleitoreira. Agradeceu a seus filhos, “alavanca de sua vida”, à sua falecida esposa, sogros, familiares, amigos, agentes de pastoral, líderes de comunidade, salientando que, sem a contribuição de cada deles, sua trajetória de vida não seria a mesma. Enfatizou também a necessidade de acreditar que se é capaz de viver plenamente a cidadania para se fazer a diferença. ”O mundo precisa de cidadãos que saibam fazer a diferença”, concluiu o teólogo.
Presenças
Estiveram presentes à solenidade César Tadeu Bassani, representando o prefeito Cassio Taniguchi; Maria José Soares de Mendonça, representante dos movimentos populares e vereadores, entre eles Paulo Salamuni (PMDB), Julieta Reis (PFL) e os petistas Nilton Brandão e Paulinho Lamarca.