Câmara homenageia os policiais militares

por Assessoria Comunicação publicado 08/08/2005 19h00, última modificação 28/05/2021 10h48
A Polícia Militar será homenageada na Câmara de Curitiba com sessão solene nesta terça-feira (9), a partir das 16h. A cerimônia faz parte das comemorações dos 151 anos da corporação. A saudação será do vereador Mario Celso Cunha (PSB), que vai falar em nome dos demais parlamentares, e do comandante-geral da PM, coronel David Antônio Pancotti.
Segundo o capitão Bruno, assessor de imprensa da corporação, "a história da PM mostra honrosa participação em episódios que marcaram a vida nacional", combatendo na Guerra do Paraguai em 1865, Revolução Federalista, em 1893, e na Guerra do Contestado, em 1913, entre outras.
Evolução
A Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de agosto de 1854, como Companhia da Força Policial, pelo presidente da nova Província, Zacarias de Góes e Vasconcelos, que nomeou o capitão de 1ª linha do Exército Imperial, Joaquim José Moreira Mendonça, para organizar a corporação, composta por 67 homens.
"A Polícia Militar cresceu junto com o Paraná, adaptou-se aos nossos dias, evoluindo com a sociedade. Hoje, está voltada aos anseios da comunidade, integrando-se a ela através do policiamento comunitário, garantindo a paz e a proteção de vidas e bens a toda comunidade, sempre presente nos 399 municípios do nosso Estado, atuando ostensiva e preventivamente nas cidades, nas matas e estradas", explica o capitão. O efetivo policial hoje é composto de 17 mil homens, distribuídos em 18 batalhões de área e nove unidades especiais. "Neste mês, o governador Roberto Requião deve inaugurar mais um batalhão em Toledo", comenta.
A principal missão da PM, segundo o capitão Bruno, é o policiamento ostensivo, preventivo e ou repressivo fardado. "A corporação está voltada ao policiamento junto às comunidades, através da filosofia do policiamento comunitário." Como exemplo, cita os projetos Povo, Patrulha Escolar e o Proerd.