Câmara homenageia Mulheres Empreendedoras de 2019

por Assessoria Comunicação publicado 25/04/2019 08h30, última modificação 05/11/2021 08h06

Nesta quarta-feira (24) a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu a sessão solene de entrega do Prêmio Mulheres Empreendedoras 2019. Instituído pela lei municipal 12.191/2007 e regulamentado pela lei complementar 109/2018 o prêmio homenageia mulheres que se destacaram em atividades de empreendedorismo na direção de empresas, cooperativas, voluntariado e associações curitibanas, assim como nas áreas da indústria, artesanato, comércio e serviços. A cerimônia foi conduzida pelo vereador Tito Zeglin (PDT), 1º vice-presidente da Câmara.

A vereadora Maria Letícia saudou as homenageadas. De acordo com ela, “sempre coube à mulher um papel secundário, mas o empreendedorismo feminino tem funcionado como uma ferramenta de igualdade social”. Para a parlamentar, ainda hoje mulheres chegam a receber salários 50% inferiores aos oferecidos aos homens para o desempenho da mesma função. Outro fator que dificulta a vida das mulheres é a chamada “dupla jornada”, que acontece quando a mulher tem de cumprir obrigações caseiras após o dia de trabalho. Além disso as mulheres têm de lidar com o aumento da violência doméstica e do feminicídio. “Então por que as mulheres empreendem? Porque são idealistas”, disse ela.

Confira todas as fotos da solenidade na página no Flickr da CMC.

Para Maria Letícia, a presença das mulheres no empreendedorismo traz uma nova visão para os negócios e incentiva outras mulheres a empreenderem. A vereadora lembrou de mulheres que contribuíram para o avanço histórico, como por exemplo, as sufragistas, as mulheres na revolução industrial, Simone de Beauvoir e outras. No entendimento da vereadora, o empreendedorismo feminino é uma revisão do próprio modelo de sociedade que apresenta características inclusivas. “Mulheres conquistam protagonismo e muito mais espaço gerando renda, empregos e oportunidades de crescimento para mais mulheres”, disse Maria Letícia, que finalizou: “vocês são inovadoras, criativas, transformadoras e revolucionárias”.

Agradecimento
Joseane Cristina Knop agradeceu em nome das demais homenageadas. Para ela nenhum dever é maior do que a gratidão. “O gesto dos vereadores tem muito mais importância do que uma medalha ou troféu. Ele ficará no coração das homenageadas dessa noite”. Joseane perguntou às suas colegas de prêmio se elas imaginavam, que se tornariam “mulheres bombril” [de 1001 utilidades]: dona de casa, amiga, esposa, filha, conselheira, enfermeira e, às vezes, bombeira. “Mas tendo a certeza da missão cumprida no final do dia”. “Fomos reconhecidas em nossas escolhas e temos certeza de que estamos no caminho certo”, concluiu.

Homenageadas
As homenageadas foram Maria Dolores Kauling, por Geovane Fernandes (PTB); Marina Massucheto Portella, por Felipe Braga Côrtes (PSD), vereador licenciado; Nadia Hammoud, por Julieta Reis (DEM); Neli Rodrigues da Mata, por Professor Silberto (MDB); Patrícia Aisengart Aciolly, homenageada de Tito Zeglin (PDT); Ramza Calixto Nasser, de Katia Dittrich (SD); Regina Zanchet, de Bruno Pessuti (PSD); Roseni Ribeiro Viana, de Maria Manfron (PP); Suzana de Mello Miranda, de Marcos Vieira (PDT); Tatiana Schuchovsky Reichmann, de Professor Euler (PSD); e Terezinha Pereira Ganem, de Mauro Bobato (Pode).

Também foram indicadas Carla Negochadle, por Fabiane Rosa (DC); Caroline Czelusniak Zambão, por Osias Moraes (PRB); Christiane Pereira da Silva, por Zezinho Sabará (PDT); Eliana de Carvalho Lima, por Ezequias Barros (PRP); Joseane Cristina Knop, por Paulo Rink (PR); Leonice Bertani, por Serginho do Posto (PSDB); Lucimara Krul, por Oscalino do Povo (Pode); Marcia Leocadia Correia, por Toninho da Farmácia (PDT); e Marelisa Volpatok, por Mauro Ignácio (PSB). Veja a biografia das homenageadas (aqui).

Mesa e demais autoridades
Compuseram a mesa as seguintes autoridades: vereador Tito Zeglin (PDT), 1º vice presidente da Casa; vereador Professor Euler (PSD), 2º secretário da Câmara; Maria Leticia Fagundes (PV) 4ª secretaria da Câmara; Serginho do Posto (PSDB), ex-presidente da Câmara; tenente coronel André Ferreira Alves Machado, representando o comandante da 5ª Divisão do Exército, general de divisão Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; major intendente Rafaella Suzin, representando o comandante do Cindacta II, coronel aviador Marcos Kentaro Adachi; 1ª tenente Caroline Barbosa, representando o comandante do 1º CRPM, coronel Péricles de Matos; Felipe Braga Côrtes, vereador licenciado e diretor do Departamento da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná; e a delegada chefe da Coordenadoria das Delegacias da Mulher Marcia Rejane Vieira Marcondes, representando o secretário de estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell.

Estavam também presentes os vereadores Toninho da Farmácia (PDT); Mauro Bobato (Pode); Maria Manfron (PP); Zezinho Sabará (PDT); Geovane Fernandes (PTB); Mauro Ignacio (PSB); Osias Moraes (PRB); Ezequias Barros (PRP); Oscalino do Povo (PODE); Professor Silberto (MDB); Marcos Vieira (PDT); e professor Matsuda (PDT). Também presentes estavam a professora Elaine Kulcheski e a procuradora geral do município Vanessa Volpi Ballagard Palácios, representando o prefeito municipal em exercício Eduardo Pimentel.