Homenageados destaques curitibanos do esporte

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 18/05/2022 17h10, última modificação 19/05/2022 13h29
Vereadores entregaram, durante a semana, diplomas do Mérito Esportivo e de outras honrarias.
Homenageados destaques curitibanos do esporte

Um dos homenageados desta semana foi o atleta e treinador Athayde Baganha, por iniciativa de Oscalino do Povo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recepcionou em plenário, nesta semana, destaques do esporte e de outras áreas. Na sessão de segunda-feira (16), o Legislativo concedeu o prêmio Mérito Esportivo a Athayde Baganha, atleta de futsal curitibano. Indicado por Oscalino do Povo (PP), o homenageado também é capitão do Exército Brasileiro (024.00004.2020). 

Baganha já participou dos Jogos Abertos do Paraná, tanto como atleta quanto como treinador. Também já jogou por seleções como a Universitária Paranaense de Futsal e a Militar de Futebol da Força de Emergência da ONU no Oriente Médio. Atualmente é responsável pelo grupo de peladas Cap. Peres, o mais antigo do Brasil. 

Na sessão de terça (17), foi a vez de Marcelo Fachinello (PSC) receber indicado ao Mérito Esportivo. O homenageado foi Francisco Porath Neto, técnico da seleção brasileira de ginástica artística (024.00003.2021). Como ele estava em Porto Alegre (RS) para uma competição, quem recebeu o diploma foi a mãe do homenageado, Vera Lúcia de Carvalho. 

“O curitibano treinou a atleta Rebeca Andrade, que alcançou o melhor resultado de uma mulher brasileira na história dos Jogos Olímpicos, com duas medalhas em Tóquio, desde que ela tinha sete anos de idade", explicou Fachinello. O vereador também homenageou, na última terça, com o prêmio Cidade de Curitiba, outro destaque da ginástica artística: o atleta curitibano Ronaldo Ferreira (023.00005.2021). 

Mais conhecido como Rhony, ele é formado em Educação Física pela UFPR, foi atleta das seleções de ginástica da capital, do estado e do Brasil. Atualmente preside o Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin) e também o Clube Agir (Associação de Ginástica Rítmica de Curitiba), que têm ginastas na Seleção Brasileira.

 

Congratulações e aplausos
A sessão de terça ainda contou com a entrega de votos de congratulações e aplausos ao projeto social Pernas Solidárias CWB. Por iniciativa de Alexandre Leprevost (Solidariedade), foi reconhecido o trabalho dos irmãos responsáveis pela idealização do projeto em Curitiba, em 2020  (077.00153.2022). A iniciativa atualmente conta com seis coordenadores, todos voluntários. 

“O projeto Pernas Solidárias em Curitiba começou através da iniciativa de Renan Lopes Leme, corredor há mais de 8 anos e que tem um irmão, Allan, que é pessoa com deficiência [PcD]”, contou Leprevost. "Através das redes sociais ele conheceu o Pernas Solidárias de Joinville e a partir daí conseguiu comprar um triciclo para transporte de crianças, fazendo algumas adaptações para participar de corridas com o Allan”, completou. 

Direitos humanos
Também na sessão plenária de terça, o presidente da Câmara, Tico Kuzma (Pros), concedeu diploma do prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos. O homenageado foi o idealizador e coordenador do Café Solidário, Carlos Henrique Staes, que distribuiu mais de 35 mil refeições para pessoas em risco social, em pouco mais de um ano, em parceria com o programa da prefeitura Mesa Solidária (103.00014.2021). 

“O Café Solidário, além dos lanches servidos gratuitamente durante a semana, é responsável pela refeição em um domingo do mês em outros pontos do Mesa Solidária. Atualmente, são três locais: além do Restaurante Popular do Capanema, o Restaurante Popular da Rui Barbosa, no Centro, e o Centro POP Plínio Tourinho, no Rebouças”, explicou Kuzma. 

Educação e cultura
Já na sessão desta quarta-feira (18), o Legislativo entregou diplomas do prêmio Professor João Crisóstomo Arns, destinado a destaques da educação e da cultura. A primeira homenageada, indicada por Zezinho Sabará (União), foi a servidora pública Sonia Regina Lorenzon, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Itacolomi, no bairro CIC (026.00017.2020). 

“A professora Sonia Lorenzon merece ser homenageada pela atuação exemplar no desempenho de suas funções ao longo de 26 anos de trabalho dedicado à educação”, afirmou Sabará. Outro vereador que entregou o prêmio Professor João Crisóstomo Arns foi Tito Zeglin (PDT). Ele homenageou a artista plástica Melinda Gutierrez. Natural de Florianópolis (SC), ela também é poeta e escritora (026.00017.2021). 

Requerimentos debatidos
Os vereadores também aprovaram, nesta semana, diversos requerimentos de votos de congratulações e aplausos. João da 5 Irmãos (União), na última segunda, reconheceu o trabalho dos quatro músicos da banda Senhor da Guerra: Ismael Rodrigo Toler (077.00196.2022), Eder Jean Nepomuceno (077.00197.2022), Arlindo Vicente Bernardo (077.00199.2022) e Wilson Cidral (077.00200.2022). 

Nesta quarta, Sidnei Toaldo (Patriota) defendeu os votos de congratulações ao médico João Cláudio Campos Pereira, em especial pela dedicação do homenageado no enfrentamento à pandemia da covid-19 (077.00190.2022). As sessões plenárias e homenagens são transmitidas ao vivo pelos canais da CMC no Youtube, Twitter e Facebook. 

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva