Câmara homenageia campeões de patinação e diretor candidato ao Oscar

por João Cândido Martins — publicado 04/11/2021 15h08, última modificação 04/11/2021 15h08
Homenagens são entregues a personalidades que se destacam em suas áreas de atuação
Câmara homenageia campeões de patinação e diretor candidato ao Oscar

Mauro Ignácio entregou homenagem ao patinador artístico Thiago Tortato e à equipe campeã brasileira de patinação. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba reconheceu o trabalho de atletas, artistas, clubes, personalidades e empresas que se destacam em suas áreas de atuação. As homenagens foram entregues ou votadas na sessão da última quarta-feira (27), entre elas ao patinador top 10 mundial Thiago Tortato; às patinadoras campeãs do Brasileiro de Patinação; ao diretor de cinema Aly Muritiba, responsável pela série do caso Evandro na Netflix e candidato ao Oscar com seu filme Deserto Particular; e outras. 

Mauro Ignácio (DEM) homenageou a Associação dos Pais e Amigos dos Patinadores Artísticos de Curitiba (Apac) com um voto e louvor e congratulações pelos 20 anos de existência (077.00256.2021). O parlamentar concedeu um voto de congratulação e louvor ao patinador Thiago Tortato, que entrou para o TOP 10 mundial no último Roller Games Barcelona 2019, o maior evento de Patinação artística do mundo.  A premiação foi entregue somente agora em função da Pandemia de Covid-19. 

Durante a 2ª parte da Ordem do Dia, foram lidos e votados os requerimentos referentes a outros votos de louvor e congratulação, entre eles, o proposto pelo vereador Professor Euler (PSD), que indicou Aly Muritiba, o diretor de cinema e televisão que esteve à frente do seriado “O Caso Evandro”, que tratou do homicídio do menino Evandro Caetano na cidade Guaratuba, em 1992. Seu filme Deserto Particular foi indicado como o representante brasileiro na disputa ao Oscar referente ao ano de 2020. O prêmio Oscar é o mais conhecido entre as premiações concedidas pela indústria cinematográfica. 

Patinação
Mauro Ignácio destacou que a Apac, em seus 20 anos, treinou mais de mil patinadores que conquistaram mais de 5 mil medalhas em campeonatos nacionais e internacionais. Estavam presentes à sessão plenária Cintia Paintner, presidente da Apac e Fabiana Consentino, técnica da seleção brasileira de patinação artística. “Sei dos esforços e dos méritos da Apac”, comentou o vereador. 

Entre estas muitas premiações, que levaríamos a manhã toda para listar, os patinadores da Apac receberam títulos que eram inéditos para Curitiba e o Paraná”, ressaltou Ignácio. Para o vereador, a concessão do voto de louvor e congratulação a Thiago Tortato (024.00024.2021), que compareceu à sessão acompanhado por seu pai, Cícero Tortato, é uma consequência direta dos resultados positivos obtidos pelo patinador, entre eles, o ingresso na lista dos 10 praticantes de patinação artística mais importantes do mundo. Tortato entrou nesse rol após sua participação no Roller Games Barcelona, realizado em 2019. “Conquistas como essa elevam o nome de Curitiba, daí a homenagem”, ressaltou Ignácio. 

Ele também mencionou as duas medalhas de ouro recebidas por patinadoras da Apac no último Campeonato Brasileiro de Patinação realizado entre os dias 5 e 8 de agosto de 2021, na cidade de Santos (SP). As patinadoras Gabriela de Camargo Fischer e Isabella Andrade (filha de Patrícia Andrade, servidora da CMC), ambas presentes à sessão, receberam nas modalidades Grupo de Show (077.00215.2021) e Quarteto (077.216.2021) no Campeonato Brasileiro. O vereador Mauro Ignácio ainda lembrou que está em execução no bairro de Santa Felicidade a instalação do Centro de Excelência de Patinação Artística do Paraná, cujo espaço foi concedido pelo município, conforme decreto assinado pelo prefeito Rafael Greca, em agosto de 2019. 

Candidato ao Oscar
Foi do vereador Professor Euler, a iniciativa de conceder o voto de congratulações e louvor (077.322.2021) ao diretor de cinema e televisão Aly Muritiba, baiano residente em Curitiba que dirigiu a série “O Caso Evandro”, produzida pela Netflix. Feita com base no Podcast produzido e apresentado por Ivan Mizanzuk, a série trata do assassinato do garoto Evandro Caetano, na cidade de Guaratuba em 1992. Ele também é o diretor do filme Deserto Particular (2021), escolhido para ser o representante brasileiro na disputa ao Oscar de filme estrangeiro. O prêmio é concedido anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, sediada na Califórnia, Estados Unidos. 

Euler esclareceu que para o filme ter condições de ser premiado por Hollywood, é necessário que ele seja exibido no circuito internacional. “Nesse sentido, o voto de louvor contribui para a visibilidade do homenageado e de sua obra”. Em aparte, o vereador Renato Freitas (PT) observou que Muritiba foi também o diretor de uma trilogia de filmes que abordava o sistema prisional brasileiro, sendo que o próprio Muritiba trabalhou como agente carcerário, sendo, portanto, um conhecedor da realidade das prisões brasileiras. Os filmes dirigidos por Muritiba sobre este tema foram: “A Fábrica” (2011), “A Gente” (2013) e “Pátio” (2013). Também sob sua direção foram lançados os filmes: “Circular” (2011), “Para Minha Amada Morta” (2015), “Tarântula” (2015) e “Ferrugem” (2018). 

Outras homenagens
O vereador Tico Kuzma (Pros), presidente da Câmara Municipal de Curitiba, teve aprovada sua proposição de voto de louvor e congratulações ao publicitário Rodrigo Sanches pelo trabalho de marketing esportivo realizado junto ao Paraná Clube (077.00325.2021). Sérgio R. B. Ballaguer, o Serginho do Posto (DEM), ex-presidente da CMC, teve aprovado seu requerimento de voto de congratulações e louvor ao Paranapetro (antigo Sindicombustíveis - PR) pela passagem de seus 64 anos de fundação (77.00318.2021). O time União Capão Raso Futebol Clube foi agraciado pelo vereador Mauro Bobatto (Pode) com um voto de louvor e congratulações, que foi aprovado pelos demais vereadores (077.00324.2021). 

O vereador Sidnei Toaldo (Patriota) propôs dois votos de louvor e congratulação. Um deles, para a Confraria Amigos da Bola, em razão dos seus 10 anos de existência (077.00311.2021). O vereador Toaldo destacou a figura do ex-vereador e ex-deputado José Domingos, que está à frente da Confraria. “Domingos é um conhecedor e um incentivador dos times que disputam a Suburbana, sempre homenageando atletas, técnicos, diretores e todos os envolvidos”, declarou o parlamentar. Ele ainda lembrou que no dia 8 de novembro será realizado um jantar comemorativo da Confraria na Churrascaria Marumby. O vereador também concedeu um voto de louvor à Churrascaria Amantino, pela passagem dos seus 56 anos de existência (077.312.2021).

Outro voto de louvor votado na mesma sessão foi o concedido pelo vereador Ezequias Barros (PMB), e teve como homenageado Paulo Francisco Coelho Soares (077.00323.2021), médico que atuou como secretário de saúde do município de Fazenda Rio Grande; foi sócio fundador da Policlínica do Pinheirinho, aonde atendeu por 22 anos; trabalha regularmente no Sítio Cercado, fazendo consultas ortopédicas para a população menos favorecida; e atende o ambulatório e faz cirurgias de ombro, joelho e coluna pelo SUS, além de ser chefe do serviço de ortopedia e traumatologia, no Hospital Madalena Sofia de Curitiba.

Alexandre Leprevost (Solidariedade) também propôs dois votos de louvor. Um deles dedicado à empresa Vitao Alimentos, especializada em produtos saudáveis, especialmente os voltados para os diabéticos (077.319.2021). O vereador entende que a empresa presta um serviço importante ao possibilitar ao público que sofre com as limitações da diabetes, produtos em acordo com suas necessidades. Também aprovado foi o voto de louvor proposto por Leprevost ao coronel Kazuhiko Toda, comandante do Cindacta de Curitiba (077.321.2021). De acordo com o parlamentar, o coronel já será homenageado com o título de cidadão honorário por iniciativa do vereador Hernani (PMB), mas ele também quis homenagear o coronel.