Câmara homenageia agentes de saúde

por Assessoria Comunicação publicado 20/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h15

Agentes comunitários que fazem parte do Programa Agente Comunitário de Saúde (PACS), criado pelo Ministério da Saúde, para reduzir a mortalidade infantil, foram homenageados pela Câmara Municipal de Curitiba, em sessão especial realizada na noite desta quarta-feira (19), proposta pelo vereador Fábio Camargo (PFL).
O prefeito Cassio Taniguchi e o secretário municipal da Saúde, Michele Caputo Neto, prestigiaram a cerimônia, conduzida pelo vereador Osmar Bertoldi (PFL). Autoridades, familiares e amigos lotaram o plenário do Palácio Rio Branco. O vice-prefeito, Beto Richa, e o deputado estadual Luciano Ducci também prestigiaram o evento, que formalizou o reconhecimento da comunidade pelo trabalho dos agentes comunitários, além de Moacir Train, presidente da Associação dos Agentes Comunitários (a quem coube agradecer em nome dos homenageados) e de João Ferreira, presidente da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana.
Acompanharam o evento, os vereadores Jônatas Pirkiel (PL), Julieta Reis (PFL), Angelo Batista (PP), Roseli Isidoro e Adenival Gomes, ambos do PT, e o vice-presidente do Legislativo, Sabino Picolo (PFL).
Qualidade no atendimento
Todos os pronunciamentos das autoridades enalteceram o relevante serviço prestado pelo agente comunitário da saúde, que é o primeiro a ser procurado pela população, nas situações de emergência ou aconselhamento. Como bem frisou Fábio Camargo, “o agente surgiu com a necessidade cada vez maior da comunidade ter contato direto com as unidades de saúde”.
“A Câmara Municipal sendo conhecida como a Casa do Povo não poderia deixar de homenagear estas pessoas tão importantes para nossa cidade. Curitiba hoje é referência nacional e até internacional quando se fala em municipalização do atendimento da saúde. E isto se deve à visão estratégica e preocupada com o bem-estar social do cidadão”, ressaltou Camargo.
Além da homenagem prestada, os agentes comunitários da saúde receberam boas notícias do prefeito, que anunciou a implantação do bônus qualidade. Ao presidente da Associação, Moacir Train, ocorreu a entrega de um diploma de louvor, da Assembléia Legislativa do Paraná, através do deputado Luciano Ducci, como agradecimento ao trabalho desenvolvimento e que “modificou a qualidade do atendimento da saúde em Curitiba”.
Trabalho vigilante
Os agentes atuam em conjunto com as equipes das unidades de saúde na vigilância do bem-estar de mães, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Seu trabalho consiste no mapeamento das áreas que devem ser monitoradas e o cadastramento de famílias (em média 200, por agente), estimulando a comunidade a adotar práticas saudáveis de vida. As ações vêm ajudando a reduzir a mortalidade infantil, a combater a dengue, a evitar o agravamento de doenças, como diabetes e hipertensão, e aumentar a cobertura de vacinas.
O deputado estadual Luciano Ducci, que criou o Programa Mãe Curitibana, em 99, quando era secretário municipal da Saúde, lembrou que a mortalidade de cólon de útero reduziu de 112 a 48, já no primeiro ano. Na mesma época, o PACS foi criado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPPC).
Hoje, dos 1.170 agentes, escolhidos através de um processo de seleção semelhante ao vestibular, 300 estão sendo capacitados. Juntos, vão atender a 877,5 mil pessoas, o equivalente a 54% da população do município. Em 105 unidades de saúde, 42 oferecem o Programa Saúde da Família, 12 com especialidades, cinco 24 Horas, além de um hospital geral e um laboratório de análises clínicas.