Seminário da juventude traz pesquisadora da Unesco

por Assessoria Comunicação publicado 20/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h16

A especialista em temas juvenis e pesquisadora da Universidade Católica de Brasília e da Unesco, Miriam Abramovay, participará, na Câmara Municipal de Curitiba, do Seminário de Políticas Públicas para a Juventude, que será realizado no dia 28, das 14h às 18h, no Anexo II, por proposição do vereador Nilton Brandão (PT).
Miriam Abromovay é autora de inúmeros livros, entre eles "Violência na Escolas" e "Por um novo Paradigma do Fazer Políticas - Políticas de/para/com Juventude", publicados pela Unesco, e faz parte do "staf" de estudiosos que reconhecidamente acumulam elementos culturais para a discussão sobre a juventude no Brasil e no mundo.
Segundo o parlamentar, a pesquisadora, que tem se dedicado a analisar o universo de participação dos jovens na elaboração de programas de governo, questiona o processo fragmentado de implantação de políticas públicas para este setor no Brasil.
Abromovay também propõe uma participação mais efetiva dos jovens na própria elaboração dos projetos a eles destinados. "O debate sobre políticas com juventudes passa, nessa linha, pela formação política dos jovens no sentido de aprender a zelar pela coisa pública, acompanhar e cobrar a ação do Estado, exercendo a cidadania", explica.
Com a realização do seminário, o vereador Nilton Brandão dá continuidade à elaboração do projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Juventude, órgão destinado a implantar e discutir políticas para o setor, que tramita na Câmara. "No seminário realizado em setembro do ano passado tiramos algumas diretrizes que serão aprofundadas neste encontro, agregando sugestões dos próprios jovens para a criação do Conselho", explica o vereador, que é um dos co-autores do projeto.
Agenda jovem
O aumento da população juvenil tem despertado o interesse de estudiosos sobre este público específico e a "agenda jovem" está em pauta. Cada vez mais organizam-se eventos onde o jovem é estimulado a ser o protagonista de um mundo em transformação. O Festival Internacional da Juventude, a ser realizado em Barcelona, no mês de agosto, reunindo organizações juvenis de todo o mundo, é um exemplo. O "boom" de temas relacionados aos vários aspectos da condição juvenil acentuou-se a partir de 1985, quando a ONU instituiu o Ano Internacional da Juventude. No Brasil, a programação destinada aos jovens passou pelo Seminário "Agenda Jovem 2002", de iniciativa da Organização Brasileira da Juventude e o Manifesto aos Candidatos à Presidência da República, promovido pela Fundação Ayrton Senna em julho daquele mesmo ano. Segundo dados do IBGE, a população jovem no Brasil passa de 30 milhões e, no mundo, já chega a dois bilhões, sendo que a maioria está concentrada na América Latina e na Ásia.
Participação
Além da pesquisadora Miriam Abramovay, estão convidadas a participar do seminário na Câmara várias ONGs e entidades que atuam com o público juvenil.