Audiência pública discute adequação do Plano Diretor

por Assessoria Comunicação publicado 20/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h15

As adequações ao Plano Diretor foram discutidas em audiência pública nesta quinta-feira (20), na Câmara de Curitiba. A sessão, dirigida pelo presidente da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas, vereador Jorge Bernardi (PDT), ouviu as explicações de Ricardo Antonio de Almeida Bindo, assessor da presidência do Ippuc e coordenador geral das alterações, além da comunidade. De iniciativa do prefeito Cassio Taniguchi, o projeto está em análise na Comissão de Urbanismo.
Segundo Bindo, “o projeto que dispõe sobre a adequação do Plano Diretor ao Estatuto da Cidade indica as diretrizes gerais, regras básicas para que o município tenha assegurado seu desenvolvimento sustentável, envolvendo o direito à terra urbana, à moradia, saneamento, qualidade ambiental, mobilidade e transporte, serviços públicos, trabalho e lazer para as presentes e futuras gerações”.
O teor do documento contempla a maior parte das sugestões apresentadas nas audiências públicas e pelos principais setores envolvidos na produção do espaço urbano, como o empresariado, governo do Estado, Prefeitura, universidades e representantes de organizações sociais. “Será um valioso instrumento orientador para intervenção na questão urbana com mais eficiência, em processo contínuo e permanente, com a participação de moradores para que a comunidade seja beneficiária das ações”, comenta Bindo.
Adequações
A complementação do Plano Diretor, em vigor desde 1966, na gestão do então prefeito Ivo Arzua Pereira, atende à evolução e crescimento da cidade. Segundo Bernardi, as sugestões foram anotadas pela relatora do projeto, vereadora Roseli Isidoro (PT), e agora serão analisadas pela Comissão de Urbanismo. “A tramitação na Câmara iniciou com a apreciação na Comissão de Urbanismo. Depois o processo segue para Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Assim, pretendemos agilizar a tramitação”, justifica Bernardi.
Da audiência pública desta quinta-feira participaram, além de Bernardi e Roseli Isidoro, outros vereadores e também o deputado estadual Tadeu Veneri (PT).