Câmara faz minuto de silêncio por falecimento

por Assessoria Comunicação publicado 17/10/2007 19h40, última modificação 17/06/2021 11h50
Um minuto de silêncio foi dedicado ao assessor da liderança do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembléia Legislativa, Antônio Clarete Gualberto, no início da sessão plenária da Câmara de Curitiba, nesta quarta-feira (17). A solicitação foi iniciativa do vereador Pedro Paulo (PT), em respeito ao falecimento do assessor do partido, aos 44 anos de idade.
Em nota enviada pelo vereador André Passos (PT), a bancada petista municipal lamentou o falecimento, lembrando que, por longa data, “a história de vida de Gualberto foi marcada pela atuação em grandes e importantes momentos da construção partidária”.  Os vereadores também afirmaram que, “com a certeza, sua passagem por este mundo não foi em vão; que valeu a pena toda a luta, pois o companheiro Clarete deixou sua marca na construção de um mundo melhor”.
Trajetória
Gualberto trabalhava na Assembléia Legislativa desde 1992, quando foi nomeado coordenador político da liderança do PT. Foi assessor técnico de orçamento e políticas públicas da bancada e elaborou o planejamento participativo do partido para as eleições municipais do ano passado. Militante ativo do Partido dos Trabalhadores e membro do diretório estadual,  foi secretário agrário da legenda e tesoureiro do diretório municipal de Curitiba.
Com vasta experiência em campanhas eleitorais, assessorou Jorge Samek na candidatura ao governo estadual e Pedro Tonelli, ao Senado Federal em 1994; Nedson Micheletti, ao Senado Federal em 1998; Angelo Vanhoni, em 1996 e 2000, à prefeitura de Curitiba; Padre Roque Zimmermann, ao governo estadual; Edésio Passos e Flavio Arns, ao Senado Federal em 2002 e o deputado estadual Professor Luizão, à prefeitura de Pinhais em 2004.
Na juventude, estudou no seminário dos Freis Capuchinhos nas Mercês, em Curitiba. Trabalhou na Telepar, no banco Bamerindus, foi agente da Comissão Pastoral da Terra e assessor político da Central Única dos Trabalhadores (CUT).