Câmara entrega prêmios Cidade de Curitiba e Cultura e Divulgação

por Assessoria Comunicação publicado 26/03/2018 22h10, última modificação 26/10/2021 10h10

Em comemoração aos 325 anos de Curitiba, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene na noite desta segunda-feira (26) para prestar homenagens a cidadãos que se sobressaíram na capital. Foram entregues os prêmios Cidade de Curitiba a 19 pessoas e Cultura e Divulgação, a outras 16. "São prêmios que homenageiam personalidades locais que se destacaram em suas atividades nas áreas cultural, científica, de assistência social, educação, medicina, direito, segurança e empreendedorismo no município", lembrou o presidente da Câmara, vereador Serginho do Posto (PSDB), que abriu a sessão.

Confira todas as fotos dos homenageados no Flickr.

Ele fez um breve balanço do ano de 2017 e lembrou que foram entregues à prefeitura R$ 42 milhões provenientes de economias do Legislativo. "Devolvidos a Curitiba, para uso da prefeitura e atendendo outras áreas de serviço que o município presta. Foi um momento difícil de ajuste fiscal, a prefeitura teve que fazer adequações e a Câmara tem procurado colaborar e buscar condições para quem vive nesta cidade". Sobre o aniversário da cidade, ele lembrou que o "primeiro poder institucionalizado em Curitiba foi a Câmara Municipal, depois veio a prefeitura".

Julieta Reis (DEM) saudou os presentes em nome da Câmara e em seu discurso ressaltou a cultura urbana. "Cidades são compostas por pessoas que trabalham, confraternizam, constroem, participam das organizações sociais e políticas, dançam, cantam, fazem arte, especializam-se em profissões, contribuem com seus tributos neste grande condomínio urbano, colaborando com a sociedade, construindo suas famílias, seus amigos, seus grupos de atividades."

A parlamentar fez um breve relato sobre os momentos de transformação na história da capital, como a Emancipação Política do Paraná, em 1854, e o incentivo governamental à colonização, que trouxe alemães, italianos, japoneses, judeus, árabes, dentre outras etnias. "A vinda dos imigrantes transformou a sociedade rural, no início da era industrializada, com artífices e operários especializados." Citou a década de 1970 como a década da "transformação da cidade tímida na Curitiba moderna e imitada em todo o Brasil", com mudanças como ruas que viraram calçadões, uma melhor definição do sistema viário, o ônibus expresso, dentre outras.

Paulo Ricardo Schier, advogado e mestre em Direito Constitucional, falou em nome dos homenageados. "Recebemos nesta noite o reconhecimento de nossa atuação perante a sociedade nessa cidade. Somos o povo da cidade, que ama Curitiba, que sonha com uma sociedade mais justa e igualitária, o povo que vocês vereadores representam." Ele disse que, antes de escrever seu discurso, analisou a história de cada homenageado. "Pude observar que o que fizemos foi simplesmente exercitar ativamente a cidadania, não aceitar passivamente as injustiças. Cabe a nós transformar a sociedade para melhor". Segundo ele, "estamos aqui porque acreditamos que há algo que possamos fazer para nossa cidade".

Também estiveram presentes os vereadores Bruno Pessuti (PSD), Mauro Ignácio (PSB), Tico Kuzma (Pros), Cristiano Santos (PV), Fabiane Rosa (PSDC), Dona Lourdes (PSB), Mauro Bobato (PSB), Tito Zeglin (PDT), Professor Euler (PSD), Doutor Wolmir (PSC), Maria Manfron (PP), Zezinho Sabará (PDT), Marcos Vieira (PDT),  Noemia Rocha (PMDB), Goura (PDT), Ezequias Barros (PRP), Professor Silberto (PMDB), Jairo Marcelino (PSD) e Felipe Braga Côrtes (PSD).

Participaram da solenidade o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira, o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel (representando o prefeito Rafael Greca), o capitão Tarcísio Cruz Junior (representando o comandante do Cindacta II), o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Sinval Zaidan Lobato Machado, o vice-prefeito de São Joaquim (SC), Maurício Yamashiro, dentre outras autoridades.

Quem são os homenageados:

O prêmio Cidade de Curitiba homenageou 19 pessoas: Ariosvaldo Rocha; Arlindo Ventura; Carlos dos Santos Junior; Catarina Harue Yagueshita; Claudio Dalledone Junior; Denizete Monteiro; Dolores Mansur Escorsin; Edson Campagnolo; Eduardo de Oliveira Filho; Elgio João Presotto; Hiroyoshi Yamashiro; José Francisco Suriano; Larissa Tissot; Marta Maria Nunes; Maynard Moreira; Orivaldo Corcetti; Paulo Ricardo Schier;  Salete Maria Pires Costa; e Wesley Hummig. Confira o currículo de cada um deles aqui.

Outras 16 personalidades serão agraciadas com o prêmio Cultura e Divulgação: Alceni Vieira; Benedito de Paula; Claudio Fontan; Dan Ferreira; Dupla Letícia e Camila;  Eliete Maria Fernandes de Paula; Emilio Antônio Trautwein; Luiz Antunes Rodrigues; Mariano Kawka; Rafa Gomes; Reney Rodrigues Pereira; Rogério Afonso; Sonia Regina Martins; Stefan Geiger; e Willy Schumann. Confira o currículo de cada um deles aqui.