Câmara entrega "Pablo Neruda" e "Ecologia e Ambientalismo"

por Assessoria Comunicação publicado 11/12/2014 11h10, última modificação 28/09/2021 09h44

Em sessão solene realizada na noite de quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Curitiba homenageou personalidades que se destacam nas áreas ambientais e de direitos humanos. Os prêmios “Pablo Neruda de Direitos Humanos” e “Ecologia e Ambientalismo” foram entregues a 25 pessoas ou entidades, por meio de indicações de diversos vereadores. A sessão foi dirigida pelo presidente da Casa, vereador Paulo Salamuni (PV).

Entregue anualmente, o prêmio “Ecologia e Ambientalismo” foi instituído pela lei municipal 10.662/2003 e é voltado para pessoas ou instituições reconhecidas por sua ação a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos.

Ao todo, foram 14 os homenageados nesta área (decreto legislativo 02/2014): Alexandre Schlegel; Arlineu Ribas; Claudia Regina Bosa; Carlos Gomes; Daniela Biondi Batista; Elma de Lima Romanó; Francisco de Campos Carvalho; Ilderaldo Adamovicz; Instituto Sede de Vida; Luiz Carlos de Mattos; Osvaldo Navarro; Sandra Mara de Lemos; Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; e Terezinha Vareschi. (Veja abaixo as ações desenvolvidas pelos premiados).

Já a condecoração “Pablo Neruda de Direitos Humanos” – lei municipal 11.258/2004 – é concedida a cada dois anos àqueles que tenham se destacado na luta pelo direito à liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião, pela democracia e pela justiça social.

A honraria foi entregue a 11 personalidades ou entidades (decreto legislativo 04/2014): Antonio Narciso Pires; Associação Cultural Nova Acrópole de Curitiba; Associação de Caridade São Vicente de Paulo; Comunidade Bethânia; Deuza Avellar; James Alberti; Luiz Adão Marques; Marcelo Marques Fortunato; Nyck Maftum; Ong Anjos; e Socorro aos Necessitados. Veja abaixo as ações desenvolvidas pelos premiados.

Ações desenvolvidas - “Ecologia e Ambientalismo”


Como gestor de projetos da Secretaria de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, Alexandre Schlegel desenvolveu projetos de maximização no trato de resíduos orgânicos e ações voltadas à preservação e conservação do meio ambiente, bem como ajudou a desenvolver o primeiro Crematório Municipal do Paraná, localizado em Pinhais. A proposição foi de Jorge Bernardi (PDT).

Arlineu Ribas é servidor aposentado da Sanepar, exerceu funções na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e na Suderhsa. Atualmente desenvolve atividades como coordenador do Master Plan da Secretaria Executiva do Consórcio Intermunicipal de Resíduos da Região Metropolitana de Curitiba (CONRESOL). A proposição foi da vereadora Carla Pimentel (PSC).

Graduado em Biologia, com mestrado em Educação, Carlos Gomes possui experiência nas áreas de anatomia, fisiologia humana, ecologia e educação ambiental. Atua como professor nos cursos de medicina e biologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e como   coordenador do curso de saneamento e gestão ambiental na Faculdade Bagozzi. A proposição foi do vereador Geovane Fernandes (PTB).

Claudia Regina Bosa é bióloga e atua na coordenação da Divisão de Educação para Conservação da Fauna da Prefeitura de Curitiba. Mestre em Zoologia e doutora em Microbiologia e Parasitologia, é professora do curso de Conservação da Natureza da PUC/PR e de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Centro Universitário Uninter. A proposição foi de Tito Zeglin (PDT).

Engenheira Florestal, pesquisadora da área de arborização urbana e paisagismo, Daniela Biondi Batista atua como professora do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná. É coordenadora do projeto Trilha na Floresta, que visa proporcionar educação ambiental para crianças da rede pública de ensino de Curitiba e Região Metropolitana. A proposição foi do vereador Cristiano Santos (PV).

Elma de Lima Romanó é engenheira agronômica, ativista ambiental, escritora e pesquisadora, exerceu atividades de chefia no Instituto de Terras, Cartografia e Floresta e no Instituto Ambiental do Paraná. Professora e conferencista, ministra cursos de auditoria e perícia ambiental no Instituto de Engenharia do Paraná. A proposição foi de Paulo Salamuni (PV).

Francisco de Campos Carvalho é Ph.D. em bioquímica, possui graduação em Engenharia Agronômica, especialização em Energia Nuclear na Agricultura e em Comunicação Audiovisual. É professor da Universidade Federal do Paraná, coordena o Fórum Pró-Barigui, participa de comissões relativas ao meio ambiente e desenvolve trabalhos na área de cinema. A iniciativa foi de Bruno Pessuti (PSC).

Servidor Público desde 1980, com pós-graduação em Gestão Pública e Análise Ambiental, Ilderaldo Adamovicz atuou nas secretarias municipal e estadual do Meio Ambiente. Acompanhou a implantação de aterros sanitários, programas de educação ambiental, modernização dos cemitérios municipais e revitalização de avenidas. A proposição foi do vereador Beto Moraes (PSDB).

Fundado em 2009, o Instituto Sede de Vida tem como objetivo proporcionar, por meio de ações sustentáveis, educacionais, culturais e tecnológicas, a educação e a socialização de pessoas de baixa renda, propondo soluções na defesa de bens e direitos sociais relativos ao meio ambiente e à sustentabilidade. A iniciativa foi de Felipe Braga Côrtes (PSDB).    

Luiz Carlos de Mattos atua como coordenador-voluntário do Projeto Hortas Comunitárias do Vitória Régia, na Cidade Industrial de Curitiba. Lutando por melhorias na qualidade de vida dos moradores e pela proteção ao meio ambiente, desenvolve ações de conscientização para preservação ambiental em espaços urbanos e áreas degradadas. A proposição foi de Toninho da Farmácia (PP).

Osvaldo Navarro é arquiteto e ex-Presidente do IPPUC. Em 2012, teve sua propriedade localizada no Pilarzinho reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal. O Bosque da Coruja, onde construiu sua casa integrada à natureza, é considerado exemplo de projeto de arquitetura orgânica, e resultado de sua atuação e preocupação com a conservação do meio ambiente. A iniciativa foi de Julieta Reis (DEM).

Sandra Mara de Lemos é catadora de material reciclável há mais de 15 anos, é coordenadora dos catadores de materiais recicláveis da Associação Projeto Mutirão, que atuam na região do Bairro Novo e Sitio Cercado. Além de contribuir com o Programa Eco Cidadão, profere palestras sobre economia solidária, separação correta do lixo e reciclagem. A proposição foi do vereador Pedro Paulo (PT).

Pela realização da campanha Perpetóleo, também recebeu a homenagem o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A campanha, coordenada pelos missionários redentoristas, faz do santuário um posto permanente de coleta de óleo de cozinha usado. O material coletado, encaminhado para reciclagem, tem seu valor arrecadado aplicado nas obras sociais redentoristas e hoje sustenta a Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro para dependentes químicos. A iniciativa foi de Tico Kuzma (PROS).

Terezinha Vareschi é terapeuta, com experiência em integração holística. Mentora e guardiã da Reserva Airumã Estação Ambiental, ela elabora e coordena programas para o gerenciamento do estresse cotidiano junto à natureza, além de promover ações de educação ambiental à frente da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana. A proposição foi de Dona Lourdes (PSB).

Ações desenvolvidas - “Pablo Neruda de Direitos Humanos”

Antonio Narciso Pires é militante de direitos humanos, professor, publicitário, compositor, é presidente do Grupo Tortura Nunca Mais do Paraná. É autor e coordenador do Projeto “Depoimentos para a História – A Resistência à Ditadura Militar no Paraná” em parceria com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. A proposição foi de Jorge Bernardi (PDT).

Presente em 50 países ao redor do mundo, com sede em Bruxelas, a Associação Cultural Nova Acrópole foi fundada em 1990 em Curitiba. Tem como princípios a fraternidade, o conhecimento e o potencial humano. Disponibilizam cursos permanentes de filosofia, integração cultural e de resgate folclórico, além de desenvolver ações de voluntariado e de ajuda ao próximo. A iniciativa foi do vereador Cristiano Santos (PV).

Completando 51 anos de atividades, a Associação de Caridade São Vicente de Paulo é formada por um grupo de senhoras voluntárias que atuam junto à Paróquia São José, de Santa Felicidade. Realizam trabalhos manuais, bazares, ministram cursos profissionalizantes e auxiliam a Pastoral do Imigrante. Atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, que necessitam de abrigo, roupas, alimentos e remédios. A porposição foi de Aldemir Manfron (PP).

A Comunidade Bethânia iniciou suas atividades em Curitiba em 1998, como comunidade de acolhimento de  dependentes químicos e indivíduos socialmente vulneráveis. Desenvolve ações preventivas, encontros e aconselhamentos, proporcionando um ambiente tranquilo onde as pessoas possam encontrar seu próprio caminho na busca pela cura e recuperação. A iniciativa foi do vereador Geovane Fernandes (PTB).

Deuza Avellar é psicóloga especialista em traumas. Átua como coordenadora de expansão do Reage (Rede Cristã de Agentes de Prevenção e Proteção às Drogas) e da ONG Cerereso (Centro de Reabilitação Emocional e Reintegração Social), para pacientes pós-traumáticos queimados. Oferece consultoria nas áreas de família, voluntariado e qualidade de vida. A proposição foi de Carla Pimentel (PSC).

James Alberti é jornalista e defende a ética na gestão pública, bem como o zelo pelos direitos do cidadão. Através de um jornalismo investigativo, foi um dos responsáveis pela série de reportagens “Diários Secretos” levada ao ar pela RPCTV, que resultou no movimento “O Paraná que Queremos” e na implantação da Lei da Transparência na Assembleia Legislativa do Estado. A iniciativa foi de Dona Lourdes (PSB).

Advogado, professor de Processo Civil, Luiz Adão Marques ingressou na política para defender os ideais de uma sociedade justa, livre e solidária. Presidente do Diretório Estadual do PSDC, é apresentador do programa de variedades “Luiz Adão na TV”, da Rede Brasil de Televisão, onde aborda assuntos sociais e de interesse popular. A proposição foi de Chicarelli (PSDC).

Conselheiro terapêutico, Marcelo Marques Fortunato atua como coordenador de casas de recuperação para dependentes químicos da Congregação dos Padres Redentoristas.  Ganhador do prêmio “Valorizando a Vida”, desenvolve cursos, programas de recuperação da dependência, e coordena grupos de apoio para famílias e de atendimento individual para jovens. A iniciativa foi de Tito Zeglin (PDT).

Nyck Maftum e ativista, diretor e editor de cinema. Contribuiu com campanhas como “Seja você um Herói na vida real...Denuncie...disque 100”, dirigiu e idealizou o curta-metragem “Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” do Projeto Pró-Copa. Formado em Cinema Digital, dirigiu o longa “Caçadores de Espécies e o Símbolo Secreto”. A proposição foi de Toninho da Farmácia (PP).

A Ong Anjos foi fundada em 2007 e desenvolve assistência humanitária a egressos penais, dependentes químicos e seus familiares. Promove, coordena, e desenvolve programas profissionalizantes, projetos e serviços de assistência social e reabilitação que tem por objetivo a colocação profissional, inclusão social e resgate da dignidade civil dessas pessoas. A iniciativa foi de Felipe Braga Côrtes (PSDB).

Fundada em 1921, a Socorro aos Necessitados atua na área de assistência social para idosos, a fim de promover a dignidade e a inserção social. Considerada uma das mais tradicionais entidades assistenciais do Paraná, a instituição é mantenedora do Lar de Idosos Recanto do Tarumã e do Centro Dia Recanto do Tarumã, onde atende em média 140 idosos. A proposição foi da vereadora Julieta Reis (DEM).

Também participaram da solenidade o coordenador de Eventos Esportivos do Paraná, Mario Celso Cunha (representando o governador do estado); o assessor especial do gabinete do prefeito, Celso Torquato (representando o prefeito Gustavo Fruet); o major Paulo Antunes da Rocha (representando o comandante do Cindacta II); e o 1º tenente Marcelo Elias dos Santos (representando o comandante geral da Polícia Militar do Paraná).

Veja todas as fotas da solenidade no Flickr da Câmara Municipal.