Câmara encerra coleta de doações para Rio Bonito do Iguaçu nesta quarta

por Marcio Silva | Revisão: Gabriel Kummer* — publicado 25/11/2025 16h30, última modificação 25/11/2025 17h01
Ainda é possível doar em dinheiro, por meio do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap).
Câmara encerra coleta de doações para Rio Bonito do Iguaçu nesta quarta

Amanhã é o último dia para doar, no posto da Câmara de Curitiba, e ajudar os atingidos pelo tornado. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) encerra nesta quarta-feira (26) a coleta de doações para as vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu. Durante 18 dias, a instituição somou esforços com a Prefeitura para socorrer a população do município do Centro-Sul paranaense. A cidade foi devastada por um tornado no dia sete de novembro, o que gerou uma onda de solidariedade em todo o Brasil. 

Neste período, duas coletas de doações foram realizadas na Câmara pela Fundação de Ação Social (FAS), órgão responsável pelo transporte e pela distribuição dos donativos às famílias atingidas. Novas doações podem ser entregues no Legislativo, na portaria da praça Eufrásio Correia (entrada do Anexo 1), das 8h às 18h, sendo que a campanha recebe roupas, água mineral, alimentos e produtos de higiene pessoal.

>> Leia também: Jogo beneficente destina doações a Rio Bonito do Iguaçu

De acordo com o Governo do Paraná, quem ainda tiver interesse em ajudar pode doar por meio do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap), que tem como objetivo reforçar a capacidade de resposta dos municípios paranaenses atingidos por desastres. “Todo o valor arrecadado nesse momento será destinado à construção de moradias e assistência às vítimas. As doações, de qualquer valor, podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas. A chave Pix para esse fim é 52.807.487/0001-12 (CNPJ)”. 

“O governo estadual já encerrou a coleta de donativos nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, com 248 toneladas de doações recebidas. Outro dado importante é que 70% dos imóveis atingidos já receberam cobertura. Isso tudo é resultado de um grande trabalho - ainda em andamento - coordenado pelo Executivo estadual para recuperar a infraestrutura de Rio Bonito do Iguaçu e que conta com o apoio de todos os paranaenses. Agradecemos imensamente aqueles que vieram à Câmara Municipal trazer sua doação e demonstraram sua solidariedade aos atingidos pelo tornado”, declarou o presidente Tico Kuzma (PSD).

Segundo a Defesa Civil, 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu foi afetada. Mais de 700 pessoas ficaram feridas e sete morreram em decorrência do evento climático.
O tornado foi classificado como de categoria F3, com ventos que chegaram a 250 km/h, segundo o Simepar.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques