Câmara empossa dois procuradores jurídicos

por Márcio SIlva — publicado 03/11/2021 16h32, última modificação 03/11/2021 16h32
Novos servidores foram recebidos pela Mesa Diretora do Legislativo.
 Câmara empossa dois procuradores jurídicos

Os novos servidores foram recebidos no gabinete da presidência da Casa. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deu posse, nesta quarta-feira (3), a dois novos servidores, que foram aprovados no concurso público realizado em fevereiro de 2020. Os aprovados no cargo de procurador jurídico foram convocados mediante o edital 11/2021 e vão ajudar a recompor o quadro de servidores efetivos da CMC, defasado em função do número de aposentadorias registradas nos últimos anos.

A recepção aos procuradores João Flávio Capela de Amorim e Jesrael Soares Batista foi feita pelos vereadores Tico Kuzma (Pros), presidente da Casa, Alexandre Leprevost (Solidariedade), vice-presidente, Flávia Francischini (PSL), primeira-secretária, e Professora Josete (PT), segunda-secretária. O presidente destacou o importante papel da Procuradoria Jurídica, de apontar os melhores caminhos e evitar que falhas ocorram na administração pública. 

>> Confira aqui mais fotos da solenidade no Flickr da CMC.

“Ficamos felizes com a chegada de vocês. Espero que tragam a juventude, o conhecimento, para somar com a equipe que já está na ativa”, completou. Tico Kuzma reforçou que a CMC está revisando seu Planejamento Estratégico, sendo que os procuradores receberam a missão, a visão de futuro, o propósito e os valores da Câmara de Curitiba, documentos que integram o planejamento da instituição.

O vice-presidente Alexandre Leprevost (Solidariedade) assegurou que os procuradores ingressam na CMC em um momento “muito interessante, pois a Mesa Diretora tem estreitado o contato com os servidores, para que trabalhem em conjunto, objetivando o melhor para Curitiba”. “Como vereadora de primeiro mandato, posso dizer que aprendo aqui todos os dias, com servidores que são extremamente competentes. Sem dúvidas é um bom lugar para se estar e construir sua carreira”, emendou Flávia Francischini. 

Já Professora Josete (PT), que também é servidora pública de carreira, lembrou da necessidade de fortalecimento do serviço público. “Infelizmente passamos por um momento onde existem tentativas de criminalizar a política e o serviço público. Mas, para fortalecermos a instituição, precisamos de todos e todas articulados, mesclando experiência e renovação, isso pode funcionar muito bem”, concluiu a parlamentar.

Também acompanharam a solenidade a diretora-geral da CMC, Jussana Marques; a chefe de gabinete da presidência, Waléria Maida; a diretora de Gestão de Recursos Humanos, Amanda Moreno; o diretor da Procuradoria Jurídica, Ricardo Tadao; a diretora da Diretoria Jurídica de Administração, Juliana Fischer; a diretora da Diretoria Jurídica de Processo Legislativo, Priscila Perelles; o assessor especial de Projetos e Gestão, Thiago Soares; e os servidores da DGRH, Cristina Fonseca de Jesus e Karina Plaça Bialli.

O que é a posse?
A posse, que é um procedimento previsto no Estatuto do Servidor da Câmara Municipal, é o ato expresso de aceitação das atribuições, deveres e responsabilidades do cargo, formalizado com a assinatura de termo escrito, por meio físico ou digital, pelo empossado e pela autoridade competente. Na posse os candidatos também apresentam os originais da documentação, já foi enviada eletronicamente, e comprovam a inexistência de acumulação de emprego público ou privado, observada a compatibilidade, bem como as respectivas declarações de bens.

O certame, com 15.479 inscritos, foi organizado pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná. O Edital 1/2019, que iniciou o processo, foi publicado em cinco de novembro e previa o preenchimento de 37 cargos. Em 8 de julho de 2020, a CMC deu posse a 27 novos servidores aprovados no concurso. Em 1º de julho de 2021, outros 2 novos servidores foram empossados. Já em 1º de outubro, foram empossados mais 5 técnicos administrativos. Considerando a posse desta quarta, a Câmara recebeu um total de 36 novos servidores do certame de 2020 (saiba mais), sendo que alguns repuseram vagas de aprovados que acabaram pedindo exoneração.