Câmara e UFPR assinam convênio para utilização de software livre

por Assessoria Comunicação publicado 15/09/2005 16h25, última modificação 31/05/2021 15h27
Foi assinado nessa quinta feira (15), na presidência da Câmara de Curitiba, convênio de repasse de tecnologia entre a Casa e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com a parceria, a Câmara vai migrar todos os sistemas de informática utilizados para softwares livres, usando a tecnologia desenvolvida pela universidade, considerada referência nacional. “O trabalho da equipe do professor Marcos Sunye, responsável pelo desenvolvimento do software livre, é o melhor do segmento e trouxe muita experiência para a universidade nessa área”, afirmou o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior. Para o professor Sunye, a idéia é dar autonomia à Câmara, além de incentivar a produção local. “Com a utilização do software livre, não há a necessidade de usar o dinheiro para aquisição de licenças de programas desenvolvidos por empresas de fora do País, portanto há a possibilidade de investir mais em projetos locais”, defendeu.
O presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), reafirmou a importância de parcerias como esta e disse que a Casa de Leis está sempre à disposição dos professores e funcionários da Universidade Federal.
A Câmara já vem trabalhando em parceria com a UFPR, recebendo treinamento e repasse de tecnologia. Segundo o diretor de Informática da Casa, Carlos Niemeyer, as vantagens do software livre são a redução de custos, a possibilidade de alterar e adaptar os programas (já que são de plataforma aberta) e o melhor aproveitamento das máquinas. “Esse convênio é muito importante para a Câmara, porém a migração não acontece de uma hora para a outra. Já estamos desenvolvendo alguns sistemas e agora em outubro vamos começar o processo de migração do Sistema de Proposições Legislativas (SPL) para o software livre”, disse.
Estiveram presentes no evento de assinatura do convênio, além de Derosso e Moreira Júnior, o professor Marcos Sunye e sua equipe, o diretor Administrativo Financeiro da Casa, Relindo Schlegel; o diretor de Informática, Carlos Niemeyer, e sua equipe e do vereador Angelo Batista (PP).