Vereadores querem oficializar evento que fortalece a moda em Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 10/07/2025 12h30, última modificação 10/07/2025 13h40
O evento Boqueirão Fashion pode entrar para o calendário oficial de Curitiba. O projeto é de João da 5 Irmãos e Jasson Goulart.
Vereadores querem oficializar evento que fortalece a moda em Curitiba

Em 2024, Boqueirão Fashion teve público de 1.200 pessoas, 14 desfiles e 215 looks. (Foto: Arquivo/PMC)

Com o fortalecimento da cadeia produtiva da moda como foco, tramita na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei dos vereadores João da 5 Irmãos (MDB) e Jasson Goulart (Republicanos) que busca incluir o Boqueirão Fashion no calendário oficial da cidade. Segundo os autores, “o reconhecimento institucional dará mais visibilidade à comunidade e potencializará o consumo da moda e seus participantes”.

Realizado preferencialmente nos meses de junho, julho ou agosto, o Boqueirão Fashion é promovido anualmente com o apoio da Prefeitura de Curitiba e reúne estudantes, profissionais da área de moda, instituições de ensino e cultura, além da comunidade do bairro Boqueirão e demais regiões da cidade. O projeto não prevê custos nem institui obrigações para a administração municipal (005.00386.2025).

Reconhecimento oficial amplia alcance de eventos em Curitiba

De acordo com a redação da proposta, o reconhecimento como evento oficial de Curitiba ao Boqueirão Fashion poderá contribuir para garantir a continuidade do projeto, ampliar sua visibilidade e facilitar parcerias. O mecanismo proposto por João da 5 Irmãos e Jasson Goulart consiste em lei ordinária com dois artigos: o primeiro determina a inclusão do evento no calendário oficial; o segundo estabelece sua vigência imediata após publicação.

Na justificativa, os vereadores destacam que “o evento reúne diversas atividades e conta com a participação prioritária de estudantes de diversas áreas, profissionais da moda, instituições de ensino e cultura, além da comunidade em geral”. Os parlamentares ressaltam que o Boqueirão Fashion já é considerado “um dos grandes acontecimentos da cidade”.

A edição de 2024 do Boqueirão Fashion foi realizada entre os dias 10 e 14 de junho, na Rua da Cidadania do Boqueirão, e apresentou números expressivos. Segundo os autores do projeto, o evento teve público médio de 1.200 pessoas por dia, com a realização de 14 desfiles e exibição de 215 looks. Participaram ainda 152 designers, 65 modelos, 32 produtores de moda, 45 profissionais de beleza e 6 coordenadores de curso, com apoio de uma equipe de produção de 25 pessoas.

Para os parlamentares, o Boqueirão Fashion fortalece a economia criativa, estimula a produção local e oferece oportunidades formativas. “O público tem a oportunidade de experimentar residências artísticas, desfiles de moda, exposições e encontros da cadeia produtiva da moda curitibana, oferecendo uma experiência única para os amantes da moda”, registram João da 5 Irmãos e Jasson Goulart.

O projeto de lei já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue agora em análise na Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Antes de ser votado em plenário, a proposta pode receber emendas e ajustes técnicos, conforme os pareceres das comissões permanentes. Caso aprovado, será encaminhado para sanção ou veto do Executivo Municipal.

Clique na imagem abaixo para entender como funciona a tramitação de um projeto de lei na CMC: