Câmara de Vereadores recebe delegação da Coreia do Sul

por Assessoria Comunicação publicado 31/10/2019 12h00, última modificação 11/11/2021 07h41

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, nesta quinta-feira (31), a visita de uma delegação de vereadores e representantes da prefeitura de Anyang, cidade da região metropolitana de Seul, na Coreia do Sul. Os coreanos foram recebidos pelo primeiro vice-presidente da CMC, Tito Zeglin (PDT), que respondeu perguntas sobre políticas públicas e soluções governamentais desenvolvidas em Curitiba e que podem ser adotadas em Anyang.

Os principais temas de interesse dos visitantes foram transporte coletivo, mobilidade urbana, coleta, separação de lixo e o sistema de saúde da capital. A criação do sistema expresso, com canaletas exclusivas de ônibus, o sistema trinário e as demais faixas exclusivas para o transporte coletivo foram destacadas por Zeglin como inovações “copiadas em muitas cidades do mundo”.

Outros programas executados na capital e que despertaram o interesse da delegação foram a separação dos resíduos e o programa Câmbio Verde, que faz a troca de materiais recicláveis por alimentos. O vereador contou sobre o desafio lançado pelo Município, em setembro, para que sejam plantadas 100 mil árvores em um ano; a nova Lei de Zoneamento, sancionada neste mês pelo prefeito Rafael Greca, e que vai organizar a ocupação do território da cidade nos próximos 10 anos; e a gestão orçamentária participativa em Curitiba.

Após uma troca de presentes entre as cidades, a delegação, formada por 10 vereadores, um representante da prefeitura (da área de conservação do meio ambiente) e um da Fundação de Arte e Cultura, aproveitou para conhecer o plenário do Palácio Rio Branco, sede do Poder Legislativo e onde são realizadas as sessões plenárias. Eles ainda devem conhecer o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc) e a Urbanização de Curitiba (Urbs).

Com aproximadamente 600 mil habitantes, Anyang é uma cidade relativamente nova, com 46 anos de existência. Fica localizada na província de Gyeonggi, a sudeste de Seul, na região metropolitana da capital.